Análise e otimização de sistemas de arrefecimento de motores diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marqui Junior, Carlos De
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-10062024-161828/
Resumo: Desenvolveu-se uma modelagem matemática para a análise de sistemas de refrigeração de motores Diesel. Utiliza-se modelos matemáticos interdependentes para representar o circuito percorrido pelo líquido de arrefecimento (motor, tubulações, termostato e radiador) e o circuito percorrido pelo ar. As características dos componentes do sistema, seu arranjo no compartimento do motor e condições ambientes são importantes variáveis consideradas do veículo, o modelo matemático possibilitao cálculo do coeficiente global de transferência de calor do radiador em função do tempo, do fluxo térmico dissipado pelo radiador, e da potência consumida em função do tempo de teste. Possibilita-se uma análise do funcionamento do sistema de arrefecimento em várias condições de testes e para diferentes veículos. O uso do programa pode facilitar o desenvolvimento de um novo projeto de sistema de refrigeração, ou facilitar a análise de resultados de testes. Em um sistema de arrefecimento podem ser realizadas otimizações para reduzir o consumo de combustível, emissão de poluentes e desgaste do motor. Utilizou-se resultados de testes experimentais com veículos Mercedes-Benz para a validação do modelo, os resultados demonstram coerência com a literatura e com os outos resultados de testes
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