Sistema de arrefecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Régis Dambos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Renan Figueirôa
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845307
Resumo: O processo de combustão produz uma grande diferença de temperaturas entre os gases e as paredes da câmara, além de promover a transferência de parte do calor gerado para as paredes do cilindro e, consequentemente, do cabeçote. Os grandes motores de bordo precisam funcionar em uma temperatura ideal, pois se a temperatura estiver muito abaixo do recomendado as peças estarão retraídas, as folgas serão maiores e isso prejudica o rendimento do motor, bem como a vida útil de suas peças. Se a temperatura estiver muito acima do recomendado, as peças estarão dilatadas, o que aumenta consideravelmente o atrito das partes móveis, desgastando rapidamente essas peças. Portanto, o sistema de arrefecimento deve manter os componentes do motor em temperatura médias compatíveis com as características dos materiais. Também garante que as peças não se desgastem excessivamente. Caso esse calor não seja retirado, as paredes do cilindro, do cabeçote e da cabeça do pistão tenderão a atingir temperaturas iguais a medida da temperatura do ciclo, ou seja, entre 600ºC e 800ºC. Com essa finalidade, o sistema de arrefecimento é constituído por um conjunto de dispositivos eletromecânicos e hidráulicos que tem como função controlar a temperatura dos MCI.
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