A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754 |
Resumo: | Neste artigo, objetivou-se investigar três programas de educação socioemocional, durante a pandemia de Covid-19, de 11 de março a 31 de dezembro de 2020, por meio da mídia social Instagram, considerando que, durante esse período, tornou-se quase um imperativo às escolas lidarem com sentimentos, como: medo, ansiedade, desamparo e desânimo. O estudo é qualitativo e exploratório; a pesquisa, com temas relacionados à emoção, é eletrônica e bibliográfica; e os teóricos estudados são Henri Wallon e outros. As discussões abordam as categorias: concepção de educação socioemocional; abordagem das emoções na pandemia e relação indivíduo e sociedade. Os dados indicam que os programas ocupam a lacuna historicamente vazia de colocar em debate a emoção no campo da educação escolar, mas também mostram riscos que os programas assumem, como: desvalidação e hierarquização de sentimentos e responsabilização individual descolada das condições históricas. |
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A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19Neste artigo, objetivou-se investigar três programas de educação socioemocional, durante a pandemia de Covid-19, de 11 de março a 31 de dezembro de 2020, por meio da mídia social Instagram, considerando que, durante esse período, tornou-se quase um imperativo às escolas lidarem com sentimentos, como: medo, ansiedade, desamparo e desânimo. O estudo é qualitativo e exploratório; a pesquisa, com temas relacionados à emoção, é eletrônica e bibliográfica; e os teóricos estudados são Henri Wallon e outros. As discussões abordam as categorias: concepção de educação socioemocional; abordagem das emoções na pandemia e relação indivíduo e sociedade. Os dados indicam que os programas ocupam a lacuna historicamente vazia de colocar em debate a emoção no campo da educação escolar, mas também mostram riscos que os programas assumem, como: desvalidação e hierarquização de sentimentos e responsabilização individual descolada das condições históricas.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754Revista Liberato; v. 23 n. 39 (2022): Revista Liberato; 7-202178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754/455https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Santos, SorayaGracielle de Jesus Sousa, Jordana 2022-12-15T18:51:33Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/754Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2022-12-15T18:51:33Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
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