Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ana Paula Paes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Assis, Lílian Bambirra, Barreto, Raquel de Oliveira, Viegas, Glauce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAM. Revista de Administração Mackenzie
Texto Completo: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997
Resumo: Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico.
id MACKENZIE_631db3351f03fb0d915a98d7cb22c01a
oai_identifier_str oai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/3997
network_acronym_str MACKENZIE
network_name_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository_id_str
spelling Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical PedagogyEstudios de Caso en la Enseñanza de la Administración: Error Constructivo Libertador como un Camino para la Inserción de la Pedagogía CríticaEstudos de Caso no Ensino em Administração: O Erro Construtivo Libertador Como Caminho para Inserção da Pedagogia CríticaEstudos de CasoEnsino da AdministraçãoPedagogia CríticaNeste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico.Editora Mackenzie2013-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 No. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 Núm. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review); v. 14 n. 5 (2013)1678-69711518-6776reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEporhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997/4489Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzieinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Ana Paula Paes dede Assis, Lílian BambirraBarreto, Raquel de OliveiraViegas, Glauce2013-11-01T14:43:26Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/3997Revistahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/PUBhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/oairevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2013-11-01T14:43:26RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.none.fl_str_mv Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
Estudios de Caso en la Enseñanza de la Administración: Error Constructivo Libertador como un Camino para la Inserción de la Pedagogía Crítica
Estudos de Caso no Ensino em Administração: O Erro Construtivo Libertador Como Caminho para Inserção da Pedagogia Crítica
title Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
spellingShingle Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
Paula, Ana Paula Paes de
Estudos de Caso
Ensino da Administração
Pedagogia Crítica
title_short Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
title_full Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
title_fullStr Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
title_full_unstemmed Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
title_sort Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
author Paula, Ana Paula Paes de
author_facet Paula, Ana Paula Paes de
de Assis, Lílian Bambirra
Barreto, Raquel de Oliveira
Viegas, Glauce
author_role author
author2 de Assis, Lílian Bambirra
Barreto, Raquel de Oliveira
Viegas, Glauce
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Ana Paula Paes de
de Assis, Lílian Bambirra
Barreto, Raquel de Oliveira
Viegas, Glauce
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de Caso
Ensino da Administração
Pedagogia Crítica
topic Estudos de Caso
Ensino da Administração
Pedagogia Crítica
description Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997
url https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997/4489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzie
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzie
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 No. 5 (2013)
Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 Núm. 5 (2013)
Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review); v. 14 n. 5 (2013)
1678-6971
1518-6776
reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str RAM. Revista de Administração Mackenzie
collection RAM. Revista de Administração Mackenzie
repository.name.fl_str_mv RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv revista.adm@mackenzie.br
_version_ 1813820670864261120