Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008 |
Resumo: | O impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos. |
id |
MACKENZIE-2_47f12a47616c4fd278213733eb91f69a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712009000200008 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanasLógicaRaciocínio lógicoMetodologiaAlgoritmo e ensino de tecnologiaEnsino da AdministraçãoO impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.2 2009reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712009000200008info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Denis Silva DaLoiola,Eliane MariaFerreira,Simone Bacellar Lealpor2011-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712009000200008Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2011-02-22T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas |
title |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas |
spellingShingle |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas Silveira,Denis Silva Da Lógica Raciocínio lógico Metodologia Algoritmo e ensino de tecnologia Ensino da Administração |
title_short |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas |
title_full |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas |
title_fullStr |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas |
title_full_unstemmed |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas |
title_sort |
Uma metodologia de ensino de lógica aplicada em cursos de ciências humanas |
author |
Silveira,Denis Silva Da |
author_facet |
Silveira,Denis Silva Da Loiola,Eliane Maria Ferreira,Simone Bacellar Leal |
author_role |
author |
author2 |
Loiola,Eliane Maria Ferreira,Simone Bacellar Leal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira,Denis Silva Da Loiola,Eliane Maria Ferreira,Simone Bacellar Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lógica Raciocínio lógico Metodologia Algoritmo e ensino de tecnologia Ensino da Administração |
topic |
Lógica Raciocínio lógico Metodologia Algoritmo e ensino de tecnologia Ensino da Administração |
description |
O impacto causado pelo uso de novas tecnologias nos diversos setores da atividade econômica requer profundas transformações no processo pedagógico dos cursos superiores de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, trazendo dificuldade e insegurança para os educadores e coordenadores de instituições de ensino superior. Para alcançar um conhecimento das tecnologias correntes, que possa ser aplicado na solução de problemas reais de diversas naturezas, torna-se essencial o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Aplicada tradicionalmente presentes em cursos de Ciências da Computação, proporcionando uma formação teórica, o desenvolvimento de raciocínio lógico e formal e de habilidades práticas bastante exigidas no mercado de trabalho. Apresentamos uma metodologia para o ensino de conceitos fundamentais de Lógica Formal Aplicada que vem sendo usada em cursos de graduação em Administração e Economia, com o propósito de colaborar na construção de um novo paradigma de ensino de tecnologia, que se aplica a diversas áreas de atuação, e contribuir para o aprimoramento do processo pedagógico desses cursos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712009000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-69712009000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.10 n.2 2009 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128648297578496 |