Comparação entre a Rota da Seda e Uma Faixa e Uma Rota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liu Shan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56203
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês (área de especialização em Tradução, Formação e Comunicação Empresarial)
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spelling Comparação entre a Rota da Seda e Uma Faixa e Uma RotaRota da SedaUma FaixaUma RotaComunicação interculturalRelações externas chinesasProgressoSilk RoadOne Belt One RoadIntercultural communicationChinese external relationsProgress丝绸之路一带一路跨文化交流中国对外关系发展进步Humanidades::Outras HumanidadesDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês (área de especialização em Tradução, Formação e Comunicação Empresarial)Durante a dinastia Han, a China abriu-se ao mundo através da Rota da Seda. Quando o embaixador ZhangQian visitou as regiões vizinhas levando consigo o produto chinês mais exclusivo - a seda -, abriu uma porta de comunicação global. Durante mais de 1500 anos, esta rota constituiu o principal elo de ligação entre o Oriente e a Europa. Ao longo desta rede de milhares de quilómetros promoveram-se intercâmbios comerciais, científicos e culturais assinaláveis. Séculos depois, a China aposta numa “Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI”, conhecida na versão simplificada como “Uma Faixa, uma Rota” (one belt, one road, OBOR, em inglês), que pode abranger 65 países e 4400 milhões de pessoas, quase 60% da população mundial. Quando o site chinês CCTV convidou especialistas estrangeiros e académicos para identificarem os 10 temas mais pertinentes para a China em 2018, “Uma faixa, uma rota” foi um assunto bastante abordado, a par das questões relacionadas com a economia. Mas o que é exatamente “Uma faixa, uma rota” e o que tem em comum com a antiquíssima Rota da Seda? Que objetivos persegue e que papel desempenha no contexto das relações externas chinesas? Procuraremos, no presente trabalho de investigação, responder a estas questões, comparando a rota atual à antiga, sobretudo de uma perspetiva cultural e económica. Embora as duas rotas assumam metas e influências semelhantes, para a China e o mundo, possuem pontos de partida diversos, sendo que “Uma faixa, uma rota” visa a cooperação com vantagens mútuas para todos os países participantes, entre os quais se inclui Portugal. De resto, o estatuto de parceiro estratégico da China (desde 2005) coloca Portugal entre os principais interessados nesta rota da seda do século XXI.During the Han Dynasty, China opened to the world through the Silk Road. When Ambassador Zhang Qian visited the western regions with the most exclusive Chinese product - silk - opened a door of global communication. For more than 1500 years, this road was the main link between East and Europe. Along this road of thousands of kilometres significant commercial, scientific and cultural communications have been carried out. Centuries later, China launched the "Silk Road Economic Belt and the 21st- Century Maritime Silk Road", known in its simplified version as "One Belt, One Road," (OBOR), which can reach 65 countries and 4400 million people, almost 60% of world’s population. When the CCTV (China Central Television) invited foreign experts and academics to identify the 10 most relevant issues for China in 2018, "One Belt, One Road" was a well-considered subject, coupled with issues related to the economy. But what is exactly "One Belt, One Road" and what does it have in common with the ancient Silk Road? What objectives does it pursue and what role does it play in Chinese external relations context? In the present research, we will try to answer these questions, comparing the current to the old route, especially from a cultural and economic perspective. Although the two routes have similar goals and influences, for China and the world, they have diverse starting points, with "One Belt, One Road" aiming the cooperation with mutual advantages for all participating countries, among which is Portugal. Moreover, the China's strategic partner status (since 2005) places Portugal among the key stakeholders on this 21st century Silk Road.自从汉代,中国就依靠丝绸之路将自己推向了世界。使臣张骞,带着中国的 特色产品 - 丝绸 - 开启了全球通讯之门。一千五百多年来,这条路线一直是东 欧之间的主要纽带。在这条长达数千公里的丝路上,先后进行了大量的商业、科 学和文化交流。数世纪后的今日,中国推出新政策 “丝绸之路经济带” 和 “21 世 纪海上丝绸之路”,简称 “一带一路”。 当CCTV 邀请国外专家学者就2018 年对中国最感兴趣的十个问题时,“一 带一路” 荣登榜首。但究竟 “一带一路” 是什么,与古代丝绸之路有什么共同之 处?它以什么为目标?它在中国对外关系中扮演什么角色?本文以此展开研究 分析, 通过对 “一带一路” 和 “丝绸之路” 的对比,尤其是从文化和经济的角度。 力求解答这些问题。 虽然两条路中某些目标,以及对中国甚至世界各地的不可磨灭的影响力是 类似的,但本着不同的出发点,“一带一路”寻求与参与过合作共赢的发展。葡萄 牙亦被包括在沿线国家之内,而二〇一五年两国战略合作伙伴关系的建立将中国 和葡萄牙的关键利益聚焦在这条二十一世纪的新丝绸之路上。Gama, ManuelUniversidade do MinhoLiu Shan20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56203por201977184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:41:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:41:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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