Análise das 7 perdas de Shingo em ambientes de aprendizagem
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/228 |
Resumo: | Escolas técnicas possuem sistemas dinâmicos que proporcionam o contato máximo do aluno com a tecnologia. Atividades que não são ligadas a essa interação e tempo ocioso de alunos significam perdas nos processos de ensino-aprendizagem. O Sistema Toyota de Produção (STP), por sua vez, é uma filosofia de engenharia de produção que preconiza a minimização de perdas. O objetivo deste trabalho é avaliar e minimizar as perdas em um processo de ensino-aprendizado numa escola técnica, utilizando os conceitos das 7 perdas de Shingo, dentro do STP. Através da realização de diagnóstico para o levantamento e mensuração das perdas, ações foram propostas no sentido de minimizá–las. Quatro perdas foram identificadas. Com ações simples de alteração de layout, melhorias significativas foram obtidas nas perdas relativas à espera, movimentação e transporte. |
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Análise das 7 perdas de Shingo em ambientes de aprendizagemEscolas técnicas possuem sistemas dinâmicos que proporcionam o contato máximo do aluno com a tecnologia. Atividades que não são ligadas a essa interação e tempo ocioso de alunos significam perdas nos processos de ensino-aprendizagem. O Sistema Toyota de Produção (STP), por sua vez, é uma filosofia de engenharia de produção que preconiza a minimização de perdas. O objetivo deste trabalho é avaliar e minimizar as perdas em um processo de ensino-aprendizado numa escola técnica, utilizando os conceitos das 7 perdas de Shingo, dentro do STP. Através da realização de diagnóstico para o levantamento e mensuração das perdas, ações foram propostas no sentido de minimizá–las. Quatro perdas foram identificadas. Com ações simples de alteração de layout, melhorias significativas foram obtidas nas perdas relativas à espera, movimentação e transporte.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/228Revista Liberato; v. 14 n. 22 (2013): Revista Liberato; 199-2122178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/228/199Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFühr, Luciane TaísBasso, FabianoArenhardt, Sandro Luísde Freitas, Tiele BandeiraSoares, AlessandroMartins, Vinícius2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/228Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
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