Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kandratavicius,Ludmyla
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Hallak,Jaime Eduardo Cecílio, Leite,João Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000400004
Resumo: INTRODUÇÃO: A epilepsia traz consigo um risco aumentado de desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos. Pacientes com epilepsia parcial têm um risco maior do que aqueles com epilepsia generalizada idiopática. Além disso, a condição crônica das crises parece ser um fator importante no risco aumentado. Os sintomas resultam de mecanismos psicopatológicos muito diversos entre os pacientes. As classificações são baseadas na sintomatologia psiquiátrica, na presença ou ausência de distúrbios da consciência, em anormalidades do EEG e na relação temporal entre os sintomas e as crises. RESULTADOS: Comorbidades psiquiátricas em epilepsia são muito freqüentes, especialmente aquelas que têm o lobo temporal como área epileptogênica principal. As desordens com maior prevalência são os distúrbios de humor como depressão maior, ansiedade e psicose. CONCLUSÃO: A epilepsia do lobo temporal per se, não pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psiquiátricos, ou mais severos, dentre os pacientes com epilepsia parcial. Fatores concomitantes como duração da epilepsia e freqüência de crises podem ter um papel adicional importante. O reconhecimento mais acurado das comorbidades psiquiátricas poderá ajudar no desenvolvimento e implementação de programas apropriados de diagnóstico e tratamento, assim como melhorar o devir e a qualidade de vida dos pacientes com epilepsia.
id LBE-1_2f08407c581768ad12d64c03a829d046
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-26492007000400004
network_acronym_str LBE-1
network_name_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository_id_str
spelling Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporalepilepsia do lobo temporalcomorbidades psiquiátricaspsicosedepressãoINTRODUÇÃO: A epilepsia traz consigo um risco aumentado de desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos. Pacientes com epilepsia parcial têm um risco maior do que aqueles com epilepsia generalizada idiopática. Além disso, a condição crônica das crises parece ser um fator importante no risco aumentado. Os sintomas resultam de mecanismos psicopatológicos muito diversos entre os pacientes. As classificações são baseadas na sintomatologia psiquiátrica, na presença ou ausência de distúrbios da consciência, em anormalidades do EEG e na relação temporal entre os sintomas e as crises. RESULTADOS: Comorbidades psiquiátricas em epilepsia são muito freqüentes, especialmente aquelas que têm o lobo temporal como área epileptogênica principal. As desordens com maior prevalência são os distúrbios de humor como depressão maior, ansiedade e psicose. CONCLUSÃO: A epilepsia do lobo temporal per se, não pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psiquiátricos, ou mais severos, dentre os pacientes com epilepsia parcial. Fatores concomitantes como duração da epilepsia e freqüência de crises podem ter um papel adicional importante. O reconhecimento mais acurado das comorbidades psiquiátricas poderá ajudar no desenvolvimento e implementação de programas apropriados de diagnóstico e tratamento, assim como melhorar o devir e a qualidade de vida dos pacientes com epilepsia.Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000400004Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.13 n.4 2007reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)instacron:LBE10.1590/S1676-26492007000400004info:eu-repo/semantics/openAccessKandratavicius,LudmylaHallak,Jaime Eduardo CecílioLeite,João Pereirapor2008-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S1676-26492007000400004Revistahttp://epilepsia.org.br/publicacoes/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jecnpoa@terra.com.br1980-53651676-2649opendoar:2008-02-28T00:00Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
title Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
spellingShingle Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
Kandratavicius,Ludmyla
epilepsia do lobo temporal
comorbidades psiquiátricas
psicose
depressão
title_short Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
title_full Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
title_fullStr Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
title_full_unstemmed Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
title_sort Psicose e depressão na epilepsia do lobo temporal
author Kandratavicius,Ludmyla
author_facet Kandratavicius,Ludmyla
Hallak,Jaime Eduardo Cecílio
Leite,João Pereira
author_role author
author2 Hallak,Jaime Eduardo Cecílio
Leite,João Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kandratavicius,Ludmyla
Hallak,Jaime Eduardo Cecílio
Leite,João Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv epilepsia do lobo temporal
comorbidades psiquiátricas
psicose
depressão
topic epilepsia do lobo temporal
comorbidades psiquiátricas
psicose
depressão
description INTRODUÇÃO: A epilepsia traz consigo um risco aumentado de desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos. Pacientes com epilepsia parcial têm um risco maior do que aqueles com epilepsia generalizada idiopática. Além disso, a condição crônica das crises parece ser um fator importante no risco aumentado. Os sintomas resultam de mecanismos psicopatológicos muito diversos entre os pacientes. As classificações são baseadas na sintomatologia psiquiátrica, na presença ou ausência de distúrbios da consciência, em anormalidades do EEG e na relação temporal entre os sintomas e as crises. RESULTADOS: Comorbidades psiquiátricas em epilepsia são muito freqüentes, especialmente aquelas que têm o lobo temporal como área epileptogênica principal. As desordens com maior prevalência são os distúrbios de humor como depressão maior, ansiedade e psicose. CONCLUSÃO: A epilepsia do lobo temporal per se, não pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psiquiátricos, ou mais severos, dentre os pacientes com epilepsia parcial. Fatores concomitantes como duração da epilepsia e freqüência de crises podem ter um papel adicional importante. O reconhecimento mais acurado das comorbidades psiquiátricas poderá ajudar no desenvolvimento e implementação de programas apropriados de diagnóstico e tratamento, assim como melhorar o devir e a qualidade de vida dos pacientes com epilepsia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492007000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-26492007000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
publisher.none.fl_str_mv Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology v.13 n.4 2007
reponame:Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
instname:Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron:LBE
instname_str Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
instacron_str LBE
institution LBE
reponame_str Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
collection Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
repository.name.fl_str_mv Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online) - Liga Brasileira de Epilepsia (LBE)
repository.mail.fl_str_mv ||jecnpoa@terra.com.br
_version_ 1754734659163389952