A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Liberato (Online) |
Texto Completo: | https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528 |
Resumo: | Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, uma pesquisa Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa. |
id |
Liberato_ceb78cc6fd35ef4981b611bbbe53b77e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.liberato.com.br:article/528 |
network_acronym_str |
Liberato |
network_name_str |
Revista Liberato (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de QuímicaEste trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, uma pesquisa Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC)2017-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528Revista Liberato; v. 18 n. 29 (2017): Revista Liberato; 45-642178-88201518-8043reponame:Revista Liberato (Online)instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)instacron:Liberatoporhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528/307Copyright (c) 2018 Revista Liberatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Gabriela Pereira da SilvaSalgado, Tania Denise Miskinis2018-08-27T18:20:18Zoai:ojs.revista.liberato.com.br:article/528Revistahttps://revista.liberato.com.br/index.php/revistaPRIhttps://revista.liberato.com.br/index.php/revista/oairevistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com2178-88201518-8043opendoar:2018-08-27T18:20:18Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química |
title |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química |
spellingShingle |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química Maciel, Gabriela Pereira da Silva |
title_short |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química |
title_full |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química |
title_fullStr |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química |
title_full_unstemmed |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química |
title_sort |
A influência da disciplina Projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de Química |
author |
Maciel, Gabriela Pereira da Silva |
author_facet |
Maciel, Gabriela Pereira da Silva Salgado, Tania Denise Miskinis |
author_role |
author |
author2 |
Salgado, Tania Denise Miskinis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Gabriela Pereira da Silva Salgado, Tania Denise Miskinis |
description |
Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, uma pesquisa Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528 |
url |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/528/307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Liberato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (FETLSVC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Liberato; v. 18 n. 29 (2017): Revista Liberato; 45-64 2178-8820 1518-8043 reponame:Revista Liberato (Online) instname:Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) instacron:Liberato |
instname_str |
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
instacron_str |
Liberato |
institution |
Liberato |
reponame_str |
Revista Liberato (Online) |
collection |
Revista Liberato (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Liberato (Online) - Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Liberato) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaliberato@liberato.com.br ; eknunes1@gmail.com ; patywei@hotmail.com |
_version_ |
1797066969235587072 |