Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carla
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Ivone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/662
Resumo: O presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que foi realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassineti (Porto). Essa pesquisa tem como objetivo perceber de que modo as crianças desenvolvem as suas capacidades, através das brincadeiras no espaço ao ar livre, bem como compreender de que forma os educadores privilegiam situações e experiências com a natureza, permitindo a exploração livre e conduzida, para promover o desenvolvimento das crianças em vários níveis. O presente estudo é sobre o brincar ao ar livre no jardim de infância, caracterizando-se como uma investigação-ação. Dessa forma, as entrevistas com os educadores de infância, a discussão focada nas crianças, e os registos de observação foram coletados de modo a dar resposta ao estudo. Os dados evidenciam que os profissionais da educação promovem momentos de brincadeira ao ar livre, como um meio essencial de aprendizagem. Da mesma forma, as crianças avaliam brincar ao ar livre como momentos de satisfação, liberdade e partilha.
id Liberato_0832596c63812e766bb00ac5e337ffbb
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/662
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de CasoO presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que foi realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassineti (Porto). Essa pesquisa tem como objetivo perceber de que modo as crianças desenvolvem as suas capacidades, através das brincadeiras no espaço ao ar livre, bem como compreender de que forma os educadores privilegiam situações e experiências com a natureza, permitindo a exploração livre e conduzida, para promover o desenvolvimento das crianças em vários níveis. O presente estudo é sobre o brincar ao ar livre no jardim de infância, caracterizando-se como uma investigação-ação. Dessa forma, as entrevistas com os educadores de infância, a discussão focada nas crianças, e os registos de observação foram coletados de modo a dar resposta ao estudo. Os dados evidenciam que os profissionais da educação promovem momentos de brincadeira ao ar livre, como um meio essencial de aprendizagem. Da mesma forma, as crianças avaliam brincar ao ar livre como momentos de satisfação, liberdade e partilha.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/662Revista Liberato; v. 21 n. 36 (2020): Revista Liberato; 121-1302178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/662/pdfCopyright (c) 2020 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, CarlaNeves, Ivone2020-12-15T14:06:45Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/662Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2020-12-15T14:06:45Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
title Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
spellingShingle Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
Martins, Carla
title_short Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
title_full Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
title_fullStr Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
title_full_unstemmed Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
title_sort Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal: um Estudo de Caso
author Martins, Carla
author_facet Martins, Carla
Neves, Ivone
author_role author
author2 Neves, Ivone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carla
Neves, Ivone
description O presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que foi realizado na Escola Superior de Educação Paula Frassineti (Porto). Essa pesquisa tem como objetivo perceber de que modo as crianças desenvolvem as suas capacidades, através das brincadeiras no espaço ao ar livre, bem como compreender de que forma os educadores privilegiam situações e experiências com a natureza, permitindo a exploração livre e conduzida, para promover o desenvolvimento das crianças em vários níveis. O presente estudo é sobre o brincar ao ar livre no jardim de infância, caracterizando-se como uma investigação-ação. Dessa forma, as entrevistas com os educadores de infância, a discussão focada nas crianças, e os registos de observação foram coletados de modo a dar resposta ao estudo. Os dados evidenciam que os profissionais da educação promovem momentos de brincadeira ao ar livre, como um meio essencial de aprendizagem. Da mesma forma, as crianças avaliam brincar ao ar livre como momentos de satisfação, liberdade e partilha.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/662
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/662/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 21 n. 36 (2020): Revista Liberato; 121-130
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969584762880