O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Marco Antônio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Urdan,André Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200005
Resumo: Este artigo trata de tema pouco abordado no âmbito acadêmico estrangeiro e, mais ainda, no brasileiro: o conhecimento do consumidor sobre preços. Os objetivos foram descrever o conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de distintas categorias de bens duráveis e avaliar os fatores envolvimento com o produto, exposição à propaganda e o uso da relação preço-qualidade como seus potenciais determinantes. Num esquema descritivo, um levantamento com duzentos consumidores foi realizado. Aplicaram-se testes do qui-quadrado e análises de regressão múltipla. Os dados revelaram significativas variações no conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de oito categorias. Apenas um terço dos consumidores forneceu estimativas de preço para os produtos com razoável precisão, demonstrando que tal conhecimento é limitado. Algumas das relações entre o conhecimento do consumidor sobre preços e seus potenciais determinantes se mostraram significantes, mas tênues no poder de explicação. A pesquisa traz interessantes implicações acadêmicas e direcionamentos para a prática de marketing.
id MACKENZIE-2_d2d63ed533f6f79cb7a85b84e9a3c9e1
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-69712008000200005
network_acronym_str MACKENZIE-2
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveisConsumidorConhecimento de preçoEnvolvimentoPropagandaPreço-qualidadeEste artigo trata de tema pouco abordado no âmbito acadêmico estrangeiro e, mais ainda, no brasileiro: o conhecimento do consumidor sobre preços. Os objetivos foram descrever o conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de distintas categorias de bens duráveis e avaliar os fatores envolvimento com o produto, exposição à propaganda e o uso da relação preço-qualidade como seus potenciais determinantes. Num esquema descritivo, um levantamento com duzentos consumidores foi realizado. Aplicaram-se testes do qui-quadrado e análises de regressão múltipla. Os dados revelaram significativas variações no conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de oito categorias. Apenas um terço dos consumidores forneceu estimativas de preço para os produtos com razoável precisão, demonstrando que tal conhecimento é limitado. Algumas das relações entre o conhecimento do consumidor sobre preços e seus potenciais determinantes se mostraram significantes, mas tênues no poder de explicação. A pesquisa traz interessantes implicações acadêmicas e direcionamentos para a prática de marketing.Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200005RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.2 2008reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)instacron:MACKENZIE10.1590/S1678-69712008000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marco AntônioUrdan,André Torrespor2012-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1678-69712008000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/ram/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2012-06-12T00:00RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
title O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
spellingShingle O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
Silva,Marco Antônio
Consumidor
Conhecimento de preço
Envolvimento
Propaganda
Preço-qualidade
title_short O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
title_full O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
title_fullStr O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
title_full_unstemmed O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
title_sort O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis
author Silva,Marco Antônio
author_facet Silva,Marco Antônio
Urdan,André Torres
author_role author
author2 Urdan,André Torres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Marco Antônio
Urdan,André Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Conhecimento de preço
Envolvimento
Propaganda
Preço-qualidade
topic Consumidor
Conhecimento de preço
Envolvimento
Propaganda
Preço-qualidade
description Este artigo trata de tema pouco abordado no âmbito acadêmico estrangeiro e, mais ainda, no brasileiro: o conhecimento do consumidor sobre preços. Os objetivos foram descrever o conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de distintas categorias de bens duráveis e avaliar os fatores envolvimento com o produto, exposição à propaganda e o uso da relação preço-qualidade como seus potenciais determinantes. Num esquema descritivo, um levantamento com duzentos consumidores foi realizado. Aplicaram-se testes do qui-quadrado e análises de regressão múltipla. Os dados revelaram significativas variações no conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de oito categorias. Apenas um terço dos consumidores forneceu estimativas de preço para os produtos com razoável precisão, demonstrando que tal conhecimento é limitado. Algumas das relações entre o conhecimento do consumidor sobre preços e seus potenciais determinantes se mostraram significantes, mas tênues no poder de explicação. A pesquisa traz interessantes implicações acadêmicas e direcionamentos para a prática de marketing.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712008000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1678-69712008000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie v.9 n.2 2008
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1752128647967277056