O retorno da geopolítica clássica no século XXI: a iniciativa chinesa da nova rota da seda - One Belt, One Road
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845636 |
Resumo: | Nesta dissertação objetiva-se descrever as particularidades da iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda - One Belt, One Road (OBOR), no período compreendido entre seu lançamento, em 2013, no governo do atual presidente Xi Jinping, até 2019. Trata-se de um empreendimento que, de acordo com o governo chinês, é a ação mais significativa da política externa da República Popular da China para o mundo, no século XXI. A metodologia aplicada versará sobre um estudo de caso que investigará as particularidades do megaprojeto de infraestruturas, nas vertentes marítima e terrestre, sob a teoria geopolítica clássica do Almirante estadunidense, Alfred Thayer Mahan (1840-1914), no que tange ao poder marítimo, para desenvolvimento dos Estados e do geógrafo inglês, Halford J. Mackinder (1861-1947) sobre a importância do poder terrestre e sua interpretação geoestratégica, que visa ao controle e domínio do mundo. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: como a iniciativa da Nova Rota da Seda chinesa – One Belt, One Road – e seus desdobramentos podem transformar o cenário geopolítico internacional asiático no século XXI? Frente a esse questionamento, a proposta é apresentar a iniciativa OBOR como um instrumento de promoção às relações comerciais de longo prazo e, possivelmente, permanentes, por meio da construção de várias infraestruturas nos Estados envolvidos no projeto, de forma a otimizar o intercâmbio dos diversos recursos, com o viés e discurso de cooperação mútua, harmonia e desenvolvimento conjunto de prosperidade e multilateralismo. Contudo, em aspectos geopolíticos, há particularidades da iniciativa chinesa, como a expansão territorial conectada aos preceitos de Mackinder e de Mahan, ao promover o controle das rotas marítimas, a fim de gerenciar os fluxos comerciais e outros recursos dos Estados integrantes, tendo em vista garantir a segurança alimentar, energética e outras demandas domésticas de sua população. Por fim, destaca-se o propósito de descrever e identificar os pontos estratégicos da One Belt, One Road, no âmbito marítimo e terrestre, evidenciando suas principais vulnerabilidades críticas, reais e potenciais. |
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Silva, Vinicius Luis daSilva, Marcos Valle Machado da2022-12-14T17:27:39Z2022-12-14T17:27:39Z2021https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845636Nesta dissertação objetiva-se descrever as particularidades da iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda - One Belt, One Road (OBOR), no período compreendido entre seu lançamento, em 2013, no governo do atual presidente Xi Jinping, até 2019. Trata-se de um empreendimento que, de acordo com o governo chinês, é a ação mais significativa da política externa da República Popular da China para o mundo, no século XXI. A metodologia aplicada versará sobre um estudo de caso que investigará as particularidades do megaprojeto de infraestruturas, nas vertentes marítima e terrestre, sob a teoria geopolítica clássica do Almirante estadunidense, Alfred Thayer Mahan (1840-1914), no que tange ao poder marítimo, para desenvolvimento dos Estados e do geógrafo inglês, Halford J. Mackinder (1861-1947) sobre a importância do poder terrestre e sua interpretação geoestratégica, que visa ao controle e domínio do mundo. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: como a iniciativa da Nova Rota da Seda chinesa – One Belt, One Road – e seus desdobramentos podem transformar o cenário geopolítico internacional asiático no século XXI? Frente a esse questionamento, a proposta é apresentar a iniciativa OBOR como um instrumento de promoção às relações comerciais de longo prazo e, possivelmente, permanentes, por meio da construção de várias infraestruturas nos Estados envolvidos no projeto, de forma a otimizar o intercâmbio dos diversos recursos, com o viés e discurso de cooperação mútua, harmonia e desenvolvimento conjunto de prosperidade e multilateralismo. Contudo, em aspectos geopolíticos, há particularidades da iniciativa chinesa, como a expansão territorial conectada aos preceitos de Mackinder e de Mahan, ao promover o controle das rotas marítimas, a fim de gerenciar os fluxos comerciais e outros recursos dos Estados integrantes, tendo em vista garantir a segurança alimentar, energética e outras demandas domésticas de sua população. Por fim, destaca-se o propósito de descrever e identificar os pontos estratégicos da One Belt, One Road, no âmbito marítimo e terrestre, evidenciando suas principais vulnerabilidades críticas, reais e potenciais.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021)Escola de Guerra Naval (EGN)GeopolíticaOne Belt, One Road (OBOR)Nova rota da sedaO retorno da geopolítica clássica no século XXI: a iniciativa chinesa da nova rota da seda - One Belt, One Roadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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