A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Santos, Soraya
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gracielle de Jesus Sousa, Jordana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754
Resumo: Neste artigo, objetivou-se investigar três programas de educação socioemocional, durante a pandemia de Covid-19, de 11 de março a 31 de dezembro de 2020, por meio da mídia social Instagram, considerando que, durante esse período, tornou-se quase um imperativo às escolas lidarem com sentimentos, como: medo, ansiedade, desamparo e desânimo. O estudo é qualitativo e exploratório; a pesquisa, com temas relacionados à emoção, é eletrônica e bibliográfica; e os teóricos estudados são Henri Wallon e outros. As discussões abordam as categorias: concepção de educação socioemocional; abordagem das emoções na pandemia e relação indivíduo e sociedade. Os dados indicam que os programas ocupam a lacuna historicamente vazia de colocar em debate a emoção no campo da educação escolar, mas também mostram riscos que os programas assumem, como: desvalidação e hierarquização de sentimentos e responsabilização individual descolada das condições históricas.
id Liberato_a973934fe0d5f2ab2748a67aebe3a1cf
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/754
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19Neste artigo, objetivou-se investigar três programas de educação socioemocional, durante a pandemia de Covid-19, de 11 de março a 31 de dezembro de 2020, por meio da mídia social Instagram, considerando que, durante esse período, tornou-se quase um imperativo às escolas lidarem com sentimentos, como: medo, ansiedade, desamparo e desânimo. O estudo é qualitativo e exploratório; a pesquisa, com temas relacionados à emoção, é eletrônica e bibliográfica; e os teóricos estudados são Henri Wallon e outros. As discussões abordam as categorias: concepção de educação socioemocional; abordagem das emoções na pandemia e relação indivíduo e sociedade. Os dados indicam que os programas ocupam a lacuna historicamente vazia de colocar em debate a emoção no campo da educação escolar, mas também mostram riscos que os programas assumem, como: desvalidação e hierarquização de sentimentos e responsabilização individual descolada das condições históricas.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754Revista Liberato; v. 23 n. 39 (2022): Revista Liberato; 7-202178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754/455https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Santos, SorayaGracielle de Jesus Sousa, Jordana 2022-12-15T18:51:33Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/754Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2022-12-15T18:51:33Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
title A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
spellingShingle A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
Vieira Santos, Soraya
title_short A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
title_full A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
title_fullStr A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
title_sort A atuação dos programas de educação socioemocional no Instagram, durante a pandemia de Covid-19
author Vieira Santos, Soraya
author_facet Vieira Santos, Soraya
Gracielle de Jesus Sousa, Jordana
author_role author
author2 Gracielle de Jesus Sousa, Jordana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Santos, Soraya
Gracielle de Jesus Sousa, Jordana
description Neste artigo, objetivou-se investigar três programas de educação socioemocional, durante a pandemia de Covid-19, de 11 de março a 31 de dezembro de 2020, por meio da mídia social Instagram, considerando que, durante esse período, tornou-se quase um imperativo às escolas lidarem com sentimentos, como: medo, ansiedade, desamparo e desânimo. O estudo é qualitativo e exploratório; a pesquisa, com temas relacionados à emoção, é eletrônica e bibliográfica; e os teóricos estudados são Henri Wallon e outros. As discussões abordam as categorias: concepção de educação socioemocional; abordagem das emoções na pandemia e relação indivíduo e sociedade. Os dados indicam que os programas ocupam a lacuna historicamente vazia de colocar em debate a emoção no campo da educação escolar, mas também mostram riscos que os programas assumem, como: desvalidação e hierarquização de sentimentos e responsabilização individual descolada das condições históricas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/754/455
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 23 n. 39 (2022): Revista Liberato; 7-20
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969694863361