Análise da adoção do sistema de propulsão Codad no projeto das Fragatas Classe Tamandaré

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Leonardo de Magalhães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844659
Resumo: Na década de 1960, a Marinha do Brasil decidiu pela encomenda de novos navios escolta. Sob a luz das inovações tecnológicas, foi aprovado para a construção das Fragatas Classe Niterói uma planta propulsora do tipo CODOG (Combined Diesel Or Gas) em detrimento de uma planta a vapor, como eram projetadas as outras classes de navios escolta operados pela Marinha do Brasil à época. Já na década de 1990, foram adquiridas, através de compra de oportunidade, as Fragatas Classe Greenhalgh, dotadas de planta propulsora do tipo COGOG (Combined Gas Or Gas), trazendo mais uma inovação para nossa Esquadra. Passadas várias décadas desde a construção das Fragatas Classe Niterói, várias tecnologias foram desenvolvidas e aplicadas em diversas classes de navios ao redor do mundo, consolidando o uso de diversos tipos de propulsão combinada. Desta maneira abrem-se portas para a atualização técnica da Marinha do Brasil. Faz-se necessário analisar as diversas plantas propulsoras disponíveis, de maneira a encontrar um ponto de equilíbrio entre custo de operação x versatilidade x espaço ocupado x confiabilidade para se chegar a uma solução de compromisso que atenda aos requisitos táticos e econômicos da Marinha do Brasil.
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