A internacionalização da indústria calçadista francana
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2008 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006 |
Summary: | RESUMO Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afirmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior. |
id |
MACKENZIE-2_d1205ea9f4b36045048056d75aa49065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1678-69712008000800006 |
network_acronym_str |
MACKENZIE-2 |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
A internacionalização da indústria calçadista francanaInternacionalizaçãoIndústria de calçadosCanais de distribuiçãoExportaçãoComércio internacionalRESUMO Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afirmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.8 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000800006info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Neto,Alfredo JoséAlmeida,Fernando Carvalho depor2011-11-21T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000800006Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2011-11-21T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internacionalização da indústria calçadista francana |
title |
A internacionalização da indústria calçadista francana |
spellingShingle |
A internacionalização da indústria calçadista francana Machado Neto,Alfredo José Internacionalização Indústria de calçados Canais de distribuição Exportação Comércio internacional |
title_short |
A internacionalização da indústria calçadista francana |
title_full |
A internacionalização da indústria calçadista francana |
title_fullStr |
A internacionalização da indústria calçadista francana |
title_full_unstemmed |
A internacionalização da indústria calçadista francana |
title_sort |
A internacionalização da indústria calçadista francana |
author |
Machado Neto,Alfredo José |
author_facet |
Machado Neto,Alfredo José Almeida,Fernando Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Fernando Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Neto,Alfredo José Almeida,Fernando Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Indústria de calçados Canais de distribuição Exportação Comércio internacional |
topic |
Internacionalização Indústria de calçados Canais de distribuição Exportação Comércio internacional |
description |
RESUMO Este estudo tem por objetivo investigar, à luz das teorias de internacionalização de empresas, as formas de inserção no mercado externo das indústrias de calçados da cidade de Franca, no Estado de São Paulo, e o estágio atual dessas empresas no processo de internacionalização de suas atividades. Foram enviados questionários às 208 empresas que compõem o universo das pequenas, médias e grandes indústrias de calçados da cidade, com um retorno de 70%. Os resultados apurados permitem afirmar que elas seguem uma estratégia gradual de inserção no mercado internacional, em consonância com a literatura sobre o processo de internacionalização. A maioria delas se encontra, ainda, nos estágios iniciais desse processo. As principais causas para o lento desenvolvimento dessas empresas no mercado internacional são a utilização de intermediários na comercialização, a não-utilização de marcas próprias e a falta de desenvolvimento de canais próprios de distribuição no exterior. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000800006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1678-69712008000800006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.8 2008 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1752128648032288768 |