Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAM. Revista de Administração Mackenzie |
Texto Completo: | https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997 |
Resumo: | Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico. |
id |
MACKENZIE_631db3351f03fb0d915a98d7cb22c01a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/3997 |
network_acronym_str |
MACKENZIE |
network_name_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical PedagogyEstudios de Caso en la Enseñanza de la Administración: Error Constructivo Libertador como un Camino para la Inserción de la Pedagogía CríticaEstudos de Caso no Ensino em Administração: O Erro Construtivo Libertador Como Caminho para Inserção da Pedagogia CríticaEstudos de CasoEnsino da AdministraçãoPedagogia CríticaNeste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico.Editora Mackenzie2013-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 No. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 Núm. 5 (2013)Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review); v. 14 n. 5 (2013)1678-69711518-6776reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEporhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997/4489Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzieinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Ana Paula Paes dede Assis, Lílian BambirraBarreto, Raquel de OliveiraViegas, Glauce2013-11-01T14:43:26Zoai:ojs.editorarevistas.mackenzie.br:article/3997Revistahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/PUBhttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/oairevista.adm@mackenzie.br1678-69711518-6776opendoar:2013-11-01T14:43:26RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy Estudios de Caso en la Enseñanza de la Administración: Error Constructivo Libertador como un Camino para la Inserción de la Pedagogía Crítica Estudos de Caso no Ensino em Administração: O Erro Construtivo Libertador Como Caminho para Inserção da Pedagogia Crítica |
title |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy |
spellingShingle |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy Paula, Ana Paula Paes de Estudos de Caso Ensino da Administração Pedagogia Crítica |
title_short |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy |
title_full |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy |
title_fullStr |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy |
title_full_unstemmed |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy |
title_sort |
Case Studies in Management Education: Liberator and Constructive Error as a Path for Insertion of Critical Pedagogy |
author |
Paula, Ana Paula Paes de |
author_facet |
Paula, Ana Paula Paes de de Assis, Lílian Bambirra Barreto, Raquel de Oliveira Viegas, Glauce |
author_role |
author |
author2 |
de Assis, Lílian Bambirra Barreto, Raquel de Oliveira Viegas, Glauce |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Ana Paula Paes de de Assis, Lílian Bambirra Barreto, Raquel de Oliveira Viegas, Glauce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de Caso Ensino da Administração Pedagogia Crítica |
topic |
Estudos de Caso Ensino da Administração Pedagogia Crítica |
description |
Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que o erro construtivo, enquanto hipótese a respeito de um determinado saber, é uma forma provisória de saber, que coloca em questão a ideia de que o acerto ocorre quando há exata correspondência com a resposta prevista pelo educador, o que frequentemente impõe obstáculos à reflexão e à capacidade criativa. Como contraponto, buscou-se analisar como casos de fracasso e suas distintas formas de aplicação podem contribuir para uma experiência formativa diferenciada dos alunos. Recorreu-se então à metodologia de construção de casos de ensino, que foram baseados em pesquisa empírica com informantes-chave das organizações investigadas, complementada por dados secundários. Em uma segunda etapa, os casos elaborados foram aplicados em diferentes situações de ensino-aprendizagem e com estes semi-experimentos pedagógicos foram avaliadas não apenas a efetividade dos casos de fracasso comparativamente aos casos de sucesso, como também as variadas possibilidades de aplicação dos mesmos. Os semi-experimentos realizados apontaram para o fato de que as seguintes variáveis podem influenciar nos resultados obtidos com a utilização do método: a forma como o caso é redigido; o método de aplicação (restritivo ou não restritivo); a disciplina em que o caso é aplicado; o professor que leciona a disciplina; o conhecimento ou prévio contato dos principais conceitos teóricos sobre o tema abordado; e o conhecimento das práticas e métodos de estudos de casos. Assim, concluiu-se que a utilização do método do caso no ensino em administração é mais complexa do que em geral se considera, especialmente se a intenção é de fato estimular o pensamento crítico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997 |
url |
https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/3997/4489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzie info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista de Administração Mackenzie |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 No. 5 (2013) Revista de Administração Mackenzie; Vol. 14 Núm. 5 (2013) Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review); v. 14 n. 5 (2013) 1678-6971 1518-6776 reponame:RAM. Revista de Administração Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
collection |
RAM. Revista de Administração Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
RAM. Revista de Administração Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.adm@mackenzie.br |
_version_ |
1813820670864261120 |