O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845368 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é evidenciar a aderência entre o emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas e as tarefas desempenhadas pela Marinha do Brasil, especialmente, no que tange à Segurança Marítima. A fundamentação do estudo foi realizada segundo os ensinamentos da Teoria do Ciclo OODA de John Boyd, identificando em seus conceitos a correlação do ambiente operacional e as possíveis ameaças que afetam os interesses nacionais. Observa-se que a teoria promove um considerável incremento da consciência situacional, viabiliza a paralisia estratégica do oponente e, consequentemente, contribui para uma adequada capacidade de Comando e Controle. O uso da metodologia do Ciclo OODA proporciona um significativo benefício no processo de tomada de decisão, por intermédio das informações essenciais obtidas na operação com o ScanEagle. Verifica-se a crescente importância política e estratégica que o Brasil tem atribuído para o tema da Segurança Marítima, em seus ambientes marítimo e fluvial, coadunando com os objetivos e estratégias nacionais. Nesse sentido, apresenta-se a sua estrutura organizacional e a relevância do esforço interagências no cumprimento das tarefas voltadas para a proteção marítima. Para alcançar uma melhor compreensão e responder à questão central deste trabalho, explora-se as vantagens operacionais na utilização do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas ScanEagle. Por fim, constata-se que a escolha da aeronave não tripulada ScanEagle pela Marinha do Brasil contribuirá efetivamente no desempenho de sua aplicação para a Segurança Marítima, por meio das suas características operativas e atendendo as expectativas inerentes às capacidades de defesa e segurança. |
id |
MB_791a9273508a93d699026da961522876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845368 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Ricardo CarvajalSoares, Gustavo Ramalho2022-07-27T16:38:07Z2022-07-27T16:38:07Z2021http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845368O objetivo da pesquisa é evidenciar a aderência entre o emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas e as tarefas desempenhadas pela Marinha do Brasil, especialmente, no que tange à Segurança Marítima. A fundamentação do estudo foi realizada segundo os ensinamentos da Teoria do Ciclo OODA de John Boyd, identificando em seus conceitos a correlação do ambiente operacional e as possíveis ameaças que afetam os interesses nacionais. Observa-se que a teoria promove um considerável incremento da consciência situacional, viabiliza a paralisia estratégica do oponente e, consequentemente, contribui para uma adequada capacidade de Comando e Controle. O uso da metodologia do Ciclo OODA proporciona um significativo benefício no processo de tomada de decisão, por intermédio das informações essenciais obtidas na operação com o ScanEagle. Verifica-se a crescente importância política e estratégica que o Brasil tem atribuído para o tema da Segurança Marítima, em seus ambientes marítimo e fluvial, coadunando com os objetivos e estratégias nacionais. Nesse sentido, apresenta-se a sua estrutura organizacional e a relevância do esforço interagências no cumprimento das tarefas voltadas para a proteção marítima. Para alcançar uma melhor compreensão e responder à questão central deste trabalho, explora-se as vantagens operacionais na utilização do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas ScanEagle. Por fim, constata-se que a escolha da aeronave não tripulada ScanEagle pela Marinha do Brasil contribuirá efetivamente no desempenho de sua aplicação para a Segurança Marítima, por meio das suas características operativas e atendendo as expectativas inerentes às capacidades de defesa e segurança.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2021porEscola de Guerra Naval (EGN)Defesa NacionalAeronaves Remotamente Pilotadas (ARP)Segurança marítimaTeoria do ciclo OODAJohn BoydO emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdfCEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdfapplication/pdf374746https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845368/1/CEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdfcb8a1d9b18aabe02a00f9026c06a4926MD51TEXTCEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.txtCEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.txtExtracted texttext/plain113001https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845368/2/CEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.txta32f83b93ac0972a354c845230697b23MD52THUMBNAILCEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.jpgCEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845368/3/CEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.jpg15688c4932c6761f5f6e12fdfbaafd28MD53ripcmb/8453682022-09-21 15:31:03.163oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845368Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-21T18:31:03Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. |
title |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. |
spellingShingle |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. Oliveira, Ricardo Carvajal Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) Segurança marítima Teoria do ciclo OODA John Boyd Defesa Nacional |
title_short |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. |
title_full |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. |
title_fullStr |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. |
title_full_unstemmed |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. |
title_sort |
O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd. |
author |
Oliveira, Ricardo Carvajal |
author_facet |
Oliveira, Ricardo Carvajal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ricardo Carvajal |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Gustavo Ramalho |
contributor_str_mv |
Soares, Gustavo Ramalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) Segurança marítima Teoria do ciclo OODA John Boyd |
topic |
Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) Segurança marítima Teoria do ciclo OODA John Boyd Defesa Nacional |
dc.subject.dgpm.none.fl_str_mv |
Defesa Nacional |
description |
O objetivo da pesquisa é evidenciar a aderência entre o emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas e as tarefas desempenhadas pela Marinha do Brasil, especialmente, no que tange à Segurança Marítima. A fundamentação do estudo foi realizada segundo os ensinamentos da Teoria do Ciclo OODA de John Boyd, identificando em seus conceitos a correlação do ambiente operacional e as possíveis ameaças que afetam os interesses nacionais. Observa-se que a teoria promove um considerável incremento da consciência situacional, viabiliza a paralisia estratégica do oponente e, consequentemente, contribui para uma adequada capacidade de Comando e Controle. O uso da metodologia do Ciclo OODA proporciona um significativo benefício no processo de tomada de decisão, por intermédio das informações essenciais obtidas na operação com o ScanEagle. Verifica-se a crescente importância política e estratégica que o Brasil tem atribuído para o tema da Segurança Marítima, em seus ambientes marítimo e fluvial, coadunando com os objetivos e estratégias nacionais. Nesse sentido, apresenta-se a sua estrutura organizacional e a relevância do esforço interagências no cumprimento das tarefas voltadas para a proteção marítima. Para alcançar uma melhor compreensão e responder à questão central deste trabalho, explora-se as vantagens operacionais na utilização do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas ScanEagle. Por fim, constata-se que a escolha da aeronave não tripulada ScanEagle pela Marinha do Brasil contribuirá efetivamente no desempenho de sua aplicação para a Segurança Marítima, por meio das suas características operativas e atendendo as expectativas inerentes às capacidades de defesa e segurança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T16:38:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T16:38:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845368 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845368/1/CEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845368/2/CEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845368/3/CEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb8a1d9b18aabe02a00f9026c06a4926 a32f83b93ac0972a354c845230697b23 15688c4932c6761f5f6e12fdfbaafd28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189025988608000 |