Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Rui Luis Schmidt
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846248
Resumo: Nos últimos anos, o expressivo aumento das encomendas de navios, de embarcações de apoio marítimo e de plataformas de exploração de petróleo, com a intenção de suprir as necessidades do mercado em função das descobertas de novas bacias petrolíferas do pré-sal, fez com que os empresários do setor da construção naval brasileira se readaptassem à nova realidade, através do reaparelhamento, da construção de novos estaleiros ou da fusão com empresas estrangeiras, direcionando o emprego dessas unidades para o setor da construção naval. O mesmo não ocorreu com os setores de reparação e de manutenção que vêm enfrentando a escassez de estaleiros nacionais. Os poucos estaleiros que ainda se dedicam à manutenção tornam-se impróprios, em função dos altíssimos preços praticados; por essa razão, tanto os armadores brasileiros como os estrangeiros passaram a frequentar estaleiros fora do Brasil. Este trabalho tem como propósito apresentar à Marinha do Brasil (MB), alternativas de manutenção dos seus navios tanque (NT) conforme padrões da TRANSPETRO. Para atingir o propósito citado, têm-se os seguintes objetivos: -apresentar as políticas de incentivo ao setor naval nos últimos 60 anos e os seus reflexos para o desenvolvimento do setor da indústria naval brasileira; e identificar novas possibilidades para a construção, manutenção, conversão, reparação e modernização para os NT da MB junto aos estaleiros brasileiros, sul americanos e chineses, de acordo com a experiência TRANSPETRO; - apresentar a mudança de estratégia adotada pela TRANSPETRO, com a exposição de planilhas de custos e sua aplicabilidade para a MB com relação aos NT; e. - comentar sobre os sistemas de manutenção preventiva preditiva da TRANSPETRO e da MB e sobre os preparativos para a docagem adotados pela TRANSPETRO, que poderão impactar nos custos finais, e sua aplicabilidade aos NT da MB.
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spelling Felippe, Rui Luis SchmidtMoreira, Nilson da Silva2023-06-25T17:00:56Z2023-06-25T17:00:56Z2012https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846248Nos últimos anos, o expressivo aumento das encomendas de navios, de embarcações de apoio marítimo e de plataformas de exploração de petróleo, com a intenção de suprir as necessidades do mercado em função das descobertas de novas bacias petrolíferas do pré-sal, fez com que os empresários do setor da construção naval brasileira se readaptassem à nova realidade, através do reaparelhamento, da construção de novos estaleiros ou da fusão com empresas estrangeiras, direcionando o emprego dessas unidades para o setor da construção naval. O mesmo não ocorreu com os setores de reparação e de manutenção que vêm enfrentando a escassez de estaleiros nacionais. Os poucos estaleiros que ainda se dedicam à manutenção tornam-se impróprios, em função dos altíssimos preços praticados; por essa razão, tanto os armadores brasileiros como os estrangeiros passaram a frequentar estaleiros fora do Brasil. Este trabalho tem como propósito apresentar à Marinha do Brasil (MB), alternativas de manutenção dos seus navios tanque (NT) conforme padrões da TRANSPETRO. Para atingir o propósito citado, têm-se os seguintes objetivos: -apresentar as políticas de incentivo ao setor naval nos últimos 60 anos e os seus reflexos para o desenvolvimento do setor da indústria naval brasileira; e identificar novas possibilidades para a construção, manutenção, conversão, reparação e modernização para os NT da MB junto aos estaleiros brasileiros, sul americanos e chineses, de acordo com a experiência TRANSPETRO; - apresentar a mudança de estratégia adotada pela TRANSPETRO, com a exposição de planilhas de custos e sua aplicabilidade para a MB com relação aos NT; e. - comentar sobre os sistemas de manutenção preventiva preditiva da TRANSPETRO e da MB e sobre os preparativos para a docagem adotados pela TRANSPETRO, que poderão impactar nos custos finais, e sua aplicabilidade aos NT da MB.In recent years, the sizable increase of ship orders, support vessels and oil platforms, in order to fulfill the market needs due to the discovery of the pre-salt oil fields, has taken the businessmen of the Brazilian naval industry to readapt to this new reality, by re-equipping, building new ship yards or merging with foreign companies, directing the work of those units to the shipbuilding sector. The same has not happened with the repairing and maintenance sectors, which lack Brazilian ship yards. The few ship yards that are still dedicated to the maintenance have become inappropriate, due to the very high prices charged. For this reason, the Brazilian and foreign ship owners start using ship yards outside Brazil. This work has the purpose to present the Brazilian Navy alternatives for maintenance of its Tank Vessels according to TRANSPETRO standards. The following objectives were established, in order to achieve the mentioned purpose: - Presenting the incentive policies to the naval sector over the last 60 years and its consequences to the development of the Brazilian naval industry and, identify new possibilities for the construction, maintenance, conversion, repair and modernization of the Brazilian Navy Tank Vessels, along with the Brazilian ship yards, South American and Chinese ones, in accordance with TRANSPETRO experience. - Presenting the change in the strategy adopted by TRANSPETRO by showing the costs tables and their applicability to the Brazilian Navy in regard to the Tank Vessels and, - Commenting on the predictive and preventive maintenance systems of TRANSPETRO and the Brazilian Navy, as well as, on the preparations for the docking adopted by TRANSPETRO, what can impact in the final costs and their applicability to the Brazilian Navy Tank VesselsEscola de Guerra Naval (EGN)Assuntos marítimos e portuáriosDocagemEstaleiroManutençãoPreparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCPEM 2012_ CLC SCHMIDT RUI.pdfCPEM 2012_ CLC SCHMIDT RUI.pdfapplication/pdf5173970https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846248/1/CPEM%202012_%20%20CLC%20SCHMIDT%20RUI.pdf5dd8e6d192a453050ddf6a7425eda77bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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