A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Gabriela Pereira da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salgado, Tania Denise Miskinis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Liberato (Online)
Texto Completo: https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528
Resumo: Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, uma pesquisa Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.
id Liberato_ceb78cc6fd35ef4981b611bbbe53b77e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/528
network_acronym_str Liberato
network_name_str Revista Liberato (Online)
repository_id_str
spelling A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de QuímicaEste trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, uma pesquisa Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2017-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528Revista Liberato; v. 18 n. 29 (2017): Revista Liberato; 45-642178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528/307Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Gabriela Pereira da SilvaSalgado, Tania Denise Miskinis2018-08-27T18:20:18Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/528Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-27T18:20:18Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
title A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
spellingShingle A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
Maciel, Gabriela Pereira da Silva
title_short A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
title_full A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
title_fullStr A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
title_full_unstemmed A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
title_sort A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
author Maciel, Gabriela Pereira da Silva
author_facet Maciel, Gabriela Pereira da Silva
Salgado, Tania Denise Miskinis
author_role author
author2 Salgado, Tania Denise Miskinis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Gabriela Pereira da Silva
Salgado, Tania Denise Miskinis
description Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, uma pesquisa Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528
url https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528/307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Liberato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Liberato; v. 18 n. 29 (2017): Revista Liberato; 45-64
2178-8820
1518-8043
reponame:Revista Liberato (Online)
instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron:Liberato
instname_str Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
instacron_str Liberato
institution Liberato
reponame_str Revista Liberato (Online)
collection Revista Liberato (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)
repository.mail.fl_str_mv revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com
_version_ 1797066969235587072