Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Denis Silva Da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Loiola,Eliane Maria, Ferreira,Simone Bacellar Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008
Resumo: O impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos.
id MACKENZIE-2_47f12a47616c4fd278213733eb91f69a
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712009000200008
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanasLógicaRaciocínio lógicoMetodologiaAlgoritmo e ensino de tecnologiaEnsino da AdministraçãoO impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.2 2009reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712009000200008info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Denis Silva DaLoiola,Eliane MariaFerreira,Simone Bacellar Lealpor2011-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712009000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2011-02-22T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
title Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
spellingShingle Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
Silveira,Denis Silva Da
Lógica
Raciocínio lógico
Metodologia
Algoritmo e ensino de tecnologia
Ensino da Administração
title_short Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
title_full Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
title_fullStr Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
title_full_unstemmed Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
title_sort Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
author Silveira,Denis Silva Da
author_facet Silveira,Denis Silva Da
Loiola,Eliane Maria
Ferreira,Simone Bacellar Leal
author_role author
author2 Loiola,Eliane Maria
Ferreira,Simone Bacellar Leal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Denis Silva Da
Loiola,Eliane Maria
Ferreira,Simone Bacellar Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Lógica
Raciocínio lógico
Metodologia
Algoritmo e ensino de tecnologia
Ensino da Administração
topic Lógica
Raciocínio lógico
Metodologia
Algoritmo e ensino de tecnologia
Ensino da Administração
description O impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712009000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.2 2009
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648297578496