Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ikeda,Ana Akemi
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bacellar,Fátima Cristina Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000500007
Resumo: Os desafios do magistério são grandes e numerosos apresentando pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação aos alunos de diferentes níveis: graduação e pós-graduação. Foram feitas entrevistas individuais em profundidade para a coleta de dados e utilizada a grounded theory para a condução do trabalho e análise dos dados. O estudo conclui que, para os professores que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de mestrado/doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. Por fim, sugere-se, com base nos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.
id MACKENZIE-2_b05110981e8aee80246a2796c7d6acae
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712008000500007
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em MarketingMarketingProfessoresAlunosAprendizagemTeoria fundamentadaOs desafios do magistério são grandes e numerosos apresentando pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação aos alunos de diferentes níveis: graduação e pós-graduação. Foram feitas entrevistas individuais em profundidade para a coleta de dados e utilizada a grounded theory para a condução do trabalho e análise dos dados. O estudo conclui que, para os professores que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de mestrado/doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. Por fim, sugere-se, com base nos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000500007RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.5 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000500007info:eu-repo/semantics/openAccessIkeda,Ana AkemiBacellar,Fátima Cristina Trindadepor2012-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000500007Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-02-16T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
title Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
spellingShingle Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
Ikeda,Ana Akemi
Marketing
Professores
Alunos
Aprendizagem
Teoria fundamentada
title_short Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
title_full Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
title_fullStr Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
title_full_unstemmed Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
title_sort Revelando e compreendendo o relacionamento professor-aluno em Marketing
author Ikeda,Ana Akemi
author_facet Ikeda,Ana Akemi
Bacellar,Fátima Cristina Trindade
author_role author
author2 Bacellar,Fátima Cristina Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ikeda,Ana Akemi
Bacellar,Fátima Cristina Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Professores
Alunos
Aprendizagem
Teoria fundamentada
topic Marketing
Professores
Alunos
Aprendizagem
Teoria fundamentada
description Os desafios do magistério são grandes e numerosos apresentando pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação aos alunos de diferentes níveis: graduação e pós-graduação. Foram feitas entrevistas individuais em profundidade para a coleta de dados e utilizada a grounded theory para a condução do trabalho e análise dos dados. O estudo conclui que, para os professores que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de mestrado/doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. Por fim, sugere-se, com base nos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712008000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.5 2008
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648005025792