Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844743
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito resgatar a discussão da avaliação institucional, dos paradigmas emodelos de avaliação existentes e analisar propostas e alternativas para se avaliar uma instituição educacional, contextualizando histórica e politicamente a avaliação institucional no Brasil e no exterior e levando-se em consideração, a partir do olhar teórico do multiculturalismo, a pluralidade cultural inerente às identidades institucionais e suas finalidades educacionais. O objeto pesquisado consistiu na análise de uma metodologia de avaliação recém-implantada naMarinha, entendida em sua especificidade cultural. Duas Organizações Militares de Ensino fizeram parte da análise, onde foram coletados os dados através de entrevistas e de observações realizadas durante o Período de Realização de Avaliação Externa (PRAE), acompanhando a Comissão de Avaliação do SEN (CAS). Ao traçarmos um paralelo entre as intenções da avaliação proposta pela Marinha e as expressas na avaliação oficial realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), através do SINAES, buscamos problematizaras duaspráticas avaliativas, desmistificando e superando as dicotomias e refletindo sobre as tensões que permeiam o ato de avaliar, verificando potenciais nelas contidas para avançar em uma avaliação transformadora. Os dados indicaram tensões entre modelos de avaliação por produtos e aqueles valorizadores de processos que, uma vez trabalhados de forma não-dicotômica, podem representar avanços para processos de avaliação institucional.
id MB_73f833c5d99aa1fc5e7e975d87d18572
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844743
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Canen, AnaAguiar, Natália Morais Corrêa Borges deCanen, Ana2020-09-28T13:45:19Z2020-09-28T13:45:19Z2006http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844743Esta pesquisa teve como propósito resgatar a discussão da avaliação institucional, dos paradigmas emodelos de avaliação existentes e analisar propostas e alternativas para se avaliar uma instituição educacional, contextualizando histórica e politicamente a avaliação institucional no Brasil e no exterior e levando-se em consideração, a partir do olhar teórico do multiculturalismo, a pluralidade cultural inerente às identidades institucionais e suas finalidades educacionais. O objeto pesquisado consistiu na análise de uma metodologia de avaliação recém-implantada naMarinha, entendida em sua especificidade cultural. Duas Organizações Militares de Ensino fizeram parte da análise, onde foram coletados os dados através de entrevistas e de observações realizadas durante o Período de Realização de Avaliação Externa (PRAE), acompanhando a Comissão de Avaliação do SEN (CAS). Ao traçarmos um paralelo entre as intenções da avaliação proposta pela Marinha e as expressas na avaliação oficial realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), através do SINAES, buscamos problematizaras duaspráticas avaliativas, desmistificando e superando as dicotomias e refletindo sobre as tensões que permeiam o ato de avaliar, verificando potenciais nelas contidas para avançar em uma avaliação transformadora. Os dados indicaram tensões entre modelos de avaliação por produtos e aqueles valorizadores de processos que, uma vez trabalhados de forma não-dicotômica, podem representar avanços para processos de avaliação institucional.The present study aimed to discuss institutional evaluation, its paradigms and existing evaluation models, historically contextualizing those in international and Brazilian thought and evaluation practices and policies. It sought toanalyze the proposed alternatives to evaluate an educational institution, taken as a case study, building on a multicultural approach that takes into account the plural institutional identities and their education purposes. The focus was the analysis of an evaluation methodology recently implanted in the Navy, understood as a specific cultural institutional identity. Two Military Organizations of Teaching were part of the analysis, and data were collected through interviews and participant observation accomplished during the Period of Accomplishment of External Evaluation (PRAE), by accompanying the Commission of Evaluation of SEN (CAS).We draw a parallel between the intentions of the evaluation proposed by the Navy and those expressed in the official evaluation proposed by the Ministry of Education (MEC) for the Institutions of Higher education (IES), through the Law of the SINAES(Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).We highlight challenges in both evaluative practices, trying to unveil their myths as well as to overcome dichotomies, seeking to multiculturally interpret the tensions that permeate the action of evaluating, so as to pinpoint their potentials and move forward towards a transformative evaluation. Data indicated tensions between evaluation models turned towards measurement of products and those that value internal processes which, once worked out in a non-dychotomic perspective, could arguably improve institutional evaluation processes.porUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Avaliação institucionalSistema de Ensino NavalSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Navalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTDissertacao_Natalia.pdf.txtDissertacao_Natalia.pdf.txtExtracted texttext/plain340480https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844743/2/Dissertacao_Natalia.pdf.txtd28c982ecea3f3fe46ccb8441de48e08MD52THUMBNAILDissertacao_Natalia.pdf.jpgDissertacao_Natalia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844743/3/Dissertacao_Natalia.pdf.jpg6762dc7a78fcd063d5ab3028cba171c1MD53ORIGINALDissertacao_Natalia.pdfDissertacao_Natalia.pdfapplication/pdf862710https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844743/1/Dissertacao_Natalia.pdfbaa77fea868e790a2a7bf8cbdea3248cMD51ripcmb/8447432022-09-23 17:10:28.646oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844743Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:10:28Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
title Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
spellingShingle Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
title_short Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
title_full Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
title_fullStr Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
title_full_unstemmed Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
title_sort Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
author Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
author_facet Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canen, Ana
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Canen, Ana
contributor_str_mv Canen, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
topic Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
description Esta pesquisa teve como propósito resgatar a discussão da avaliação institucional, dos paradigmas emodelos de avaliação existentes e analisar propostas e alternativas para se avaliar uma instituição educacional, contextualizando histórica e politicamente a avaliação institucional no Brasil e no exterior e levando-se em consideração, a partir do olhar teórico do multiculturalismo, a pluralidade cultural inerente às identidades institucionais e suas finalidades educacionais. O objeto pesquisado consistiu na análise de uma metodologia de avaliação recém-implantada naMarinha, entendida em sua especificidade cultural. Duas Organizações Militares de Ensino fizeram parte da análise, onde foram coletados os dados através de entrevistas e de observações realizadas durante o Período de Realização de Avaliação Externa (PRAE), acompanhando a Comissão de Avaliação do SEN (CAS). Ao traçarmos um paralelo entre as intenções da avaliação proposta pela Marinha e as expressas na avaliação oficial realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), através do SINAES, buscamos problematizaras duaspráticas avaliativas, desmistificando e superando as dicotomias e refletindo sobre as tensões que permeiam o ato de avaliar, verificando potenciais nelas contidas para avançar em uma avaliação transformadora. Os dados indicaram tensões entre modelos de avaliação por produtos e aqueles valorizadores de processos que, uma vez trabalhados de forma não-dicotômica, podem representar avanços para processos de avaliação institucional.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T13:45:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28T13:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844743
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844743/2/Dissertacao_Natalia.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844743/3/Dissertacao_Natalia.pdf.jpg
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844743/1/Dissertacao_Natalia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d28c982ecea3f3fe46ccb8441de48e08
6762dc7a78fcd063d5ab3028cba171c1
baa77fea868e790a2a7bf8cbdea3248c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310215892860928