Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Carlos Donizeti Ferreira da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nagano,Marcelo Seido, Merlo,Edgard Monforte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600004
Resumo: O capital de relacionamento e as formas associadas à sua gestão têm sido apresentados como uma importante estratégia no alcance de metas e objetivos organizacionais. Neste estudo, os dados obtidos refletiram a realidade de uma empresa que passou por um processo de reestruturação que propiciou o surgimento de alguns problemas no tocante ao processo de geração e difusão de conhecimento dentro da empresa. Notadamente, as políticas de recursos humanos adotadas pela empresa na gestão de empregados mensalistas e efetivos geraram uma diferente percepção que pode comprometer todo o trabalho desenvolvido no tocante ao capital de relacionamento. O trabalho evidenciou que uma empresa que busque modernizar e estimular o desenvolvimento do capital de relacionamento necessitaria desenvolver uma nova forma de mensurar os resultados obtidos, em que esteja sendo avaliado o desempenho nos sete pontos identificados durante a construção do trabalho: conhecimento, comprometimento, relacionamento, custo, responsabilidade, informação e qualidade.
id MACKENZIE-2_a6297259c5adb81e3e90fa1382009dc9
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712008000600004
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no BrasilCapital intelectualCapital de relacionamentoComprometimentoDesempenhoGestão do conhecimentoO capital de relacionamento e as formas associadas à sua gestão têm sido apresentados como uma importante estratégia no alcance de metas e objetivos organizacionais. Neste estudo, os dados obtidos refletiram a realidade de uma empresa que passou por um processo de reestruturação que propiciou o surgimento de alguns problemas no tocante ao processo de geração e difusão de conhecimento dentro da empresa. Notadamente, as políticas de recursos humanos adotadas pela empresa na gestão de empregados mensalistas e efetivos geraram uma diferente percepção que pode comprometer todo o trabalho desenvolvido no tocante ao capital de relacionamento. O trabalho evidenciou que uma empresa que busque modernizar e estimular o desenvolvimento do capital de relacionamento necessitaria desenvolver uma nova forma de mensurar os resultados obtidos, em que esteja sendo avaliado o desempenho nos sete pontos identificados durante a construção do trabalho: conhecimento, comprometimento, relacionamento, custo, responsabilidade, informação e qualidade.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600004RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.6 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000600004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Carlos Donizeti Ferreira daNagano,Marcelo SeidoMerlo,Edgard Monfortepor2012-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000600004Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-02-15T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
title Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
spellingShingle Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
Silva,Carlos Donizeti Ferreira da
Capital intelectual
Capital de relacionamento
Comprometimento
Desempenho
Gestão do conhecimento
title_short Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
title_full Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
title_fullStr Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
title_full_unstemmed Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
title_sort Gestão do capital de relacionamento: estudo de caso em uma tradicional fábrica no Brasil
author Silva,Carlos Donizeti Ferreira da
author_facet Silva,Carlos Donizeti Ferreira da
Nagano,Marcelo Seido
Merlo,Edgard Monforte
author_role author
author2 Nagano,Marcelo Seido
Merlo,Edgard Monforte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Carlos Donizeti Ferreira da
Nagano,Marcelo Seido
Merlo,Edgard Monforte
dc.subject.por.fl_str_mv Capital intelectual
Capital de relacionamento
Comprometimento
Desempenho
Gestão do conhecimento
topic Capital intelectual
Capital de relacionamento
Comprometimento
Desempenho
Gestão do conhecimento
description O capital de relacionamento e as formas associadas à sua gestão têm sido apresentados como uma importante estratégia no alcance de metas e objetivos organizacionais. Neste estudo, os dados obtidos refletiram a realidade de uma empresa que passou por um processo de reestruturação que propiciou o surgimento de alguns problemas no tocante ao processo de geração e difusão de conhecimento dentro da empresa. Notadamente, as políticas de recursos humanos adotadas pela empresa na gestão de empregados mensalistas e efetivos geraram uma diferente percepção que pode comprometer todo o trabalho desenvolvido no tocante ao capital de relacionamento. O trabalho evidenciou que uma empresa que busque modernizar e estimular o desenvolvimento do capital de relacionamento necessitaria desenvolver uma nova forma de mensurar os resultados obtidos, em que esteja sendo avaliado o desempenho nos sete pontos identificados durante a construção do trabalho: conhecimento, comprometimento, relacionamento, custo, responsabilidade, informação e qualidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712008000600004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.6 2008
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648011317248