PROEJA: recortes de uma realidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Mack Leo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158
Resumo: O atual quadro da educação brasileira tem apresentado diversos enfoques que objetivam qualifi car a forma de construção dos saberes escolares e também oportunizar uma maior inserção das pessoas no mundo do trabalho. Considerando tais premissas, o Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem sido objeto de estudos que procuram analisar e estruturar ações na tentativa de dar conta dessa modalidade de ensino, que ainda se mostra em fase de consolidação. Tomando como referência este quadro, é intenção deste trabalho contribuir com refl exões, a partir de alguns recortes da realidade apresentada no Curso Técnico de Nível Médio em Processos Administrativos, na modalidade EJA, implantado no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Este artigo foi estruturado através de breves enfoques que registram a inserção da proposta de ensino na instituição, considerando a caracterização e perspectivas dos alunos, a evasão escolar, os desafi os pedagógicoinstitucionais e a percepção das competências desta modalidade de ensino. As considerações apresentadas apontam que a formação de jovens e adultos é um processo que ainda apresenta muitas indagações quanto a sua consolidação. É necessário analisar e refl etir sobre os fatores e características presentes nesse processo ensino e aprendizagem, com vista a uma educação integrada à formação profi ssional que permita ao sujeito compreender o mundo e nele atuar almejando a melhoria das próprias condições de vida e possibilitando a sua inserção social.
id Liberato_76c318534fed892fd2befb299bf724bf
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/158
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling PROEJA: recortes de uma realidade educacionalO atual quadro da educação brasileira tem apresentado diversos enfoques que objetivam qualifi car a forma de construção dos saberes escolares e também oportunizar uma maior inserção das pessoas no mundo do trabalho. Considerando tais premissas, o Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem sido objeto de estudos que procuram analisar e estruturar ações na tentativa de dar conta dessa modalidade de ensino, que ainda se mostra em fase de consolidação. Tomando como referência este quadro, é intenção deste trabalho contribuir com refl exões, a partir de alguns recortes da realidade apresentada no Curso Técnico de Nível Médio em Processos Administrativos, na modalidade EJA, implantado no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Este artigo foi estruturado através de breves enfoques que registram a inserção da proposta de ensino na instituição, considerando a caracterização e perspectivas dos alunos, a evasão escolar, os desafi os pedagógicoinstitucionais e a percepção das competências desta modalidade de ensino. As considerações apresentadas apontam que a formação de jovens e adultos é um processo que ainda apresenta muitas indagações quanto a sua consolidação. É necessário analisar e refl etir sobre os fatores e características presentes nesse processo ensino e aprendizagem, com vista a uma educação integrada à formação profi ssional que permita ao sujeito compreender o mundo e nele atuar almejando a melhoria das próprias condições de vida e possibilitando a sua inserção social.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2013-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158Revista Liberato; v. 11 n. 16 (2010): Revista Liberato; 127-1342178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158/148Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Mack Leo2023-01-12T18:36:24Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/158Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2023-01-12T18:36:24Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv PROEJA: recortes de uma realidade educacional
title PROEJA: recortes de uma realidade educacional
spellingShingle PROEJA: recortes de uma realidade educacional
Pedroso, Mack Leo
title_short PROEJA: recortes de uma realidade educacional
title_full PROEJA: recortes de uma realidade educacional
title_fullStr PROEJA: recortes de uma realidade educacional
title_full_unstemmed PROEJA: recortes de uma realidade educacional
title_sort PROEJA: recortes de uma realidade educacional
author Pedroso, Mack Leo
author_facet Pedroso, Mack Leo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Mack Leo
description O atual quadro da educação brasileira tem apresentado diversos enfoques que objetivam qualifi car a forma de construção dos saberes escolares e também oportunizar uma maior inserção das pessoas no mundo do trabalho. Considerando tais premissas, o Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem sido objeto de estudos que procuram analisar e estruturar ações na tentativa de dar conta dessa modalidade de ensino, que ainda se mostra em fase de consolidação. Tomando como referência este quadro, é intenção deste trabalho contribuir com refl exões, a partir de alguns recortes da realidade apresentada no Curso Técnico de Nível Médio em Processos Administrativos, na modalidade EJA, implantado no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Este artigo foi estruturado através de breves enfoques que registram a inserção da proposta de ensino na instituição, considerando a caracterização e perspectivas dos alunos, a evasão escolar, os desafi os pedagógicoinstitucionais e a percepção das competências desta modalidade de ensino. As considerações apresentadas apontam que a formação de jovens e adultos é um processo que ainda apresenta muitas indagações quanto a sua consolidação. É necessário analisar e refl etir sobre os fatores e características presentes nesse processo ensino e aprendizagem, com vista a uma educação integrada à formação profi ssional que permita ao sujeito compreender o mundo e nele atuar almejando a melhoria das próprias condições de vida e possibilitando a sua inserção social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/158/148
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 11 n. 16 (2010): Revista Liberato; 127-134
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969069912064