Análise das 7 perdas de Shingo em ambientes de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Führ, Luciane Taís
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Basso, Fabiano, Arenhardt, Sandro Luís, de Freitas, Tiele Bandeira, Soares, Alessandro, Martins, Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/228
Resumo: Escolas técnicas possuem sistemas dinâmicos que proporcionam o contato máximo do aluno com a tecnologia. Atividades que não são ligadas a essa interação e tempo ocioso de alunos significam perdas nos processos de ensino-aprendizagem. O Sistema Toyota de Produção (STP), por sua vez, é uma filosofia de engenharia de produção que preconiza a minimização de perdas. O objetivo deste trabalho é avaliar e minimizar as perdas em um processo de ensino-aprendizado numa escola técnica, utilizando os conceitos das 7 perdas de Shingo, dentro do STP. Através da realização de diagnóstico para o levantamento e mensuração das perdas, ações foram propostas no sentido de minimizá–las. Quatro perdas foram identificadas. Com ações simples de alteração de layout, melhorias significativas foram obtidas nas perdas relativas à espera, movimentação e transporte.
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