Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva desvelar quais saberes, presentes na prática pedagógica, podem favorecer o pleno desenvolvimento do educando. O trabalho faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, na educação básica dos anos iniciais, e a relação entre os saberes docentes e discentes na promoção do pleno desenvolvimento do estudante. O trabalho está ancorado, além das diretrizes legais propostas para a educação, na concepção de Síveres, Morin, Freire, entre outros autores. Como recurso metodológico, utiliza-se a análise de discursos, por meio de entrevistas semiestruturadas, que permite considerar o funcionamento do discurso na produção de sentidos, explicitando os saberes e evidenciando as práticas docentes. O estudo apresenta uma análise dos saberes que, do ponto de vista das educadoras, são relevantes para se construir e qualificar o educando em sua plenitude, contemplando os pilares da educação propostos pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. |
id |
Liberato_6bdc62d6cbe4cb0506382757f5bbb5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/210 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educandoEsta pesquisa objetiva desvelar quais saberes, presentes na prática pedagógica, podem favorecer o pleno desenvolvimento do educando. O trabalho faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, na educação básica dos anos iniciais, e a relação entre os saberes docentes e discentes na promoção do pleno desenvolvimento do estudante. O trabalho está ancorado, além das diretrizes legais propostas para a educação, na concepção de Síveres, Morin, Freire, entre outros autores. Como recurso metodológico, utiliza-se a análise de discursos, por meio de entrevistas semiestruturadas, que permite considerar o funcionamento do discurso na produção de sentidos, explicitando os saberes e evidenciando as práticas docentes. O estudo apresenta uma análise dos saberes que, do ponto de vista das educadoras, são relevantes para se construir e qualificar o educando em sua plenitude, contemplando os pilares da educação propostos pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 73-922178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210/pdfCopyright (c) 2018 Revista Liberatohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosa Jussara BonfimSíveres, Luiz2018-08-31T19:44:05Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/210Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-31T19:44:05Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando |
title |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando |
spellingShingle |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando Silva, Rosa Jussara Bonfim |
title_short |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando |
title_full |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando |
title_fullStr |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando |
title_full_unstemmed |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando |
title_sort |
Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando |
author |
Silva, Rosa Jussara Bonfim |
author_facet |
Silva, Rosa Jussara Bonfim Síveres, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Síveres, Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosa Jussara Bonfim Síveres, Luiz |
description |
Esta pesquisa objetiva desvelar quais saberes, presentes na prática pedagógica, podem favorecer o pleno desenvolvimento do educando. O trabalho faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, na educação básica dos anos iniciais, e a relação entre os saberes docentes e discentes na promoção do pleno desenvolvimento do estudante. O trabalho está ancorado, além das diretrizes legais propostas para a educação, na concepção de Síveres, Morin, Freire, entre outros autores. Como recurso metodológico, utiliza-se a análise de discursos, por meio de entrevistas semiestruturadas, que permite considerar o funcionamento do discurso na produção de sentidos, explicitando os saberes e evidenciando as práticas docentes. O estudo apresenta uma análise dos saberes que, do ponto de vista das educadoras, são relevantes para se construir e qualificar o educando em sua plenitude, contemplando os pilares da educação propostos pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 73-92 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066969174769664 |