Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000600004 |
Resumo: | O tema deste artigo é a análise do processo socioeducativo presente que ocorre como resultado da participação de pessoas e grupos em movimentos de economia solidária e da contribuição da universidade nesse processo, por meio de projetos de extensão universitária. Destarte, apresenta como objeto de estudo um projeto de extensão universitária em setor de baixa renda, na região do Grande ABC Paulista. Três indagações auxiliaram nessa análise, são elas: 1. Os movimentos de economia solidária possibilitam o desenvolvimento da consciência de cidadania daqueles que neles participam?; 2. Quais são as características do processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária?; 3. A ação da universidade acelera o processo socioeducativo dos indivíduos e grupos que participam no movimento de economia solidária? Dessa forma, um dos objetivos do artigo foi a compreensão das características dos movimentos de economia solidária, especificamente no que diz respeito aos processos socioeducativos presentes em tais movimentos. Buscou, também, caracterizar a participação da universidade, enxergando-a como um possível sujeito presente nesses processos. Ao desenvolver tal análise, o artigo pretendeu chegar a uma compreensão sobre a contribuição da universidade ao processo socioeducativo inerente à participação no movimento. A análise baseou-se nos conceitos de economia solidária, processo de aprendizagem individual e grupal e educação emancipadora. Foi utilizado o método qualitativo de pesquisa denominado pesquisa-ação. Esse método possibilita a participação do pesquisador tanto na tomada de decisão sobre a realidade como a posterior reflexão sobre o processo ocorrido e consequente produção de conhecimento científico sobre o processo. Os resultados apontaram que os empreendedores que participaram no projeto de extensão adquiriram conhecimentos e conceitos necessários para a gestão de seus empreendimentos e puderam perceber-se como sujeitos ativos no processo de fortalecimento da economia solidária. A partir dessa reflexão concluíram também sobre a possibilidade de mobilização e participação em espaços públicos com suas dificuldades e benefícios. |
id |
MACKENZIE-2_2bf78dbce8841d84ea9816241d285f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712013000600004 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidáriaEconomia solidáriaAprendizagem individualProcesso socioeducativoPesquisa-açãoExtensão universitáriaO tema deste artigo é a análise do processo socioeducativo presente que ocorre como resultado da participação de pessoas e grupos em movimentos de economia solidária e da contribuição da universidade nesse processo, por meio de projetos de extensão universitária. Destarte, apresenta como objeto de estudo um projeto de extensão universitária em setor de baixa renda, na região do Grande ABC Paulista. Três indagações auxiliaram nessa análise, são elas: 1. Os movimentos de economia solidária possibilitam o desenvolvimento da consciência de cidadania daqueles que neles participam?; 2. Quais são as características do processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária?; 3. A ação da universidade acelera o processo socioeducativo dos indivíduos e grupos que participam no movimento de economia solidária? Dessa forma, um dos objetivos do artigo foi a compreensão das características dos movimentos de economia solidária, especificamente no que diz respeito aos processos socioeducativos presentes em tais movimentos. Buscou, também, caracterizar a participação da universidade, enxergando-a como um possível sujeito presente nesses processos. Ao desenvolver tal análise, o artigo pretendeu chegar a uma compreensão sobre a contribuição da universidade ao processo socioeducativo inerente à participação no movimento. A análise baseou-se nos conceitos de economia solidária, processo de aprendizagem individual e grupal e educação emancipadora. Foi utilizado o método qualitativo de pesquisa denominado pesquisa-ação. Esse método possibilita a participação do pesquisador tanto na tomada de decisão sobre a realidade como a posterior reflexão sobre o processo ocorrido e consequente produção de conhecimento científico sobre o processo. Os resultados apontaram que os empreendedores que participaram no projeto de extensão adquiriram conhecimentos e conceitos necessários para a gestão de seus empreendimentos e puderam perceber-se como sujeitos ativos no processo de fortalecimento da economia solidária. A partir dessa reflexão concluíram também sobre a possibilidade de mobilização e participação em espaços públicos com suas dificuldades e benefícios.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000600004RAM. Revista de Administração Mackenzie v.14 n.6 2013reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712013000600004info:eu-repo/semantics/openAccessGattai,SilviaBernardes,Marco Auréliopor2014-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712013000600004Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2014-02-04T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária |
title |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária |
spellingShingle |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária Gattai,Silvia Economia solidária Aprendizagem individual Processo socioeducativo Pesquisa-ação Extensão universitária |
title_short |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária |
title_full |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária |
title_fullStr |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária |
title_full_unstemmed |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária |
title_sort |
Papel e responsabilidades da universidade no processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária |
author |
Gattai,Silvia |
author_facet |
Gattai,Silvia Bernardes,Marco Aurélio |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes,Marco Aurélio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gattai,Silvia Bernardes,Marco Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia solidária Aprendizagem individual Processo socioeducativo Pesquisa-ação Extensão universitária |
topic |
Economia solidária Aprendizagem individual Processo socioeducativo Pesquisa-ação Extensão universitária |
description |
O tema deste artigo é a análise do processo socioeducativo presente que ocorre como resultado da participação de pessoas e grupos em movimentos de economia solidária e da contribuição da universidade nesse processo, por meio de projetos de extensão universitária. Destarte, apresenta como objeto de estudo um projeto de extensão universitária em setor de baixa renda, na região do Grande ABC Paulista. Três indagações auxiliaram nessa análise, são elas: 1. Os movimentos de economia solidária possibilitam o desenvolvimento da consciência de cidadania daqueles que neles participam?; 2. Quais são as características do processo socioeducativo presente em movimentos de economia solidária?; 3. A ação da universidade acelera o processo socioeducativo dos indivíduos e grupos que participam no movimento de economia solidária? Dessa forma, um dos objetivos do artigo foi a compreensão das características dos movimentos de economia solidária, especificamente no que diz respeito aos processos socioeducativos presentes em tais movimentos. Buscou, também, caracterizar a participação da universidade, enxergando-a como um possível sujeito presente nesses processos. Ao desenvolver tal análise, o artigo pretendeu chegar a uma compreensão sobre a contribuição da universidade ao processo socioeducativo inerente à participação no movimento. A análise baseou-se nos conceitos de economia solidária, processo de aprendizagem individual e grupal e educação emancipadora. Foi utilizado o método qualitativo de pesquisa denominado pesquisa-ação. Esse método possibilita a participação do pesquisador tanto na tomada de decisão sobre a realidade como a posterior reflexão sobre o processo ocorrido e consequente produção de conhecimento científico sobre o processo. Os resultados apontaram que os empreendedores que participaram no projeto de extensão adquiriram conhecimentos e conceitos necessários para a gestão de seus empreendimentos e puderam perceber-se como sujeitos ativos no processo de fortalecimento da economia solidária. A partir dessa reflexão concluíram também sobre a possibilidade de mobilização e participação em espaços públicos com suas dificuldades e benefícios. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000600004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000600004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-69712013000600004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.14 n.6 2013 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128649194110976 |