Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Federhen, Bárbara Carolina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ruschel, Carla Kereski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/260
Resumo: A enzima L-Asparaginase é amplamente utilizada no tratamento de pessoas que possuem a leucemia linfoide aguda (LLA). Ela transforma a fonte de energia das células cancerígenas, o aminoácido L-Asparagina, em ácido aspártico e amônia, produtos que não são metabolizados por essas células doentes. Gradativamente, as células anormais morrem. Por sua vez, o kefir é uma colônia pró-biótica de micro-organismos pelo qual se obtém uma bebida fermentada bastante consumida, sendo essa colônia constituída principalmente por fungos e bactérias. Considerando que a produção da enzima se dá através de processos biotecnológicos, estudou-se a produção da mesma através do grão de kefir. Para testar a produção da enzima pelo grão e pelos seus sobrenadantes, prepararam-se meios de cultivo para a triagem de fungos e para a triagem de bactérias, que eram compostos pelo aminoácido L-Asparagina e pelo indicador vermelho de fenol. Resultados positivos para a produção da enzima foram evidenciados pela mudança de coloração do meio, que adquire tonalidade rosa, devido à elevação do pH do meio, causada pela liberação de amônia. Foi testada a produção da enzima pelas colônias do kefir d’água e do kefir de leite, assim como seus produtos de fermentação, tendo os resultados positivos para ambos os testes.
id Liberato_a95cb4ca0407ccc07e0d26b34e51f389
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/260
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leiteA enzima L-Asparaginase é amplamente utilizada no tratamento de pessoas que possuem a leucemia linfoide aguda (LLA). Ela transforma a fonte de energia das células cancerígenas, o aminoácido L-Asparagina, em ácido aspártico e amônia, produtos que não são metabolizados por essas células doentes. Gradativamente, as células anormais morrem. Por sua vez, o kefir é uma colônia pró-biótica de micro-organismos pelo qual se obtém uma bebida fermentada bastante consumida, sendo essa colônia constituída principalmente por fungos e bactérias. Considerando que a produção da enzima se dá através de processos biotecnológicos, estudou-se a produção da mesma através do grão de kefir. Para testar a produção da enzima pelo grão e pelos seus sobrenadantes, prepararam-se meios de cultivo para a triagem de fungos e para a triagem de bactérias, que eram compostos pelo aminoácido L-Asparagina e pelo indicador vermelho de fenol. Resultados positivos para a produção da enzima foram evidenciados pela mudança de coloração do meio, que adquire tonalidade rosa, devido à elevação do pH do meio, causada pela liberação de amônia. Foi testada a produção da enzima pelas colônias do kefir d’água e do kefir de leite, assim como seus produtos de fermentação, tendo os resultados positivos para ambos os testes.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/260Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 43-502178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/260/pdfCopyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFederhen, Bárbara CarolinaRuschel, Carla Kereski2018-08-27T19:00:53Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/260Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-27T19:00:53Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
title Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
spellingShingle Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
Federhen, Bárbara Carolina
title_short Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
title_full Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
title_fullStr Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
title_full_unstemmed Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
title_sort Demonstração da produção de L-Asparaginase a partir do kefir de água e leite
author Federhen, Bárbara Carolina
author_facet Federhen, Bárbara Carolina
Ruschel, Carla Kereski
author_role author
author2 Ruschel, Carla Kereski
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Federhen, Bárbara Carolina
Ruschel, Carla Kereski
description A enzima L-Asparaginase é amplamente utilizada no tratamento de pessoas que possuem a leucemia linfoide aguda (LLA). Ela transforma a fonte de energia das células cancerígenas, o aminoácido L-Asparagina, em ácido aspártico e amônia, produtos que não são metabolizados por essas células doentes. Gradativamente, as células anormais morrem. Por sua vez, o kefir é uma colônia pró-biótica de micro-organismos pelo qual se obtém uma bebida fermentada bastante consumida, sendo essa colônia constituída principalmente por fungos e bactérias. Considerando que a produção da enzima se dá através de processos biotecnológicos, estudou-se a produção da mesma através do grão de kefir. Para testar a produção da enzima pelo grão e pelos seus sobrenadantes, prepararam-se meios de cultivo para a triagem de fungos e para a triagem de bactérias, que eram compostos pelo aminoácido L-Asparagina e pelo indicador vermelho de fenol. Resultados positivos para a produção da enzima foram evidenciados pela mudança de coloração do meio, que adquire tonalidade rosa, devido à elevação do pH do meio, causada pela liberação de amônia. Foi testada a produção da enzima pelas colônias do kefir d’água e do kefir de leite, assim como seus produtos de fermentação, tendo os resultados positivos para ambos os testes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/260
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/260/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 15 n. 23 (2014): Revista Liberato; 43-50
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969191546880