PROEJA: recortes de uma realidade educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158 |
Resumo: | O atual quadro da educação brasileira tem apresentado diversos enfoques que objetivam qualifi car a forma de construção dos saberes escolares e também oportunizar uma maior inserção das pessoas no mundo do trabalho. Considerando tais premissas, o Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem sido objeto de estudos que procuram analisar e estruturar ações na tentativa de dar conta dessa modalidade de ensino, que ainda se mostra em fase de consolidação. Tomando como referência este quadro, é intenção deste trabalho contribuir com refl exões, a partir de alguns recortes da realidade apresentada no Curso Técnico de Nível Médio em Processos Administrativos, na modalidade EJA, implantado no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Este artigo foi estruturado através de breves enfoques que registram a inserção da proposta de ensino na instituição, considerando a caracterização e perspectivas dos alunos, a evasão escolar, os desafi os pedagógicoinstitucionais e a percepção das competências desta modalidade de ensino. As considerações apresentadas apontam que a formação de jovens e adultos é um processo que ainda apresenta muitas indagações quanto a sua consolidação. É necessário analisar e refl etir sobre os fatores e características presentes nesse processo ensino e aprendizagem, com vista a uma educação integrada à formação profi ssional que permita ao sujeito compreender o mundo e nele atuar almejando a melhoria das próprias condições de vida e possibilitando a sua inserção social. |
id |
Liberato_76c318534fed892fd2befb299bf724bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/158 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROEJA: recortes de uma realidade educacionalO atual quadro da educação brasileira tem apresentado diversos enfoques que objetivam qualifi car a forma de construção dos saberes escolares e também oportunizar uma maior inserção das pessoas no mundo do trabalho. Considerando tais premissas, o Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem sido objeto de estudos que procuram analisar e estruturar ações na tentativa de dar conta dessa modalidade de ensino, que ainda se mostra em fase de consolidação. Tomando como referência este quadro, é intenção deste trabalho contribuir com refl exões, a partir de alguns recortes da realidade apresentada no Curso Técnico de Nível Médio em Processos Administrativos, na modalidade EJA, implantado no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Este artigo foi estruturado através de breves enfoques que registram a inserção da proposta de ensino na instituição, considerando a caracterização e perspectivas dos alunos, a evasão escolar, os desafi os pedagógicoinstitucionais e a percepção das competências desta modalidade de ensino. As considerações apresentadas apontam que a formação de jovens e adultos é um processo que ainda apresenta muitas indagações quanto a sua consolidação. É necessário analisar e refl etir sobre os fatores e características presentes nesse processo ensino e aprendizagem, com vista a uma educação integrada à formação profi ssional que permita ao sujeito compreender o mundo e nele atuar almejando a melhoria das próprias condições de vida e possibilitando a sua inserção social.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158Revista Liberato; v. 11 n. 16 (2010): Revista Liberato; 127-1342178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158/148Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Mack Leo2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/158Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional |
title |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional |
spellingShingle |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional Pedroso, Mack Leo |
title_short |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional |
title_full |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional |
title_fullStr |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional |
title_full_unstemmed |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional |
title_sort |
PROEJA: recortes de uma realidade educacional |
author |
Pedroso, Mack Leo |
author_facet |
Pedroso, Mack Leo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Mack Leo |
description |
O atual quadro da educação brasileira tem apresentado diversos enfoques que objetivam qualifi car a forma de construção dos saberes escolares e também oportunizar uma maior inserção das pessoas no mundo do trabalho. Considerando tais premissas, o Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem sido objeto de estudos que procuram analisar e estruturar ações na tentativa de dar conta dessa modalidade de ensino, que ainda se mostra em fase de consolidação. Tomando como referência este quadro, é intenção deste trabalho contribuir com refl exões, a partir de alguns recortes da realidade apresentada no Curso Técnico de Nível Médio em Processos Administrativos, na modalidade EJA, implantado no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Este artigo foi estruturado através de breves enfoques que registram a inserção da proposta de ensino na instituição, considerando a caracterização e perspectivas dos alunos, a evasão escolar, os desafi os pedagógicoinstitucionais e a percepção das competências desta modalidade de ensino. As considerações apresentadas apontam que a formação de jovens e adultos é um processo que ainda apresenta muitas indagações quanto a sua consolidação. É necessário analisar e refl etir sobre os fatores e características presentes nesse processo ensino e aprendizagem, com vista a uma educação integrada à formação profi ssional que permita ao sujeito compreender o mundo e nele atuar almejando a melhoria das próprias condições de vida e possibilitando a sua inserção social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158/148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 11 n. 16 (2010): Revista Liberato; 127-134 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066969069912064 |