Evasão escolar: desigualdade e exclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borja, Izabel Maria França de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207
Resumo: Este estudo incide sobre a problemática da evasão escolar. Interessa saber o que leva o aluno, ao aderir a um programa educacional e ter como finalidade a certificação do ensino fundamental, através de uma formação integrada nos eixos de escolarização, qualificação profissional e ação comunitária, a abandonar a escola. Nesta investigação, recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso de entrevistas semiestruturadas a sete professores e vinte egressos do ProJovem Urbano de Carmópolis, Sergipe, Brasil. Assim, partindo do conceito de evasão, procedeu-se a uma análise dos discurso dos intervenientes. Os resultados apontam um abandono, causado por necessidades de emprego imediato e de emancipação familiar, agravadas pela exclusão social, motivada pela violência e pela droga. No que se refere ao ambiente escolar, os alunos ressentem a falta de uma preparação específica dos professores, que não adequem o ensino aprendizagem às dificuldades dos alunos, numa perspectiva de inclusão e multiculturalismo. Assim sendo, projetos, devidamente planificados e aplicados, são apontados como possíveis soluções, de acordo com as características contextuais familiares e sociais e um maior acompanhamento desses alunos.
id Liberato_a0660af0abc3c4610a08a97a9a63deb9
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/207
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Evasão escolar: desigualdade e exclusão socialEste estudo incide sobre a problemática da evasão escolar. Interessa saber o que leva o aluno, ao aderir a um programa educacional e ter como finalidade a certificação do ensino fundamental, através de uma formação integrada nos eixos de escolarização, qualificação profissional e ação comunitária, a abandonar a escola. Nesta investigação, recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso de entrevistas semiestruturadas a sete professores e vinte egressos do ProJovem Urbano de Carmópolis, Sergipe, Brasil. Assim, partindo do conceito de evasão, procedeu-se a uma análise dos discurso dos intervenientes. Os resultados apontam um abandono, causado por necessidades de emprego imediato e de emancipação familiar, agravadas pela exclusão social, motivada pela violência e pela droga. No que se refere ao ambiente escolar, os alunos ressentem a falta de uma preparação específica dos professores, que não adequem o ensino aprendizagem às dificuldades dos alunos, numa perspectiva de inclusão e multiculturalismo. Assim sendo, projetos, devidamente planificados e aplicados, são apontados como possíveis soluções, de acordo com as características contextuais familiares e sociais e um maior acompanhamento desses alunos.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 93-1022178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207/484Copyright (c) 2018 Revista Liberatohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorja, Izabel Maria França de SouzaMartins, Alcina Manuela de Oliveira2018-08-31T19:45:10Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/207Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-31T19:45:10Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
title Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
spellingShingle Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
Borja, Izabel Maria França de Souza
title_short Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
title_full Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
title_fullStr Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
title_full_unstemmed Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
title_sort Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
author Borja, Izabel Maria França de Souza
author_facet Borja, Izabel Maria França de Souza
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
author_role author
author2 Martins, Alcina Manuela de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borja, Izabel Maria França de Souza
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
description Este estudo incide sobre a problemática da evasão escolar. Interessa saber o que leva o aluno, ao aderir a um programa educacional e ter como finalidade a certificação do ensino fundamental, através de uma formação integrada nos eixos de escolarização, qualificação profissional e ação comunitária, a abandonar a escola. Nesta investigação, recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso de entrevistas semiestruturadas a sete professores e vinte egressos do ProJovem Urbano de Carmópolis, Sergipe, Brasil. Assim, partindo do conceito de evasão, procedeu-se a uma análise dos discurso dos intervenientes. Os resultados apontam um abandono, causado por necessidades de emprego imediato e de emancipação familiar, agravadas pela exclusão social, motivada pela violência e pela droga. No que se refere ao ambiente escolar, os alunos ressentem a falta de uma preparação específica dos professores, que não adequem o ensino aprendizagem às dificuldades dos alunos, numa perspectiva de inclusão e multiculturalismo. Assim sendo, projetos, devidamente planificados e aplicados, são apontados como possíveis soluções, de acordo com as características contextuais familiares e sociais e um maior acompanhamento desses alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207/484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 93-102
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969172672512