A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ipiranga,Ana Sílvia Rocha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100004
Resumo: A conformação de uma cidade e a organização de seus espaços formam uma base material por meio da qual é possível fazer uma reflexão sobre a gama de sensações e práticas sociais. A cidade, como espaço de interação e hibridismo, constrói e reconstrói no tempo identidades, produz e reflete significados, deslocando a atenção para esses processos sociais. Pressupõe-se que compreender o espaço urbano por meio da consideração da sua cultura e dos seus espaços intermediários - ruas, bairros e equipamentos como os bares e restaurantes - é uma forma de buscar meios de melhor geri-la. Este estudo tem como objetivo descrever os significados culturais atribuídos aos espaços intermediários, envolvendo a emergência de bares e restaurantes em três bairros contíguos de Fortaleza, discutindo os reflexos em termos de desenvolvimento socioterritorial da cidade. Para tanto, foi utilizado como enfoque metodológico uma pesquisa etnográfica, combinando variadas técnicas de coleta. Na análise das informações coletadas, utilizou-se a técnica da análise temática que se insere no conjunto das técnicas da análise de conteúdo. Evidenciaram-se tempos simultâneos e espaços diferenciados, nos quais "lugares" e "não lugares" coexistem significando os "entrelugares" e caracterizando a emergência de espaços intermediários no contexto de uma cidade dividida em duas, rica em simbolismos e interação, fragmentada e solitária, incapaz de compartilhar os códigos culturais, o que sugere desafios à sua gestão.
id MACKENZIE-2_9e13cc1ab1e48e9f47c4a726c417aa19
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712010000100004
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantesCulturaCidadeDesenvolvimento socioterritorialBares e restaurantesEspaço-tempoA conformação de uma cidade e a organização de seus espaços formam uma base material por meio da qual é possível fazer uma reflexão sobre a gama de sensações e práticas sociais. A cidade, como espaço de interação e hibridismo, constrói e reconstrói no tempo identidades, produz e reflete significados, deslocando a atenção para esses processos sociais. Pressupõe-se que compreender o espaço urbano por meio da consideração da sua cultura e dos seus espaços intermediários - ruas, bairros e equipamentos como os bares e restaurantes - é uma forma de buscar meios de melhor geri-la. Este estudo tem como objetivo descrever os significados culturais atribuídos aos espaços intermediários, envolvendo a emergência de bares e restaurantes em três bairros contíguos de Fortaleza, discutindo os reflexos em termos de desenvolvimento socioterritorial da cidade. Para tanto, foi utilizado como enfoque metodológico uma pesquisa etnográfica, combinando variadas técnicas de coleta. Na análise das informações coletadas, utilizou-se a técnica da análise temática que se insere no conjunto das técnicas da análise de conteúdo. Evidenciaram-se tempos simultâneos e espaços diferenciados, nos quais "lugares" e "não lugares" coexistem significando os "entrelugares" e caracterizando a emergência de espaços intermediários no contexto de uma cidade dividida em duas, rica em simbolismos e interação, fragmentada e solitária, incapaz de compartilhar os códigos culturais, o que sugere desafios à sua gestão.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100004RAM. Revista de Administração Mackenzie v.11 n.1 2010reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712010000100004info:eu-repo/semantics/openAccessIpiranga,Ana Sílvia Rochapor2010-05-24T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712010000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2010-05-24T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
title A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
spellingShingle A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
Ipiranga,Ana Sílvia Rocha
Cultura
Cidade
Desenvolvimento socioterritorial
Bares e restaurantes
Espaço-tempo
title_short A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
title_full A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
title_fullStr A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
title_full_unstemmed A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
title_sort A cultura da cidade e os seus espaços intermediários: os bares e os restaurantes
author Ipiranga,Ana Sílvia Rocha
author_facet Ipiranga,Ana Sílvia Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ipiranga,Ana Sílvia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Cidade
Desenvolvimento socioterritorial
Bares e restaurantes
Espaço-tempo
topic Cultura
Cidade
Desenvolvimento socioterritorial
Bares e restaurantes
Espaço-tempo
description A conformação de uma cidade e a organização de seus espaços formam uma base material por meio da qual é possível fazer uma reflexão sobre a gama de sensações e práticas sociais. A cidade, como espaço de interação e hibridismo, constrói e reconstrói no tempo identidades, produz e reflete significados, deslocando a atenção para esses processos sociais. Pressupõe-se que compreender o espaço urbano por meio da consideração da sua cultura e dos seus espaços intermediários - ruas, bairros e equipamentos como os bares e restaurantes - é uma forma de buscar meios de melhor geri-la. Este estudo tem como objetivo descrever os significados culturais atribuídos aos espaços intermediários, envolvendo a emergência de bares e restaurantes em três bairros contíguos de Fortaleza, discutindo os reflexos em termos de desenvolvimento socioterritorial da cidade. Para tanto, foi utilizado como enfoque metodológico uma pesquisa etnográfica, combinando variadas técnicas de coleta. Na análise das informações coletadas, utilizou-se a técnica da análise temática que se insere no conjunto das técnicas da análise de conteúdo. Evidenciaram-se tempos simultâneos e espaços diferenciados, nos quais "lugares" e "não lugares" coexistem significando os "entrelugares" e caracterizando a emergência de espaços intermediários no contexto de uma cidade dividida em duas, rica em simbolismos e interação, fragmentada e solitária, incapaz de compartilhar os códigos culturais, o que sugere desafios à sua gestão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712010000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712010000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.11 n.1 2010
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648345812992