A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Flávia Carvalho de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402
Resumo: A pesquisa intitulada A educação especial e a aprendizagem de alunos com Síndrome de Dow trata da importância da aprendizagem do aluno com Síndrome de Down e seu processo de alfabetização. O tema faz-se relevante por ser algo considerado inacessível para algumas famílias nos dias atuais, porém, muito importante tanto para o discente e também para os professores. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo é compreender de que forma acontece o processo de alfabetização da criança com Síndrome de Down. Apesar de haver um comprometimento intelectual, não impedirá que essa criança se desenvolva como qualquer outra, ela só precisará de um estímulo maior, interações com uma melhor qualidade, atenção e muito amor. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como CARVALHO (2004), OLIVEIRA (2009), TRANCOSO (2003). Esta pesquisa tem a finalidade de evidenciar o quão significativo é o processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança com Síndrome de Down, o ambiente escolar quando é inclusivo trás grandes vantagens a todas as crianças e não somente as crianças com Síndrome de Down, pois todas as crianças tem direito a igualdade e merecem respeito e uma boa educação. O papel do professor é possibilitar condições que vão facilitar seu desenvolvimento como ser humano integrado à sociedade
id Krot_fe55f0c42e7d7f3d2cf72cb23a321fe2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43402
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de downAlfabetizaçãoEducaçãoSíndrome de downEspecialAprendizagemA pesquisa intitulada A educação especial e a aprendizagem de alunos com Síndrome de Dow trata da importância da aprendizagem do aluno com Síndrome de Down e seu processo de alfabetização. O tema faz-se relevante por ser algo considerado inacessível para algumas famílias nos dias atuais, porém, muito importante tanto para o discente e também para os professores. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo é compreender de que forma acontece o processo de alfabetização da criança com Síndrome de Down. Apesar de haver um comprometimento intelectual, não impedirá que essa criança se desenvolva como qualquer outra, ela só precisará de um estímulo maior, interações com uma melhor qualidade, atenção e muito amor. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como CARVALHO (2004), OLIVEIRA (2009), TRANCOSO (2003). Esta pesquisa tem a finalidade de evidenciar o quão significativo é o processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança com Síndrome de Down, o ambiente escolar quando é inclusivo trás grandes vantagens a todas as crianças e não somente as crianças com Síndrome de Down, pois todas as crianças tem direito a igualdade e merecem respeito e uma boa educação. O papel do professor é possibilitar condições que vão facilitar seu desenvolvimento como ser humano integrado à sociedade2022-07-01T15:17:19Z2022-07-01T15:17:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402SOUZA, Flávia Carvalho deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T15:17:19Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43402Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-01T15:17:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-01T15:17:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
title A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
spellingShingle A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
SOUZA, Flávia Carvalho de
Alfabetização
Educação
Síndrome de down
Especial
Aprendizagem
title_short A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
title_full A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
title_fullStr A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
title_full_unstemmed A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
title_sort A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
author SOUZA, Flávia Carvalho de
author_facet SOUZA, Flávia Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Flávia Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação
Síndrome de down
Especial
Aprendizagem
topic Alfabetização
Educação
Síndrome de down
Especial
Aprendizagem
description A pesquisa intitulada A educação especial e a aprendizagem de alunos com Síndrome de Dow trata da importância da aprendizagem do aluno com Síndrome de Down e seu processo de alfabetização. O tema faz-se relevante por ser algo considerado inacessível para algumas famílias nos dias atuais, porém, muito importante tanto para o discente e também para os professores. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo é compreender de que forma acontece o processo de alfabetização da criança com Síndrome de Down. Apesar de haver um comprometimento intelectual, não impedirá que essa criança se desenvolva como qualquer outra, ela só precisará de um estímulo maior, interações com uma melhor qualidade, atenção e muito amor. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como CARVALHO (2004), OLIVEIRA (2009), TRANCOSO (2003). Esta pesquisa tem a finalidade de evidenciar o quão significativo é o processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança com Síndrome de Down, o ambiente escolar quando é inclusivo trás grandes vantagens a todas as crianças e não somente as crianças com Síndrome de Down, pois todas as crianças tem direito a igualdade e merecem respeito e uma boa educação. O papel do professor é possibilitar condições que vão facilitar seu desenvolvimento como ser humano integrado à sociedade
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-01T15:17:19Z
2022-07-01T15:17:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672955880734720