A aplicação do código ISM (International safety management code) na Marinha Mercante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Mateus Mertz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29318
Resumo: CIAGA. Após os acidentes catastróficos do “Herald of Free Interprise” em 06 de março de 1987 e do “Scandinavian Star” em 07 de abril de 1990, houve uma revolta muito grande acerca da falta de segurança da navegação. Desta forma, medidas tiveram que ser tomadas a fim de conter a indignação do público geral e o receio que os trabalhadores a bordo tinham pelas precárias condições de realizar suas atividades. Para acabar com isso, foi criado o Código ISM. Dentre os objetivos deste trabalho estão; observar a Convenção a que o Código foi inserido para ganhar força e aceitação internacional; identificar os dois certificados que devem ser obtidos para as Companhias estarem em conformidade com o Código e como devem proceder para serem certificadas; destacar a importância dos procedimentos, como forma de melhorar a vida a bordo, tanto em questão de comodidade quanto de segurança para a tripulação; e mostrar que o fator humano ainda é a causa direta dos acidentes no meio marítimo, e que independente da implantação e implementação que devem ser feitas, para ter uma melhora contínua no Código, as embarcações e suas respectivas tripulações estarão sujeitas as intempéries do destino e deixadas ao acaso, caso não invistam em seus profissionais, ensinando-os e os mostrando o que deve ser feito e, na mesma medida, cobrando deles o profissionalismo de realizar as suas atividades da melhor forma possível, seguindo todas Regras, Convenções, Códigos e Regulamentações referidas ao trabalho a bordo.
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