Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ana Paula Paes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Assis, Lílian Bambirra, Barreto, Raquel de Oliveira, Viegas, Glauce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997
Resumo: Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico.
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