O tráfego de carga na Marinha do Brasil: óbices e possibilidades para o incremento do uso da cabotagem na sua operacionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Filho, Sérgio de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001a/00001a75.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843512
Resumo: O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é analisar o estágio atual de desenvolvimento da cabotagem no Brasil, bem como as características do tráfego de carga na Marinha do Brasil, a fim de identificar os óbices e as possibilidades para o aumento da participação do modal na matriz de transporte da Força e os benefícios advindos desse incremento. A navegação de cabotagem no Brasil passou por diferentes ciclos de desenvolvimento, vivendo períodos de crescimento, estagnação e retração, associados às diferentes formas de atuação do Estado na regulação do setor. A legislação brasileira vem se adaptando ao longo dos anos para garantir o desenvolvimento dos transportes marítimos no país. Entretanto, apesar do potencial existente para a sua expansão, a participação do modal aquaviário na matriz nacional de transporte de cargas é pouco significativa. O cenário atual é favorável ao desenvolvimento da cabotagem no país. A frota brasileira e a movimentação de cargas nos portos e terminais vêm aumentando nos últimos anos. A disponibilidade de linhas regulares também cresceu. Entretanto, a cabotagem nacional convive com dificuldades que limitam o seu pleno desenvolvimento, e que somente poderão ser superadas por meio da implantação de políticas públicas que privilegiem a integração dos diferentes modais de transporte, garantindo-lhe maior flexibilidade e capacidade de enfrentar a concorrência do transporte rodoviário. No âmbito da Marinha do Brasil, a participação do modal aquaviário no transporte de cargas do Sistemade Abastecimento da Marinha também é pouco significativa, sendo a quase totalidade do material movimentado no tráfego de carga nacional despachada pelo modal rodoviário, contribuindo para a pouca flexibilidade e a maior vulnerabilidade do sistema. O fluxooriginado no Rio de Janeiro é o mais significativo do tráfego de carga nacional, uma vez que os estoques são concentrados naquela cidade e distribuídos para os Centros de Intendência regionais, motivo pelo qual o trabalho se restringe à análise de tal fluxo, com foco nas principais cidades destinatárias das cargas despachadas e no comportamento das variáveis mais relevantes no processo de seleção do modal de transporte, quais sejam o custo do frete e o prazo de entrega do material. A expansão do mercado brasileiro de cabotagem já vem se refletindo positivamente no tráfego de carga da Marinha do Brasil. Tal cenário tende a criar um ambiente cada vez mais favorável ao seu emprego, representando uma oportunidade para o aprimoramento do tráfego de carga nacional, tornando-o mais eficiente, flexível e menos dependente do uso intensivo de um único modal.
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Entretanto, apesar do potencial existente para a sua expansão, a participação do modal aquaviário na matriz nacional de transporte de cargas é pouco significativa. O cenário atual é favorável ao desenvolvimento da cabotagem no país. A frota brasileira e a movimentação de cargas nos portos e terminais vêm aumentando nos últimos anos. A disponibilidade de linhas regulares também cresceu. Entretanto, a cabotagem nacional convive com dificuldades que limitam o seu pleno desenvolvimento, e que somente poderão ser superadas por meio da implantação de políticas públicas que privilegiem a integração dos diferentes modais de transporte, garantindo-lhe maior flexibilidade e capacidade de enfrentar a concorrência do transporte rodoviário. No âmbito da Marinha do Brasil, a participação do modal aquaviário no transporte de cargas do Sistemade Abastecimento da Marinha também é pouco significativa, sendo a quase totalidade do material movimentado no tráfego de carga nacional despachada pelo modal rodoviário, contribuindo para a pouca flexibilidade e a maior vulnerabilidade do sistema. O fluxooriginado no Rio de Janeiro é o mais significativo do tráfego de carga nacional, uma vez que os estoques são concentrados naquela cidade e distribuídos para os Centros de Intendência regionais, motivo pelo qual o trabalho se restringe à análise de tal fluxo, com foco nas principais cidades destinatárias das cargas despachadas e no comportamento das variáveis mais relevantes no processo de seleção do modal de transporte, quais sejam o custo do frete e o prazo de entrega do material. A expansão do mercado brasileiro de cabotagem já vem se refletindo positivamente no tráfego de carga da Marinha do Brasil. Tal cenário tende a criar um ambiente cada vez mais favorável ao seu emprego, representando uma oportunidade para o aprimoramento do tráfego de carga nacional, tornando-o mais eficiente, flexível e menos dependente do uso intensivo de um único modal.The main objective ofthis research is to analyze the current stage of development of cabotage in Brazil, as well as the characteristics of cargo traffic in the Brazilian Navy, in order toidentify the obstacles and possibilities for increasing itsparticipation in the Navy’s transport matrix and the benefits of this increase. Cabotage navigation in Brazil has gone through different development cycles, experiencing periods of growth, stagnation and retraction, associated to the different forms of State action in the regulation of the sector. Brazilian legislation has been adapting over the years to ensure the development of maritime transport in the country. However, despite the existing potential for its expansion, the participation of waterway transport in the national matrix is not very significant. The current scenario is favorable to the development of cabotage in the country. The Brazilian merchant fleet and cargo handling in ports and terminals have been increasing in recent years. The availability of regular lines has also grown. However, national cabotage coexists with difficulties that limit its full development, which can only be overcome through the implementation of public policies that favor the integration of different modes of transport, guaranteeing greater flexibility and capacity to face competition from the road transport. In the context of the Brazilian Navy, the participation of maritime transport in the transportation of cargoes of the Navy's Supply System is also insignificant, sincealmost the totality of the material handled in the national cargo traffic is dispatched by the roadtransport, contributing to the lack of flexibility and to the vulnerability of the system. The flow originated in Rio de Janeiro is the most significant of the national cargo traffic, since the stocks are concentrated in that city and distributed to the regional supply centers, reason why the research is restricted to the analysis of such flow, with focus on the main destination cities of the dispatched cargoes and on the behavior of the most relevant variables in the transportation modal selection process, namely freight cost and delivery time. The expansion of the Brazilian cabotage market has already been positively reflected in the cargo traffic of the Brazilian Navy. Such a scenario tends to create a favorable environment to its use, representing an opportunity for the improvement of national cargo traffic, making it more efficient, flexible and less dependent on the intensive use of a single modality.porEscola de Guerra Naval (EGN)Cabotagem Carga - BrasilTransporte aquaviário de cargaO tráfego de carga na Marinha do Brasil: óbices e possibilidades para o incremento do uso da cabotagem na sua operacionalizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001a75.pdf.txt00001a75.pdf.txtExtracted texttext/plain166353https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843512/2/00001a75.pdf.txt00377c5f71125d81d7f090689d7906f3MD52THUMBNAIL00001a75.pdf.jpg00001a75.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843512/3/00001a75.pdf.jpg31a65464d22406b4cc92adea39404fc6MD53ORIGINAL00001a75.pdf00001a75.pdfapplication/pdf716531https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843512/1/00001a75.pdf0ef8aa8914ed62fbad326d69f1ace0e0MD51ripcmb/8435122022-09-23 17:12:34.037oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843512Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:12:34Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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