Narcotráfico e soberania: O papel da Marinha do Brasil na prevenção e no combate ao tráfico de drogas na tríplice fronteira Brasil – Colômbia – Peru, após a sanção da Lei Complementar n.º 136/2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, André Luiz Trindade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844401
Resumo: No decorrer dos últimos anos, estamos presenciando, diariamente, noticiários sobre o incremento da violência em todo o país, diretamente relacionada ao narcotráfico. Com o aumento do consumo de drogas em todo o mundo, as organizações criminosas estão se tornando cada vez mais poderosas, movimentando recursos financeiros como verdadeiras empresas multinacionais, utilizando tecnologias cada vez mais avançadas e, consequentemente, ocupando o lugar do Estado em regiões carentes e abandonadas, onde a ausência do poder público abre margem para que outros atores se valham do vácuo do poder. Isso é uma séria ameaça à soberania, que não admite a divisão do papel do Estado. A região amazônica, por ser fronteiriça com Colômbia e Peru, notórios países produtores de cocaína e maconha, e por possuir um vazio demográfico, bem como milhares de quilômetros de florestas, hidrovias e linhas de fronteira, é a principal porta de entrada das drogas e a raiz do mal em todo o país. Nela está, em grande parte, o foco do problema. A legislação é clara quanto ao papel de cada ator na prevenção e na repressão ao narcotráfico. Programas e sistemas de vigilância, de controle e de desenvolvimento dessa região, além da realização de operações conjuntas e interagências, nacionais e com a participação de nações amigas, existem para proteger e integrar a Amazônia. Entretanto, a imprevisibilidade no direcionamento dos recursos orçamentários, oscilando ao sabor de crises e prioridades, que variam de governo para governo, vem impactando diretamente na atuação do Estado. Este trabalho se propõe a analisar o impacto do narcotráfico transfronteiriço na soberania nacional, focando, em especial, num dos pontos mais críticos do nosso território, a tríplice fronteira Brasil – Colômbia – Peru, tida como uma das principais origens das drogas, que são transportadas, a partir daí, para todo o país e para o exterior, por meio da denominada Rota do Solimões. Diante desse problema, é realizada, ainda, a análise do papel das forças de segurança, em especial da Marinha do Brasil, na prevenção e no combate a esse ilícito. Para a consecução desse propósito, foram remetidos questionários aos atores do Comando do 9° Distrito Naval diretamente envolvidos nessa atuação, em complemento à pesquisa bibliográfica que fundamentou o estudo. Nesse sentido, o trabalho permitiu a conclusão de que o crescimento das organizações criminosas relacionadas ao narcotráfico está impactando a soberania interna brasileira e que existe a necessidade de um projeto de Estado, que não seja submetido às intempéries e prioridades variadas de cada governo, e permita um fluxo orçamentário previsível e constante, para que os programas e as forças de segurança, em conjunto, cumpram os seus respectivos papéis, de modo a atingir o propósito de manter a integridade e a soberania do Brasil
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A região amazônica, por ser fronteiriça com Colômbia e Peru, notórios países produtores de cocaína e maconha, e por possuir um vazio demográfico, bem como milhares de quilômetros de florestas, hidrovias e linhas de fronteira, é a principal porta de entrada das drogas e a raiz do mal em todo o país. Nela está, em grande parte, o foco do problema. A legislação é clara quanto ao papel de cada ator na prevenção e na repressão ao narcotráfico. Programas e sistemas de vigilância, de controle e de desenvolvimento dessa região, além da realização de operações conjuntas e interagências, nacionais e com a participação de nações amigas, existem para proteger e integrar a Amazônia. Entretanto, a imprevisibilidade no direcionamento dos recursos orçamentários, oscilando ao sabor de crises e prioridades, que variam de governo para governo, vem impactando diretamente na atuação do Estado. 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Nesse sentido, o trabalho permitiu a conclusão de que o crescimento das organizações criminosas relacionadas ao narcotráfico está impactando a soberania interna brasileira e que existe a necessidade de um projeto de Estado, que não seja submetido às intempéries e prioridades variadas de cada governo, e permita um fluxo orçamentário previsível e constante, para que os programas e as forças de segurança, em conjunto, cumpram os seus respectivos papéis, de modo a atingir o propósito de manter a integridade e a soberania do BrasilOver the last few years, we are witnessing daily news reports about the rise in violence across the country, directly related to drug trafficking. With the increase in drug use around the world, criminal organizations are becoming increasingly powerful, shifting financial resources as true multinational corporations, using increasingly advanced technologies and, consequently, occupying the place of the state in needy and abandoned regions, where the absence of public power opens the door for other actors to use the vacuum of power. This is a serious threat to sovereignty, which does not admit of division the role of the state. The Amazon region, because it is bordered by Colombia and Peru, notorious cocaine and marijuana producing countries, and has a demographic void, as well as thousands of kilometers of forests, waterways and border lines, is the main gateway to drugs and the root of evil throughout the country. It is largely the focus of the problem. Legislation is clear on the role of each actor in preventing and repressing drug trafficking. Programs and systems for surveillance, control and development of this region, as well as joint and interagency operations, national and with the participation of friendly nations, exist to protect and integrate the Amazon. However, the unpredictability in the direction of budgetary resources, oscillating with the taste of crises and priorities from government to government, has a direct impact on the State's performance. This work proposes to analyze the impact of cross border drug trafficking on national sovereignty, focusing, in particular, on one of the most critical points in our territory, the triple frontier Brazil - Colombia - Peru, considered as one of the main origins of drugs, which are transported from there, to the whole country and abroad, through the so-called “Solimões Route”. Faced with this problem, the analysis of the role of the security forces, especially the Brazilian Navy, in the prevention and combat of these illicit acts is also carried out. In order to achieve this purpose, questionnaires were sent to the actors of the 9th Naval District Command, directly involved in this action, in addition to the bibliographic research that founded the study. In this sense, the work allowed the conclusion that the growth of criminal organizations related to drug trafficking is impacting Brazilian domestic sovereignty and that there is a need for a State project, which is not subject to the storms and varied priorities of each government, and allows a predictable and constant budget flow so that the programs and the security forces, together, fulfill their respective roles, in order to achieve the purpose of maintaining the integrity and sovereignty of BrazilporEscola de Guerra Naval (EGN)Soberania NacionalAmazônia AzulDrogasNarcotráfico e soberania: O papel da Marinha do Brasil na prevenção e no combate ao tráfico de drogas na tríplice fronteira Brasil – Colômbia – Peru, após a sanção da Lei Complementar n.º 136/2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTTrindade.pdf.txtTrindade.pdf.txtExtracted texttext/plain204590https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844401/2/Trindade.pdf.txtd0098ba48ce7e1b3228e76273f2aaec1MD52THUMBNAILTrindade.pdf.jpgTrindade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844401/3/Trindade.pdf.jpg2c023138cebd9820119aa77309edd6a8MD53ORIGINALTrindade.pdfTrindade.pdfapplication/pdf2127752https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844401/1/Trindade.pdffd21256300863e83d3fb7818745cf865MD51ripcmb/8444012023-05-12 10:16:46.384oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844401Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:16:46Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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