A internacionalização da indústria calçadista francana

Bibliographic Details
Main Author: Machado Neto,Alfredo José
Publication Date: 2008
Other Authors: Almeida,Fernando Carvalho de
Format: Article
Language: por
Source: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006
Summary: RESUMO Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afirmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior.
id MACKENZIE-2_d1205ea9f4b36045048056d75aa49065
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712008000800006
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling A internacionalização da indústria calçadista francanaInternacionalizaçãoIndústria de calçadosCanais de distribuiçãoExportaçãoComércio internacionalRESUMO Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afirmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.8 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000800006info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Neto,Alfredo JoséAlmeida,Fernando Carvalho depor2011-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000800006Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2011-11-21T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização da indústria calçadista francana
title A internacionalização da indústria calçadista francana
spellingShingle A internacionalização da indústria calçadista francana
Machado Neto,Alfredo José
Internacionalização
Indústria de calçados
Canais de distribuição
Exportação
Comércio internacional
title_short A internacionalização da indústria calçadista francana
title_full A internacionalização da indústria calçadista francana
title_fullStr A internacionalização da indústria calçadista francana
title_full_unstemmed A internacionalização da indústria calçadista francana
title_sort A internacionalização da indústria calçadista francana
author Machado Neto,Alfredo José
author_facet Machado Neto,Alfredo José
Almeida,Fernando Carvalho de
author_role author
author2 Almeida,Fernando Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Neto,Alfredo José
Almeida,Fernando Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Indústria de calçados
Canais de distribuição
Exportação
Comércio internacional
topic Internacionalização
Indústria de calçados
Canais de distribuição
Exportação
Comércio internacional
description RESUMO Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afirmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712008000800006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.8 2008
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128648032288768