Triagem dos pedidos de esofagogastroduodenoscopia no Hospital Naval de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Daniela Antenuzi da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845852
Resumo: Introdução: A esofagogastroduodenoscopia (EGD) é um método diagnóstico muito difundido na prática clínica. É um exame invasivo seguro, rápido, confortável para o paciente e também capaz de procedimentos terapêuticos. No entanto, é fundamental lembrar que, apesar de raras, a endoscopia não é isenta de complicações que podem ser inerentes ao próprio exame e também ao paciente. O avanço da tecnologia na área médica fez aumentar o número de pedidos de exames complementares, como reflexo ao amplo acesso à informação e ao novo modelo de relação médico-paciente. No Hospital Naval de Brasília (HNBra), foi observado o aumento da demanda por endoscopia digestiva alta após a inauguração do centro de endoscopia e, consequentemente, o aumento do número de laudos normais ou pouco alterados. Objetivos: Identificar as causas do aumento dos números de laudos pouco expressivos dos exames realizados no centro de endoscopias do HNBra; propor soluções de gerenciamento dos pedidos médicos e agendamento dos exames; melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário do Sistema de Saúde da Marinha. Métodos: Foram revisados os laudos das EGD realizadas entre setembro de 2021 a maio de 2022, os primeiros oito meses de funcionamento do centro de endoscopia do HNBra. Essa análise foi comparada com o mesmo período de 2019, antes da criação do setor, quando os exames eram realizados no centro cirúrgico do hospital. Não foram utilizadas as informações do ano de 2020 porque as EGD foram suspensas devido a pandemia COVID-19. Através da matriz de programação de ações, foram identificadas as causas dos problemas, formas de intervenções e metas para reduzir a demanda por exames que poderiam ser dispensáveis. O tema foi escolhido de acordo com a governabilidade identificada pela oficial-aluna. Resultados: Devido a saída temporária da oficial-aluna do HNBra, por motivo de missão, o projeto de intervenção não foi posto em prática. A oficial retornará às suas atividades no HNBra em 07 de novembro de 2022, quando o projeto poderá ser implementado e a previsão é de que em seis meses os resultados das ações poderão ser observados. Considerações: A gestão de um serviço de saúde é fundamental para otimização de recursos materiais, humanos e financeiros a fim de melhorar a assistência. As intervenções propostas visam agilizar a marcação das EGD pela urgência em que deverão ser realizadas e, principalmente, estimular a valorização da propedêutica desarmada e da conscientização de que é necessário o conhecimento dos riscos e benefícios da EGD na prática clínica.
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Objetivos: Identificar as causas do aumento dos números de laudos pouco expressivos dos exames realizados no centro de endoscopias do HNBra; propor soluções de gerenciamento dos pedidos médicos e agendamento dos exames; melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário do Sistema de Saúde da Marinha. Métodos: Foram revisados os laudos das EGD realizadas entre setembro de 2021 a maio de 2022, os primeiros oito meses de funcionamento do centro de endoscopia do HNBra. Essa análise foi comparada com o mesmo período de 2019, antes da criação do setor, quando os exames eram realizados no centro cirúrgico do hospital. Não foram utilizadas as informações do ano de 2020 porque as EGD foram suspensas devido a pandemia COVID-19. Através da matriz de programação de ações, foram identificadas as causas dos problemas, formas de intervenções e metas para reduzir a demanda por exames que poderiam ser dispensáveis. O tema foi escolhido de acordo com a governabilidade identificada pela oficial-aluna. Resultados: Devido a saída temporária da oficial-aluna do HNBra, por motivo de missão, o projeto de intervenção não foi posto em prática. A oficial retornará às suas atividades no HNBra em 07 de novembro de 2022, quando o projeto poderá ser implementado e a previsão é de que em seis meses os resultados das ações poderão ser observados. Considerações: A gestão de um serviço de saúde é fundamental para otimização de recursos materiais, humanos e financeiros a fim de melhorar a assistência. As intervenções propostas visam agilizar a marcação das EGD pela urgência em que deverão ser realizadas e, principalmente, estimular a valorização da propedêutica desarmada e da conscientização de que é necessário o conhecimento dos riscos e benefícios da EGD na prática clínica.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022)Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)MedicinaEsofagogastroduodenoscopia (EGDAumento da demandaLaudo normalExames dispensáveisComplicaçõesTriagem dos pedidos de esofagogastroduodenoscopia no Hospital Naval de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCSUP2022_Daniela Antenuzi.pdfCSUP2022_Daniela 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