Pesquisa em epilepsia: da graduação à pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,João Pereira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Garcia-Cairasco,Norberto, Mello,Luiz Eugênio, Cavalheiro,Esper Abrão, Costa,Jaderson Costa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of epilepsy and clinical neurophysiology (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492005000500003
Resumo: INTRODUÇÃO: A estruturação do ensino médico nas escolas médicas brasileiras ao longo do século XX sofreu grande influência das idéias de Abrahan Flexner, educador americano que julgava ser o ensino indissociável da pesquisa. Para tanto, o ensino deveria ser desenvolvido em escolas com adequada infra-estrutura de hospitais e laboratórios para o estudo das doenças. Este trabalho tem por objetivo apresentar o cenário atual da pesquisa em epilepsia no âmbito do ensino de graduação e pós-graduação das escolas médicas brasileiras. MATERIAL E MÉTODOS: Busca a análise de informações obtidas em bancos de dados governamentais (MEC e CAPES), de declarações de diretorias de instituições representativas dos órgãos médicos (AMB e CFM) além de informações obtidas no Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O número crescente de escolas médicas nos últimos anos, associado a um ainda questionável sistema de avaliação, tem contribuído para que muitas escolas se estabeleçam sem o perfil adequado para a pesquisa em neurologia. Assim, a pesquisa em epilepsia brasileira, no âmbito da graduação, esta praticamente restrita a instituições vinculadas às principais Universidades Federais, Estaduais (principalmente as Estaduais Paulistas), e algumas do sistemas das PUCs. Nestas instituições observa-se a presença de Professores/Pesquisadores que ministram aulas nos cursos de medicina, mas que também atuam em Programas de Pós-Graduação. Em contraste com a graduação, a plena autonomia conferida ao sistema de avaliação da CAPES para o descredenciamento de programas com avaliação insuficiente, tem permitido uma melhora significativa na qualidade dos Programas de Pós-Graduação.
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