Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100003 |
Resumo: | Com este artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão coletiva sobre uma experiência de ensino-aprendizagem, partindo de uma perspectiva crítica, para um curso de pós-graduação stricto sensu em Administração. O interesse não é, entretanto, apenas relatar uma experiência, mas também tentar aprender com esse processo, contribuindo, inclusive, para novas edições da disciplina. Com base no método da pesquisa-ação, neste artigo, revelamos ainda os percalços cotidianos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina intitulada "Reflexões Críticas em Administração", a partir das visões e experiências de cinco professoras do curso de Administração. A utilização do termo "críticas" era, a nosso ver, a alternativa mais efetiva naquele momento para abarcar a diversidade de posições, experiências e ancoragens teórico-metológicas que caracterizavam a própria identidade do grupo de professoras. Como aporte teórico, enfatizamos elementos que são comuns em várias correntes de debate sobre perspectivas críticas, tais como a complexidade dos fenômenos sociais, a questão da autonomia e a importância da criatividade. Tratamos, portanto, de pensar uma perspectiva crítica não apenas a partir de conteúdos, mas também da forma como seriam construídos e socializados. Isso estaria condizente com a proposta da epistemologia da complexidade. Na disciplina, trabalhamos com estudantes de mestrado e doutorado por meio de incursões teórico-metodológicas em temas específicos. Ao final, foram produzidos trabalhos com diferentes características, abordando os temas debatidos a partir da ótica de cada grupo de estudantes-autores. Entretanto, a riqueza do processo e seus obstáculos não podem ser avaliados apenas com base nos resultados ou trabalhos produzidos. A utilização de avaliações periódicas produzidas por estudantes e professoras ajudou a construir a configuração das relações sociais - inclusive dos processos de ensino-aprendizagem - que envolviam esses atores. |
id |
MACKENZIE-2_37b687a7690bb06b3a69fb2419f87a32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712012000100003 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiênciaEnsino-aprendizagemExperiênciaPerspectiva críticaAdministraçãoPesquisa-açãoCom este artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão coletiva sobre uma experiência de ensino-aprendizagem, partindo de uma perspectiva crítica, para um curso de pós-graduação stricto sensu em Administração. O interesse não é, entretanto, apenas relatar uma experiência, mas também tentar aprender com esse processo, contribuindo, inclusive, para novas edições da disciplina. Com base no método da pesquisa-ação, neste artigo, revelamos ainda os percalços cotidianos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina intitulada "Reflexões Críticas em Administração", a partir das visões e experiências de cinco professoras do curso de Administração. A utilização do termo "críticas" era, a nosso ver, a alternativa mais efetiva naquele momento para abarcar a diversidade de posições, experiências e ancoragens teórico-metológicas que caracterizavam a própria identidade do grupo de professoras. Como aporte teórico, enfatizamos elementos que são comuns em várias correntes de debate sobre perspectivas críticas, tais como a complexidade dos fenômenos sociais, a questão da autonomia e a importância da criatividade. Tratamos, portanto, de pensar uma perspectiva crítica não apenas a partir de conteúdos, mas também da forma como seriam construídos e socializados. Isso estaria condizente com a proposta da epistemologia da complexidade. Na disciplina, trabalhamos com estudantes de mestrado e doutorado por meio de incursões teórico-metodológicas em temas específicos. Ao final, foram produzidos trabalhos com diferentes características, abordando os temas debatidos a partir da ótica de cada grupo de estudantes-autores. Entretanto, a riqueza do processo e seus obstáculos não podem ser avaliados apenas com base nos resultados ou trabalhos produzidos. A utilização de avaliações periódicas produzidas por estudantes e professoras ajudou a construir a configuração das relações sociais - inclusive dos processos de ensino-aprendizagem - que envolviam esses atores.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100003RAM. Revista de Administração Mackenzie v.13 n.1 2012reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712012000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMafra,Flávia Luciana NavesCappelle,Mônica Carvalho AlvesMendonça,Maria Cristina AngélicoOliveira,Maria de Lourdes SouzaPaula,Maria das Graçaspor2012-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712012000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-03-19T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência |
title |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência Mafra,Flávia Luciana Naves Ensino-aprendizagem Experiência Perspectiva crítica Administração Pesquisa-ação |
title_short |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência |
title_full |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência |
title_sort |
Ensino-aprendizagem numa perspectiva crítica: relatos de uma experiência |
author |
Mafra,Flávia Luciana Naves |
author_facet |
Mafra,Flávia Luciana Naves Cappelle,Mônica Carvalho Alves Mendonça,Maria Cristina Angélico Oliveira,Maria de Lourdes Souza Paula,Maria das Graças |
author_role |
author |
author2 |
Cappelle,Mônica Carvalho Alves Mendonça,Maria Cristina Angélico Oliveira,Maria de Lourdes Souza Paula,Maria das Graças |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra,Flávia Luciana Naves Cappelle,Mônica Carvalho Alves Mendonça,Maria Cristina Angélico Oliveira,Maria de Lourdes Souza Paula,Maria das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Experiência Perspectiva crítica Administração Pesquisa-ação |
topic |
Ensino-aprendizagem Experiência Perspectiva crítica Administração Pesquisa-ação |
description |
Com este artigo, temos por objetivo apresentar uma reflexão coletiva sobre uma experiência de ensino-aprendizagem, partindo de uma perspectiva crítica, para um curso de pós-graduação stricto sensu em Administração. O interesse não é, entretanto, apenas relatar uma experiência, mas também tentar aprender com esse processo, contribuindo, inclusive, para novas edições da disciplina. Com base no método da pesquisa-ação, neste artigo, revelamos ainda os percalços cotidianos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina intitulada "Reflexões Críticas em Administração", a partir das visões e experiências de cinco professoras do curso de Administração. A utilização do termo "críticas" era, a nosso ver, a alternativa mais efetiva naquele momento para abarcar a diversidade de posições, experiências e ancoragens teórico-metológicas que caracterizavam a própria identidade do grupo de professoras. Como aporte teórico, enfatizamos elementos que são comuns em várias correntes de debate sobre perspectivas críticas, tais como a complexidade dos fenômenos sociais, a questão da autonomia e a importância da criatividade. Tratamos, portanto, de pensar uma perspectiva crítica não apenas a partir de conteúdos, mas também da forma como seriam construídos e socializados. Isso estaria condizente com a proposta da epistemologia da complexidade. Na disciplina, trabalhamos com estudantes de mestrado e doutorado por meio de incursões teórico-metodológicas em temas específicos. Ao final, foram produzidos trabalhos com diferentes características, abordando os temas debatidos a partir da ótica de cada grupo de estudantes-autores. Entretanto, a riqueza do processo e seus obstáculos não podem ser avaliados apenas com base nos resultados ou trabalhos produzidos. A utilização de avaliações periódicas produzidas por estudantes e professoras ajudou a construir a configuração das relações sociais - inclusive dos processos de ensino-aprendizagem - que envolviam esses atores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-69712012000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.13 n.1 2012 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128648751611904 |