Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/5159 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo identificar as percepções de servidores acerca dos valores organizacionais em instituições públicas da administração indireta federal, visando observar a ocorrência de variações segundo a posição hierárquica dos mesmos e o tipo de entidade analisada. Com esse propósito, focalizou o caso de quatro instituições, utilizando uma amostra de 128 servidores, aos quais foi aplicado o Inventário de Valores Organizacionais. Os resultados apontaram que embora haja concordância entre gestores e subordinados sobre o conjunto de valores que constituem as prioridades axiológicas das instituições analisadas, os primeiros julgam que são mais relevantes os valores de Autonomia e os segundos, os valores de Hierarquia. Quanto às prioridades axiológicas nas diferentes entidades, as percepções apontam para alguns elementos de diferenciação representados pela importância da Autonomia para a Autarquia e a Fundação Pública e do Domínio para a Empresa Pública e a Sociedade de Economia Mista. Prevalece, entretanto, a similaridade na hierarquização de valores, com maior ênfase na Hierarquia e no Conservadorismo, demonstrando que estas instituições, a despeito das iniciativas implementadas a partir da reforma gerencial nos anos de 1990, seguem caracterizadas principalmente por valores relacionados à conservação de sua estrutura, costumes, normas e tradições, além de expressarem foco na autoridade, na obediência e no poder social. As implicações, limitações e contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para pesquisas futuras. |
id |
MACKENZIE_05e7dfc654fc1d06324fc22e55fd4fa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/5159 |
network_acronym_str |
MACKENZIE |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration EntityLos Valores Organizacionales en Instituciones Públicas Brasileñas: Percepciones de Servidores en Diferentes Posiciones Jerárquicas y Tipos de Entidad de la Administración IndirectaValores Organizacionais em Instituições Públicas Brasileiras: Percepções dos Servidores em Diferentes Posições Hierárquicas e Tipos de Entidade da Administração Indiretavalores organizacionaispercepção de valoresservidores públicosinstituições públicasadministração indiretaO estudo teve como objetivo identificar as percepções de servidores acerca dos valores organizacionais em instituições públicas da administração indireta federal, visando observar a ocorrência de variações segundo a posição hierárquica dos mesmos e o tipo de entidade analisada. Com esse propósito, focalizou o caso de quatro instituições, utilizando uma amostra de 128 servidores, aos quais foi aplicado o Inventário de Valores Organizacionais. Os resultados apontaram que embora haja concordância entre gestores e subordinados sobre o conjunto de valores que constituem as prioridades axiológicas das instituições analisadas, os primeiros julgam que são mais relevantes os valores de Autonomia e os segundos, os valores de Hierarquia. Quanto às prioridades axiológicas nas diferentes entidades, as percepções apontam para alguns elementos de diferenciação representados pela importância da Autonomia para a Autarquia e a Fundação Pública e do Domínio para a Empresa Pública e a Sociedade de Economia Mista. Prevalece, entretanto, a similaridade na hierarquização de valores, com maior ênfase na Hierarquia e no Conservadorismo, demonstrando que estas instituições, a despeito das iniciativas implementadas a partir da reforma gerencial nos anos de 1990, seguem caracterizadas principalmente por valores relacionados à conservação de sua estrutura, costumes, normas e tradições, além de expressarem foco na autoridade, na obediência e no poder social. As implicações, limitações e contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para pesquisas futuras.Editora Mackenzie2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresestudo de caso múltiploapplication/pdfhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/5159Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 No. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 Núm. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review); v. 14 n. 5 (2013)1678-69711518-6776reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEporhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/5159/4490Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzieinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Virginia D.Oliveira, Thais Aluxe deSilva, Daniele Cristhiane da2013-11-01T14:43:26Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/5159Revistahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/PUBhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/oairevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2024-04-19T17:00:54.837576RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity Los Valores Organizacionales en Instituciones Públicas Brasileñas: Percepciones de Servidores en Diferentes Posiciones Jerárquicas y Tipos de Entidad de la Administración Indirecta Valores Organizacionais em Instituições Públicas Brasileiras: Percepções dos Servidores em Diferentes Posições Hierárquicas e Tipos de Entidade da Administração Indireta |
title |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity |
spellingShingle |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity Carvalho, Virginia D. valores organizacionais percepção de valores servidores públicos instituições públicas administração indireta |
title_short |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity |
title_full |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity |
title_fullStr |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity |
title_full_unstemmed |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity |
title_sort |
Organizational Values in Brazilian Public Institutions: Perceptions of Civil Servants in Different Hierarchical Positions and Types of Indirect Administration Entity |
author |
Carvalho, Virginia D. |
author_facet |
Carvalho, Virginia D. Oliveira, Thais Aluxe de Silva, Daniele Cristhiane da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Thais Aluxe de Silva, Daniele Cristhiane da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Virginia D. Oliveira, Thais Aluxe de Silva, Daniele Cristhiane da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valores organizacionais percepção de valores servidores públicos instituições públicas administração indireta |
topic |
valores organizacionais percepção de valores servidores públicos instituições públicas administração indireta |
description |
O estudo teve como objetivo identificar as percepções de servidores acerca dos valores organizacionais em instituições públicas da administração indireta federal, visando observar a ocorrência de variações segundo a posição hierárquica dos mesmos e o tipo de entidade analisada. Com esse propósito, focalizou o caso de quatro instituições, utilizando uma amostra de 128 servidores, aos quais foi aplicado o Inventário de Valores Organizacionais. Os resultados apontaram que embora haja concordância entre gestores e subordinados sobre o conjunto de valores que constituem as prioridades axiológicas das instituições analisadas, os primeiros julgam que são mais relevantes os valores de Autonomia e os segundos, os valores de Hierarquia. Quanto às prioridades axiológicas nas diferentes entidades, as percepções apontam para alguns elementos de diferenciação representados pela importância da Autonomia para a Autarquia e a Fundação Pública e do Domínio para a Empresa Pública e a Sociedade de Economia Mista. Prevalece, entretanto, a similaridade na hierarquização de valores, com maior ênfase na Hierarquia e no Conservadorismo, demonstrando que estas instituições, a despeito das iniciativas implementadas a partir da reforma gerencial nos anos de 1990, seguem caracterizadas principalmente por valores relacionados à conservação de sua estrutura, costumes, normas e tradições, além de expressarem foco na autoridade, na obediência e no poder social. As implicações, limitações e contribuições do estudo são discutidas, com sugestões para pesquisas futuras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares estudo de caso múltiplo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/5159 |
url |
https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/5159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/5159/4490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzie info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzie |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 No. 5 (2013) Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 Núm. 5 (2013) Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review); v. 14 n. 5 (2013) 1678-6971 1518-6776 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1796794718733991936 |