Projeto de experimento para análise de vibração em aeronaves de asas rotativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Josmar Carreiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845767
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar o emprego da metodologia de Projeto de Experimentos, empregando-se Quadrados Latinos na análise de vibrações em aeronaves de asas rotativas. São avaliados os efeitos devido ao rotor principal, na condição de vôo à frente, para emprego como ferramenta inicial de controle preditivo de manutenção e permitir o desenvolvimento futuro de sistemas de gravação de dados. Para tanto, identificam-se as freqüências de interesse que são transmitidas à fuselagem e desenvolve-se o processo de planejamento de experimento, monitoramento e análise de resultados, aplicando-se um modelo estatístico fundamentado na Análise de Variância com intervalo de confiança de 95%. O Projeto de Experimentos propriamente dito abrange três princípios básicos visando garantir a isenção de tendências nos dados obtidos: randomization, replication e blocking. Propõe-se então um método para análise de vibrações apresentando-se passos a serem seguidos permitindo o seu desenvolvimento em uma seqüência sistemática. Neste contexto, identificam-se as variáveis influenciadoras do processo, seus valores de interesse e emprega-se uma ferramenta que permita eliminar a influência de fatores indesejados, permanecendo apenas o efeito da velocidade, por ser conhecido. Em seguida, são efetuadas verificações da validade dos dados permitindo análises consistentes. A aplicação do método proposto é realizada através de uma modelagem computacional, empregando-se o software “R”, para a avaliação do incremento de vibração das aeronaves Eurocopter modelo AS-355. Apresenta-se ainda um estudo preliminar para as aeronaves Sikorsky modelo Sea King, denotando a flexibilidade de aplicação em aeronaves com características diferentes, sendo de interesse a conclusão deste último em estudos futuros.
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O Projeto de Experimentos propriamente dito abrange três princípios básicos visando garantir a isenção de tendências nos dados obtidos: randomization, replication e blocking. Propõe-se então um método para análise de vibrações apresentando-se passos a serem seguidos permitindo o seu desenvolvimento em uma seqüência sistemática. Neste contexto, identificam-se as variáveis influenciadoras do processo, seus valores de interesse e emprega-se uma ferramenta que permita eliminar a influência de fatores indesejados, permanecendo apenas o efeito da velocidade, por ser conhecido. Em seguida, são efetuadas verificações da validade dos dados permitindo análises consistentes. A aplicação do método proposto é realizada através de uma modelagem computacional, empregando-se o software “R”, para a avaliação do incremento de vibração das aeronaves Eurocopter modelo AS-355. Apresenta-se ainda um estudo preliminar para as aeronaves Sikorsky modelo Sea King, denotando a flexibilidade de aplicação em aeronaves com características diferentes, sendo de interesse a conclusão deste último em estudos futuros.This work aims to study the Design of Experiments methodology, using Latin Squares in rotorcraft vibration analysis. This approach is due to the main rotor effect in forward flight condition for initial employment as a maintenance predictive control tool and future developments of recording systems. So it is necessary to identify the frequencies of interest that are transmitted to the fuselage and to develop the experiment plan, data monitoring and analysis, applying a statistical model based on analysis of variance, assuming a 95% confidence interval in the results. The Design of Experiments itself covers three basic principles in order to ensure data trends exemption: randomization, replication and blocking. It is proposed a method for vibration analysis presenting steps to be followed allowing its development in a systematic sequence. In this context, the factors that influence the process are identified along with its range and it is employed a tool to eliminate the influence of unwanted factors, leaving only the known effect of speed. Then checks are made with the purpose to validate the data recorded leading to consistent analysis. The implementation of the proposed method is performed by a computer model, using the "R" software, and rating for the increase of vibration in Eurocopter AS-355 aircraft. It also brings a preliminary study for Sikorsky Sea King aircraft, showing the usage and the method flexibility in different aircraft characteristics, and its conclusion is interesting for future studies.Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)AeronáuticaHUMSVibraçãoDepartamento de Ciência e Tecnologia AeroespacialInstituto Tecnológico de AeronáuticaProjeto de experimento para análise de vibração em aeronaves de asas rotativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALDissertacao_Josmar.pdfDissertacao_Josmar.pdfapplication/pdf4296953https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845767/1/Dissertacao_Josmar.pdfbda0f1952800be915773ce810a974485MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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