Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844743
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito resgatar a discussão da avaliação institucional, dos paradigmas emodelos de avaliação existentes e analisar propostas e alternativas para se avaliar uma instituição educacional, contextualizando histórica e politicamente a avaliação institucional no Brasil e no exterior e levando-se em consideração, a partir do olhar teórico do multiculturalismo, a pluralidade cultural inerente às identidades institucionais e suas finalidades educacionais. O objeto pesquisado consistiu na análise de uma metodologia de avaliação recém-implantada naMarinha, entendida em sua especificidade cultural. Duas Organizações Militares de Ensino fizeram parte da análise, onde foram coletados os dados através de entrevistas e de observações realizadas durante o Período de Realização de Avaliação Externa (PRAE), acompanhando a Comissão de Avaliação do SEN (CAS). Ao traçarmos um paralelo entre as intenções da avaliação proposta pela Marinha e as expressas na avaliação oficial realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), através do SINAES, buscamos problematizaras duaspráticas avaliativas, desmistificando e superando as dicotomias e refletindo sobre as tensões que permeiam o ato de avaliar, verificando potenciais nelas contidas para avançar em uma avaliação transformadora. Os dados indicaram tensões entre modelos de avaliação por produtos e aqueles valorizadores de processos que, uma vez trabalhados de forma não-dicotômica, podem representar avanços para processos de avaliação institucional.
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