APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ungaretti, Regina Leitão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71
Resumo: As modificações ocorridas nos cursos técnicos, desde sua origem, têm sido muitas e variadas. O que surgiu como possibilidade de inserção social a desfavorecidos, hoje, é buscado como um saber que se constrói por meio de formação teórica e prática, capaz de compreender e alavancar o desenvolvimento tecnológico. A compreensão da complexidade da vida possibilitou o desenvolvimento científico de todas as áreas do conhecimento e, ainda, relacionou-as numa postura holística em que não há saberes desnecessários ou descartáveis, mas todos operam integradamente acentuando o caráter de insuficiência e provisoriedade das construções humanas. Nesse sentido, ampliaram-se também os saberes dos professores, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico suscita relações mais amplas do conhecimento e de suas implicações no contexto social estabelecido, requerendo, portanto, um sistema educacional adequado e uma postura docente diferenciada em que a interação professor, aluno e conhecimento ocorra num espaçotempo que seja efetivamente de aprendizagem. Tais reflexões são oportunizadas pelos artigos dessa edição da Revista Liberato que, sem combinação prévia, apresentam diferentes áreas e abordagens do conhecimento que se inter-relacionam, demonstrando a preocupação epistemológica dos professores com o seu fazer profissional. Em outras palavras, observa-se, pelos textos, que o "domínio do conhecimento" dos professores, em suas respectivas áreas de atuação, não ocorre como atitude isolada no contexto de aprendizagem, mas busca, neste contexto, o sentido de sua própria existência, traduzido, nos textos, com maior ou menor ênfase, na preocupação com a transposição didática como forma de chegar ao objetivo maior que é a construção do conhecimento...
id Liberato_1f61596b4040a00ededc8d587d3e1528
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/71
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃOAs modificações ocorridas nos cursos técnicos, desde sua origem, têm sido muitas e variadas. O que surgiu como possibilidade de inserção social a desfavorecidos, hoje, é buscado como um saber que se constrói por meio de formação teórica e prática, capaz de compreender e alavancar o desenvolvimento tecnológico. A compreensão da complexidade da vida possibilitou o desenvolvimento científico de todas as áreas do conhecimento e, ainda, relacionou-as numa postura holística em que não há saberes desnecessários ou descartáveis, mas todos operam integradamente acentuando o caráter de insuficiência e provisoriedade das construções humanas. Nesse sentido, ampliaram-se também os saberes dos professores, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico suscita relações mais amplas do conhecimento e de suas implicações no contexto social estabelecido, requerendo, portanto, um sistema educacional adequado e uma postura docente diferenciada em que a interação professor, aluno e conhecimento ocorra num espaçotempo que seja efetivamente de aprendizagem. Tais reflexões são oportunizadas pelos artigos dessa edição da Revista Liberato que, sem combinação prévia, apresentam diferentes áreas e abordagens do conhecimento que se inter-relacionam, demonstrando a preocupação epistemológica dos professores com o seu fazer profissional. Em outras palavras, observa-se, pelos textos, que o "domínio do conhecimento" dos professores, em suas respectivas áreas de atuação, não ocorre como atitude isolada no contexto de aprendizagem, mas busca, neste contexto, o sentido de sua própria existência, traduzido, nos textos, com maior ou menor ênfase, na preocupação com a transposição didática como forma de chegar ao objetivo maior que é a construção do conhecimento...Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71Revista Liberato; v. 7 n. 7 (2006): Revista Liberato2178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71/63Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUngaretti, Regina Leitão2023-01-12T18:36:22Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/71Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:22Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO
title APRESENTAÇÃO
spellingShingle APRESENTAÇÃO
Ungaretti, Regina Leitão
title_short APRESENTAÇÃO
title_full APRESENTAÇÃO
title_fullStr APRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO
title_sort APRESENTAÇÃO
author Ungaretti, Regina Leitão
author_facet Ungaretti, Regina Leitão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ungaretti, Regina Leitão
description As modificações ocorridas nos cursos técnicos, desde sua origem, têm sido muitas e variadas. O que surgiu como possibilidade de inserção social a desfavorecidos, hoje, é buscado como um saber que se constrói por meio de formação teórica e prática, capaz de compreender e alavancar o desenvolvimento tecnológico. A compreensão da complexidade da vida possibilitou o desenvolvimento científico de todas as áreas do conhecimento e, ainda, relacionou-as numa postura holística em que não há saberes desnecessários ou descartáveis, mas todos operam integradamente acentuando o caráter de insuficiência e provisoriedade das construções humanas. Nesse sentido, ampliaram-se também os saberes dos professores, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico suscita relações mais amplas do conhecimento e de suas implicações no contexto social estabelecido, requerendo, portanto, um sistema educacional adequado e uma postura docente diferenciada em que a interação professor, aluno e conhecimento ocorra num espaçotempo que seja efetivamente de aprendizagem. Tais reflexões são oportunizadas pelos artigos dessa edição da Revista Liberato que, sem combinação prévia, apresentam diferentes áreas e abordagens do conhecimento que se inter-relacionam, demonstrando a preocupação epistemológica dos professores com o seu fazer profissional. Em outras palavras, observa-se, pelos textos, que o "domínio do conhecimento" dos professores, em suas respectivas áreas de atuação, não ocorre como atitude isolada no contexto de aprendizagem, mas busca, neste contexto, o sentido de sua própria existência, traduzido, nos textos, com maior ou menor ênfase, na preocupação com a transposição didática como forma de chegar ao objetivo maior que é a construção do conhecimento...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/71/63
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 7 n. 7 (2006): Revista Liberato
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066968435523585