A determinação ou correção de uma derrota marítima segundo as previsões meteorológicas e oceanográficas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451526 |
Resumo: | Os fenômenos meteorológicos e oceanográficos são bem ordenados e para serem formados são necessárias condições propícias. Dependendo do nível de intensidade, os fenômenos podem mudar drasticamente o estado de mar, condições de vento e visibilidade, colocando em risco a segurança da navegação. Com o propósito de manter essa segurança e a fim de evitar gastos extras para o armador, todos navegantes devem ter conhecimento necessário para poderem agir da forma mais sensata quando se deparou de maneira a evitar fenômenos que afetam a navegação.Uma navegação e maltas latitudes,por exemplo, é ideal adotar uma navegação ortodrômica, isso pela grande redução em distância comparado com a loxodromia. No entanto,o navegante deve estar atento ao mês que será realizado a navegação, conferir a carta piloto adequada para saber se adotar uma derrota ortodrômica não coloca em risco a segurança de toda embarcação. Em altas latitudes há diversos riscos como icebergs, bergy bits, growlers que ao se chocarem com o navio podem resultar em avarias graves ou até levá-lo a pique. Além disso, o navegante deve estar atento ás cartas climáticas e estações do ano para saber se, nas médias a altas latitudes, é um período de gale ou extensos nevoeiros, já que esta reduz significativamente a visibilidade e essa pela mudança do estado do mar. Sendo assim, os marítimos devem ter conhecimentos de parâmetros climáticos de onde irão navegar para saberem o que podem enfrentar e planejar a melhor derrota. Porém, não basta saber parâmetros climáticos, é importante acompanhar a evolução do tempo diariamente. Com a carta piloto sabem-se os meses de ocorrência dos furacões, mas acompanhando as imagens de satélite,cartas sinóticas de pressão ao nível do mar e boletins meteorológicos é possível saber previamente o surgimento de ciclones tropicais a uma distância adequada para evitá-lo. Com estes produtos meteorológicos é possível, também, identificar a posição e evolução de ciclones extratropicais que alteram muito o estado do mar e junto com outros fatores formam as ondas anormais na costa sudeste da África do Sul. Desta forma, com todas estas publicações e produtos meteorológicos em mãos, somadas ao conhecimento, o navegante tem as ferramentas necessárias para tomar as atitudes corretas em cada uma dessas situações, tornando a navegação algo extremamente preciso. |
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No entanto,o navegante deve estar atento ao mês que será realizado a navegação, conferir a carta piloto adequada para saber se adotar uma derrota ortodrômica não coloca em risco a segurança de toda embarcação. Em altas latitudes há diversos riscos como icebergs, bergy bits, growlers que ao se chocarem com o navio podem resultar em avarias graves ou até levá-lo a pique. Além disso, o navegante deve estar atento ás cartas climáticas e estações do ano para saber se, nas médias a altas latitudes, é um período de gale ou extensos nevoeiros, já que esta reduz significativamente a visibilidade e essa pela mudança do estado do mar. Sendo assim, os marítimos devem ter conhecimentos de parâmetros climáticos de onde irão navegar para saberem o que podem enfrentar e planejar a melhor derrota. Porém, não basta saber parâmetros climáticos, é importante acompanhar a evolução do tempo diariamente. Com a carta piloto sabem-se os meses de ocorrência dos furacões, mas acompanhando as imagens de satélite,cartas sinóticas de pressão ao nível do mar e boletins meteorológicos é possível saber previamente o surgimento de ciclones tropicais a uma distância adequada para evitá-lo. Com estes produtos meteorológicos é possível, também, identificar a posição e evolução de ciclones extratropicais que alteram muito o estado do mar e junto com outros fatores formam as ondas anormais na costa sudeste da África do Sul. Desta forma, com todas estas publicações e produtos meteorológicos em mãos, somadas ao conhecimento, o navegante tem as ferramentas necessárias para tomar as atitudes corretas em cada uma dessas situações, tornando a navegação algo extremamente preciso.The meteorological and oceanographic phenomena are well organized and right conditions are needed to produce them. Depending on the intensity level, the phenomena can change the sea state, wind and visibilityconditionsdrastically, endangering the safety of navigation.In order to keep this safety and to avoid extra expenses for the owner, all seamen must have the knowledge to be able to act in the best way when they are next to or in order to avoid phenomena that affect navigation.Navigation in high latitudes, for example, is ideal to take a orthodromic navigation, because ofthe large reduction in distance compared to the rhumb line.However, the seaman must pay attention everymonth that the navigationwill be done, check the appropriate pilot charttoknowwhether to adopt a orthodromic routedoes not put at risk the safety of the entire vessel. At high latitudesthere are several risks likeicebergs, bergy bits, growlers that if crash with the ship can result in serious damage oreven sinkit.Furthermore, theseamanmust pay attentiontothe climatecharts and seasons to know if, in themedium to high latitudes, is a period of gale or extensive fogs, because of the significant visibilityreduction andsea conditions changethat each one cause.Therefore, seafarershaveto knowclimatic parameters from wherewill navigate to know what phenomenon they can find to plan the best route.Butit isalsoimportant to follow the evolution of time daily.Withpilotcharts is possibletoknowwhat arethe months of occurrence of hurricanes, but seeingsatellite images, pressureat sea levelsynoptic charts and weather reports is possible to know in advance the emergence of tropical cyclones at a suitable distance to avoid it.With these meteorological products it is also possible to identify the position and evolution of extratropical cyclones that change dangerously the sea state and along other factors form the abnormal waves on the southeast coast of South Africa. So, with all thesemeteorological publicationsand products on hands, added to knowledge, the seafarerhas the tools to take the right actions in each of these situations, making navigation something extremely accurate.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)MeteorologiaA determinação ou correção de uma derrota marítima segundo as previsões meteorológicas e oceanográficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000b9d.pdf.txt00000b9d.pdf.txtExtracted texttext/plain70004https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451526/3/00000b9d.pdf.txt6f1e21d07e9273e3cefbc2aba518d64dMD53ORIGINAL00000b9d.pdfapplication/pdf1392530https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451526/1/00000b9d.pdff69593938607d7440d176d4ff3f6bc32MD51THUMBNAIL00000b9d.pdf.jpg00000b9d.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2316https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451526/2/00000b9d.pdf.jpg031e9f4f107645440959e8e97fd67f2cMD52ripcmb/4515262022-09-23 17:50:23.232oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451526Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:50:23Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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