Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reda, Marcio Armando
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/0000070e.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451383
Resumo: O presente trabalho dedicou-se a estudar a Operação “Cisne Branco”, que vem a ser a principal atividade de comunicação social da Marinha do Brasil voltada ao público estudantil. A motivação deveu-se à queda, nos últimos anos, da participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio, alvos da abrangência da operação. Por meio de pesquisas bibliográficas, entrevistas com personalidades detentoras de elevado saber sobre comunicação social, interna e externamente à Marinha, além de questionários endereçados a todos os Distritos Navais, agentes executores da Operação “Cisne Branco” nas suas respectivas áreas de jurisdição, este autor buscou identificar as possíveis razões para a situação em curso, bem como elaborar sugestões para o aprimoramento da citada operação. Antes, e inicialmente, foi apresentada uma abordagem que evidenciou o fenômeno da comunicação como sendo um processo intrínseco ao homem, confundindo-se com sua própria história. O estudo da evolução dos meios de comunicação permitiu a percepção da predominância sucessiva de quatro mídias, correspondentes aos sistemas oral, escrito, impresso e elétrico; este último, representado pela internet. Nesse contexto, foram também explicados os componentes do processo consagrado de comunicação. Essencial à visibilidade das Forças Armadas perante a sociedade, bem como à consciência desta quanto à importância de sua existência, a comunicação social das Forças Armadas foi comentada, apresentando-se a política adotada e a estruturação de seus sistemas. Em relação à Marinha do Brasil, foi feita alusão à sua publicação doutrinária, o EMA-860, bem como a documentos que enfatizam as ações a serem conduzidas visando a ampliar a divulgação da Força à sociedade. Em seguida, foi estudada uma estratégia de comunicação institucional associada à operação. Então, após a abordagem detalhada da sua estruturação e execução, o autor enumerou diversas proposições para o que intitulou “a Operação Cisne Branco do futuro”. Destacam-se, dentre elas, a ampliação da operação ao ensino superior, a exploração do recurso das mídias sociais, a conquista de maior apoio das Sociedades Amigos da Marinha e de outras instituições públicas e privadas, o melhor aproveitamento dos navios como plataforma física para a atração da atenção do público jovem, a gestão junto às Secretarias de Educação visando à inserção das atividades da operação no currículo escolar das escolas selecionadas, bem como de assuntos da Marinha aplicáveis a diversas matérias escolares para a maior divulgação da Instituição. Uma Operação “Cisne Branco” modernizada, além de melhor divulgar temas de relevância da Força Naval para a sociedade, em especial para o público estudantil dos ensinos fundamental, médio e superior, composto por jovens das gerações Z e Y, contribuirá para arregimentar mais recursos humanos para a MB, não somente em termos de quantidade, mas, também, de qualidade.
id MB_03640e6fa0dac321e144788c305dfd6e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451383
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Pereira, AlbertinoReda, Marcio ArmandoPereira, Albertino2018-07-04T18:29:13Z2018-07-04T18:29:13Z2011http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/0000070e.pdfhttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451383O presente trabalho dedicou-se a estudar a Operação “Cisne Branco”, que vem a ser a principal atividade de comunicação social da Marinha do Brasil voltada ao público estudantil. A motivação deveu-se à queda, nos últimos anos, da participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio, alvos da abrangência da operação. Por meio de pesquisas bibliográficas, entrevistas com personalidades detentoras de elevado saber sobre comunicação social, interna e externamente à Marinha, além de questionários endereçados a todos os Distritos Navais, agentes executores da Operação “Cisne Branco” nas suas respectivas áreas de jurisdição, este autor buscou identificar as possíveis razões para a situação em curso, bem como elaborar sugestões para o aprimoramento da citada operação. Antes, e inicialmente, foi apresentada uma abordagem que evidenciou o fenômeno da comunicação como sendo um processo intrínseco ao homem, confundindo-se com sua própria história. O estudo da evolução dos meios de comunicação permitiu a percepção da predominância sucessiva de quatro mídias, correspondentes aos sistemas oral, escrito, impresso e elétrico; este último, representado pela internet. Nesse contexto, foram também explicados os componentes do processo consagrado de comunicação. Essencial à visibilidade das Forças Armadas perante a sociedade, bem como à consciência desta quanto à importância de sua existência, a comunicação social das Forças Armadas foi comentada, apresentando-se a política adotada e a estruturação de seus sistemas. Em relação à Marinha do Brasil, foi feita alusão à sua publicação doutrinária, o EMA-860, bem como a documentos que enfatizam as ações a serem conduzidas visando a ampliar a divulgação da Força à sociedade. Em seguida, foi estudada uma estratégia de comunicação institucional associada à operação. Então, após a abordagem detalhada da sua estruturação e execução, o autor enumerou diversas proposições para o que intitulou “a Operação Cisne Branco do futuro”. Destacam-se, dentre elas, a ampliação da operação ao ensino superior, a exploração do recurso das mídias sociais, a conquista de maior apoio das Sociedades Amigos da Marinha e de outras instituições públicas e privadas, o melhor aproveitamento dos navios como plataforma física para a atração da atenção do público jovem, a gestão junto às Secretarias de Educação visando à inserção das atividades da operação no currículo escolar das escolas selecionadas, bem como de assuntos da Marinha aplicáveis a diversas matérias escolares para a maior divulgação da Instituição. Uma Operação “Cisne Branco” modernizada, além de melhor divulgar temas de relevância da Força Naval para a sociedade, em especial para o público estudantil dos ensinos fundamental, médio e superior, composto por jovens das gerações Z e Y, contribuirá para arregimentar mais recursos humanos para a MB, não somente em termos de quantidade, mas, também, de qualidade.This academic essay was devoted to study the "White Swan” Operation, which is the main activity of the Brazilian Navy public affairs dedicated to students. The motivation was due to the reduction, in recent years, of the participation of middle and high school students, to whom the operations is focused. Through literature searches, interviews with well-known celebrities in this area, and questionnaires addressed to all Naval Districts, agents that really lead the activities regarding the said operation in their jurisdiction area, this author identified the reasons for the current situation and proposed actions in order to improve the operation. Initially the communications process was studied as something related to human being existence, mixed with his own history. The analysis of the progression of the media has allowed the perception of the predominance of four successive media: oral, written, printed, and electrical ones, the latter represented by the internet. In this context, the media components were detailed. The public affairs policy is very important to the visibility of the military Institutions. Its structure was also studied. Regarding Brazilian Navy, there is a doctrinal publication, the EMA-860, as well as documents that emphasize the actions to be conducted in order to broaden the dissemination of the naval activities to the Brazilian society. Secondly, an institutional communication strategy associated with the operation was presented. Then, the author listed several propositions for the “White Swan” Operation for the future. Among them, the expansion of the operation to higher education, the exploitation of the resource of social media, the attempts in order to get more support from other institutions, the better use of ships as a platform for attracting the attention of young students, and the support and interaction provided by Departments of Education. The modernized "White Swan" Operation, in addition to a better disclosure of relevant subjects to society, especially to middle, high and college students, composed of teenagers, who belong to “Z and Y” generations, contributes to convince more people to choose the military career, not only in terms of quantity, but also quality.porEscola de Guerra Naval (EGN)ComunicaçãoComunicação culturalEstratégia MilitarPlanejamento estratégicoComunicação Forças ArmadasAprimoramento da Operação “Cisne Branco”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT0000070e.pdf.txt0000070e.pdf.txtExtracted texttext/plain309272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451383/2/0000070e.pdf.txtc465932df1f0ed221584a9950ae59e74MD52ORIGINAL0000070e.pdfapplication/pdf1301760https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451383/1/0000070e.pdfc17bf6cb420a19fc8c2c020f72e3df8dMD51THUMBNAIL0000070e.pdf.jpg0000070e.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451383/3/0000070e.pdf.jpg092f3062d196262488006bb953f043b4MD53ripcmb/4513832022-09-23 18:00:05.207oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451383Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T21:00:05Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
title Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
spellingShingle Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
Reda, Marcio Armando
Comunicação
Comunicação cultural
Estratégia Militar
Planejamento estratégico
Comunicação Forças Armadas
title_short Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
title_full Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
title_fullStr Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
title_full_unstemmed Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
title_sort Aprimoramento da Operação “Cisne Branco”
author Reda, Marcio Armando
author_facet Reda, Marcio Armando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Albertino
dc.contributor.author.fl_str_mv Reda, Marcio Armando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Albertino
contributor_str_mv Pereira, Albertino
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação cultural
Estratégia Militar
Planejamento estratégico
Comunicação Forças Armadas
topic Comunicação
Comunicação cultural
Estratégia Militar
Planejamento estratégico
Comunicação Forças Armadas
description O presente trabalho dedicou-se a estudar a Operação “Cisne Branco”, que vem a ser a principal atividade de comunicação social da Marinha do Brasil voltada ao público estudantil. A motivação deveu-se à queda, nos últimos anos, da participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio, alvos da abrangência da operação. Por meio de pesquisas bibliográficas, entrevistas com personalidades detentoras de elevado saber sobre comunicação social, interna e externamente à Marinha, além de questionários endereçados a todos os Distritos Navais, agentes executores da Operação “Cisne Branco” nas suas respectivas áreas de jurisdição, este autor buscou identificar as possíveis razões para a situação em curso, bem como elaborar sugestões para o aprimoramento da citada operação. Antes, e inicialmente, foi apresentada uma abordagem que evidenciou o fenômeno da comunicação como sendo um processo intrínseco ao homem, confundindo-se com sua própria história. O estudo da evolução dos meios de comunicação permitiu a percepção da predominância sucessiva de quatro mídias, correspondentes aos sistemas oral, escrito, impresso e elétrico; este último, representado pela internet. Nesse contexto, foram também explicados os componentes do processo consagrado de comunicação. Essencial à visibilidade das Forças Armadas perante a sociedade, bem como à consciência desta quanto à importância de sua existência, a comunicação social das Forças Armadas foi comentada, apresentando-se a política adotada e a estruturação de seus sistemas. Em relação à Marinha do Brasil, foi feita alusão à sua publicação doutrinária, o EMA-860, bem como a documentos que enfatizam as ações a serem conduzidas visando a ampliar a divulgação da Força à sociedade. Em seguida, foi estudada uma estratégia de comunicação institucional associada à operação. Então, após a abordagem detalhada da sua estruturação e execução, o autor enumerou diversas proposições para o que intitulou “a Operação Cisne Branco do futuro”. Destacam-se, dentre elas, a ampliação da operação ao ensino superior, a exploração do recurso das mídias sociais, a conquista de maior apoio das Sociedades Amigos da Marinha e de outras instituições públicas e privadas, o melhor aproveitamento dos navios como plataforma física para a atração da atenção do público jovem, a gestão junto às Secretarias de Educação visando à inserção das atividades da operação no currículo escolar das escolas selecionadas, bem como de assuntos da Marinha aplicáveis a diversas matérias escolares para a maior divulgação da Instituição. Uma Operação “Cisne Branco” modernizada, além de melhor divulgar temas de relevância da Força Naval para a sociedade, em especial para o público estudantil dos ensinos fundamental, médio e superior, composto por jovens das gerações Z e Y, contribuirá para arregimentar mais recursos humanos para a MB, não somente em termos de quantidade, mas, também, de qualidade.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T18:29:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-04T18:29:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/0000070e.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451383
url http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/0000070e.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451383/2/0000070e.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451383/1/0000070e.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451383/3/0000070e.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c465932df1f0ed221584a9950ae59e74
c17bf6cb420a19fc8c2c020f72e3df8d
092f3062d196262488006bb953f043b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1813189021196615680