Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosa Jussara Bonfim
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Síveres, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210
Resumo: Esta pesquisa objetiva desvelar quais saberes, presentes na prática pedagógica, podem favorecer o pleno desenvolvimento do educando. O trabalho faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, na educação básica dos anos iniciais, e a relação entre os saberes docentes e discentes na promoção do pleno desenvolvimento do estudante. O trabalho está ancorado, além das diretrizes legais propostas para a educação, na concepção de Síveres, Morin, Freire, entre outros autores. Como recurso metodológico, utiliza-se a análise de discursos, por meio de entrevistas semiestruturadas, que permite considerar o funcionamento do discurso na produção de sentidos, explicitando os saberes e evidenciando as práticas docentes. O estudo apresenta uma análise dos saberes que, do ponto de vista das educadoras, são relevantes para se construir e qualificar o educando em sua plenitude, contemplando os pilares da educação propostos pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
id Liberato_6bdc62d6cbe4cb0506382757f5bbb5ba
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/210
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educandoEsta pesquisa objetiva desvelar quais saberes, presentes na prática pedagógica, podem favorecer o pleno desenvolvimento do educando. O trabalho faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, na educação básica dos anos iniciais, e a relação entre os saberes docentes e discentes na promoção do pleno desenvolvimento do estudante. O trabalho está ancorado, além das diretrizes legais propostas para a educação, na concepção de Síveres, Morin, Freire, entre outros autores. Como recurso metodológico, utiliza-se a análise de discursos, por meio de entrevistas semiestruturadas, que permite considerar o funcionamento do discurso na produção de sentidos, explicitando os saberes e evidenciando as práticas docentes. O estudo apresenta uma análise dos saberes que, do ponto de vista das educadoras, são relevantes para se construir e qualificar o educando em sua plenitude, contemplando os pilares da educação propostos pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 73-922178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210/pdfCopyright (c) 2018 Revista Liberatohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosa Jussara BonfimSíveres, Luiz2018-08-31T19:44:05Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/210Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-31T19:44:05Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
title Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
spellingShingle Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
Silva, Rosa Jussara Bonfim
title_short Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
title_full Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
title_fullStr Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
title_full_unstemmed Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
title_sort Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando
author Silva, Rosa Jussara Bonfim
author_facet Silva, Rosa Jussara Bonfim
Síveres, Luiz
author_role author
author2 Síveres, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosa Jussara Bonfim
Síveres, Luiz
description Esta pesquisa objetiva desvelar quais saberes, presentes na prática pedagógica, podem favorecer o pleno desenvolvimento do educando. O trabalho faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, na educação básica dos anos iniciais, e a relação entre os saberes docentes e discentes na promoção do pleno desenvolvimento do estudante. O trabalho está ancorado, além das diretrizes legais propostas para a educação, na concepção de Síveres, Morin, Freire, entre outros autores. Como recurso metodológico, utiliza-se a análise de discursos, por meio de entrevistas semiestruturadas, que permite considerar o funcionamento do discurso na produção de sentidos, explicitando os saberes e evidenciando as práticas docentes. O estudo apresenta uma análise dos saberes que, do ponto de vista das educadoras, são relevantes para se construir e qualificar o educando em sua plenitude, contemplando os pilares da educação propostos pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/210/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 73-92
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969174769664