A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402 |
Resumo: | A pesquisa intitulada A educação especial e a aprendizagem de alunos com Síndrome de Dow trata da importância da aprendizagem do aluno com Síndrome de Down e seu processo de alfabetização. O tema faz-se relevante por ser algo considerado inacessível para algumas famílias nos dias atuais, porém, muito importante tanto para o discente e também para os professores. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo é compreender de que forma acontece o processo de alfabetização da criança com Síndrome de Down. Apesar de haver um comprometimento intelectual, não impedirá que essa criança se desenvolva como qualquer outra, ela só precisará de um estímulo maior, interações com uma melhor qualidade, atenção e muito amor. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como CARVALHO (2004), OLIVEIRA (2009), TRANCOSO (2003). Esta pesquisa tem a finalidade de evidenciar o quão significativo é o processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança com Síndrome de Down, o ambiente escolar quando é inclusivo trás grandes vantagens a todas as crianças e não somente as crianças com Síndrome de Down, pois todas as crianças tem direito a igualdade e merecem respeito e uma boa educação. O papel do professor é possibilitar condições que vão facilitar seu desenvolvimento como ser humano integrado à sociedade |
id |
Krot_fe55f0c42e7d7f3d2cf72cb23a321fe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43402 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de downAlfabetizaçãoEducaçãoSíndrome de downEspecialAprendizagemA pesquisa intitulada A educação especial e a aprendizagem de alunos com Síndrome de Dow trata da importância da aprendizagem do aluno com Síndrome de Down e seu processo de alfabetização. O tema faz-se relevante por ser algo considerado inacessível para algumas famílias nos dias atuais, porém, muito importante tanto para o discente e também para os professores. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo é compreender de que forma acontece o processo de alfabetização da criança com Síndrome de Down. Apesar de haver um comprometimento intelectual, não impedirá que essa criança se desenvolva como qualquer outra, ela só precisará de um estímulo maior, interações com uma melhor qualidade, atenção e muito amor. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como CARVALHO (2004), OLIVEIRA (2009), TRANCOSO (2003). Esta pesquisa tem a finalidade de evidenciar o quão significativo é o processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança com Síndrome de Down, o ambiente escolar quando é inclusivo trás grandes vantagens a todas as crianças e não somente as crianças com Síndrome de Down, pois todas as crianças tem direito a igualdade e merecem respeito e uma boa educação. O papel do professor é possibilitar condições que vão facilitar seu desenvolvimento como ser humano integrado à sociedade2022-07-01T15:17:19Z2022-07-01T15:17:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402SOUZA, Flávia Carvalho deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T15:17:19Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43402Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-01T15:17:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-01T15:17:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down |
title |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down |
spellingShingle |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down SOUZA, Flávia Carvalho de Alfabetização Educação Síndrome de down Especial Aprendizagem |
title_short |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down |
title_full |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down |
title_fullStr |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down |
title_full_unstemmed |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down |
title_sort |
A educação especial e a aprendizagem de alunos com sindrome de down |
author |
SOUZA, Flávia Carvalho de |
author_facet |
SOUZA, Flávia Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Flávia Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Educação Síndrome de down Especial Aprendizagem |
topic |
Alfabetização Educação Síndrome de down Especial Aprendizagem |
description |
A pesquisa intitulada A educação especial e a aprendizagem de alunos com Síndrome de Dow trata da importância da aprendizagem do aluno com Síndrome de Down e seu processo de alfabetização. O tema faz-se relevante por ser algo considerado inacessível para algumas famílias nos dias atuais, porém, muito importante tanto para o discente e também para os professores. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo é compreender de que forma acontece o processo de alfabetização da criança com Síndrome de Down. Apesar de haver um comprometimento intelectual, não impedirá que essa criança se desenvolva como qualquer outra, ela só precisará de um estímulo maior, interações com uma melhor qualidade, atenção e muito amor. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como CARVALHO (2004), OLIVEIRA (2009), TRANCOSO (2003). Esta pesquisa tem a finalidade de evidenciar o quão significativo é o processo de ensino aprendizagem na alfabetização da criança com Síndrome de Down, o ambiente escolar quando é inclusivo trás grandes vantagens a todas as crianças e não somente as crianças com Síndrome de Down, pois todas as crianças tem direito a igualdade e merecem respeito e uma boa educação. O papel do professor é possibilitar condições que vão facilitar seu desenvolvimento como ser humano integrado à sociedade |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-07-01T15:17:19Z 2022-07-01T15:17:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672955880734720 |