Evasão escolar: desigualdade e exclusão social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207 |
Resumo: | Este estudo incide sobre a problemática da evasão escolar. Interessa saber o que leva o aluno, ao aderir a um programa educacional e ter como finalidade a certificação do ensino fundamental, através de uma formação integrada nos eixos de escolarização, qualificação profissional e ação comunitária, a abandonar a escola. Nesta investigação, recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso de entrevistas semiestruturadas a sete professores e vinte egressos do ProJovem Urbano de Carmópolis, Sergipe, Brasil. Assim, partindo do conceito de evasão, procedeu-se a uma análise dos discurso dos intervenientes. Os resultados apontam um abandono, causado por necessidades de emprego imediato e de emancipação familiar, agravadas pela exclusão social, motivada pela violência e pela droga. No que se refere ao ambiente escolar, os alunos ressentem a falta de uma preparação específica dos professores, que não adequem o ensino aprendizagem às dificuldades dos alunos, numa perspectiva de inclusão e multiculturalismo. Assim sendo, projetos, devidamente planificados e aplicados, são apontados como possíveis soluções, de acordo com as características contextuais familiares e sociais e um maior acompanhamento desses alunos. |
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Evasão escolar: desigualdade e exclusão socialEste estudo incide sobre a problemática da evasão escolar. Interessa saber o que leva o aluno, ao aderir a um programa educacional e ter como finalidade a certificação do ensino fundamental, através de uma formação integrada nos eixos de escolarização, qualificação profissional e ação comunitária, a abandonar a escola. Nesta investigação, recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa, com recurso de entrevistas semiestruturadas a sete professores e vinte egressos do ProJovem Urbano de Carmópolis, Sergipe, Brasil. Assim, partindo do conceito de evasão, procedeu-se a uma análise dos discurso dos intervenientes. Os resultados apontam um abandono, causado por necessidades de emprego imediato e de emancipação familiar, agravadas pela exclusão social, motivada pela violência e pela droga. No que se refere ao ambiente escolar, os alunos ressentem a falta de uma preparação específica dos professores, que não adequem o ensino aprendizagem às dificuldades dos alunos, numa perspectiva de inclusão e multiculturalismo. Assim sendo, projetos, devidamente planificados e aplicados, são apontados como possíveis soluções, de acordo com as características contextuais familiares e sociais e um maior acompanhamento desses alunos.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2022-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 93-1022178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/207/484Copyright (c) 2018 Revista Liberatohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorja, Izabel Maria França de SouzaMartins, Alcina Manuela de Oliveira2018-08-31T19:45:10Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/207Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-31T19:45:10Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
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