APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71 |
Resumo: | As modificações ocorridas nos cursos técnicos, desde sua origem, têm sido muitas e variadas. O que surgiu como possibilidade de inserção social a desfavorecidos, hoje, é buscado como um saber que se constrói por meio de formação teórica e prática, capaz de compreender e alavancar o desenvolvimento tecnológico. A compreensão da complexidade da vida possibilitou o desenvolvimento científico de todas as áreas do conhecimento e, ainda, relacionou-as numa postura holística em que não há saberes desnecessários ou descartáveis, mas todos operam integradamente acentuando o caráter de insuficiência e provisoriedade das construções humanas. Nesse sentido, ampliaram-se também os saberes dos professores, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico suscita relações mais amplas do conhecimento e de suas implicações no contexto social estabelecido, requerendo, portanto, um sistema educacional adequado e uma postura docente diferenciada em que a interação professor, aluno e conhecimento ocorra num espaçotempo que seja efetivamente de aprendizagem. Tais reflexões são oportunizadas pelos artigos dessa edição da Revista Liberato que, sem combinação prévia, apresentam diferentes áreas e abordagens do conhecimento que se inter-relacionam, demonstrando a preocupação epistemológica dos professores com o seu fazer profissional. Em outras palavras, observa-se, pelos textos, que o "domínio do conhecimento" dos professores, em suas respectivas áreas de atuação, não ocorre como atitude isolada no contexto de aprendizagem, mas busca, neste contexto, o sentido de sua própria existência, traduzido, nos textos, com maior ou menor ênfase, na preocupação com a transposição didática como forma de chegar ao objetivo maior que é a construção do conhecimento... |
id |
Liberato_1f61596b4040a00ededc8d587d3e1528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/71 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃOAs modificações ocorridas nos cursos técnicos, desde sua origem, têm sido muitas e variadas. O que surgiu como possibilidade de inserção social a desfavorecidos, hoje, é buscado como um saber que se constrói por meio de formação teórica e prática, capaz de compreender e alavancar o desenvolvimento tecnológico. A compreensão da complexidade da vida possibilitou o desenvolvimento científico de todas as áreas do conhecimento e, ainda, relacionou-as numa postura holística em que não há saberes desnecessários ou descartáveis, mas todos operam integradamente acentuando o caráter de insuficiência e provisoriedade das construções humanas. Nesse sentido, ampliaram-se também os saberes dos professores, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico suscita relações mais amplas do conhecimento e de suas implicações no contexto social estabelecido, requerendo, portanto, um sistema educacional adequado e uma postura docente diferenciada em que a interação professor, aluno e conhecimento ocorra num espaçotempo que seja efetivamente de aprendizagem. Tais reflexões são oportunizadas pelos artigos dessa edição da Revista Liberato que, sem combinação prévia, apresentam diferentes áreas e abordagens do conhecimento que se inter-relacionam, demonstrando a preocupação epistemológica dos professores com o seu fazer profissional. Em outras palavras, observa-se, pelos textos, que o "domínio do conhecimento" dos professores, em suas respectivas áreas de atuação, não ocorre como atitude isolada no contexto de aprendizagem, mas busca, neste contexto, o sentido de sua própria existência, traduzido, nos textos, com maior ou menor ênfase, na preocupação com a transposição didática como forma de chegar ao objetivo maior que é a construção do conhecimento...Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71Revista Liberato; v. 7 n. 7 (2006): Revista Liberato2178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71/63Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUngaretti, Regina Leitão2023-01-12T18:36:22Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/71Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:22Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO Ungaretti, Regina Leitão |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
Ungaretti, Regina Leitão |
author_facet |
Ungaretti, Regina Leitão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ungaretti, Regina Leitão |
description |
As modificações ocorridas nos cursos técnicos, desde sua origem, têm sido muitas e variadas. O que surgiu como possibilidade de inserção social a desfavorecidos, hoje, é buscado como um saber que se constrói por meio de formação teórica e prática, capaz de compreender e alavancar o desenvolvimento tecnológico. A compreensão da complexidade da vida possibilitou o desenvolvimento científico de todas as áreas do conhecimento e, ainda, relacionou-as numa postura holística em que não há saberes desnecessários ou descartáveis, mas todos operam integradamente acentuando o caráter de insuficiência e provisoriedade das construções humanas. Nesse sentido, ampliaram-se também os saberes dos professores, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico suscita relações mais amplas do conhecimento e de suas implicações no contexto social estabelecido, requerendo, portanto, um sistema educacional adequado e uma postura docente diferenciada em que a interação professor, aluno e conhecimento ocorra num espaçotempo que seja efetivamente de aprendizagem. Tais reflexões são oportunizadas pelos artigos dessa edição da Revista Liberato que, sem combinação prévia, apresentam diferentes áreas e abordagens do conhecimento que se inter-relacionam, demonstrando a preocupação epistemológica dos professores com o seu fazer profissional. Em outras palavras, observa-se, pelos textos, que o "domínio do conhecimento" dos professores, em suas respectivas áreas de atuação, não ocorre como atitude isolada no contexto de aprendizagem, mas busca, neste contexto, o sentido de sua própria existência, traduzido, nos textos, com maior ou menor ênfase, na preocupação com a transposição didática como forma de chegar ao objetivo maior que é a construção do conhecimento... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 7 n. 7 (2006): Revista Liberato 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066968435523585 |