A aplicação do código ISM (International safety management code) na Marinha Mercante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29318 |
Resumo: | CIAGA. Após os acidentes catastróficos do “Herald of Free Interprise” em 06 de março de 1987 e do “Scandinavian Star” em 07 de abril de 1990, houve uma revolta muito grande acerca da falta de segurança da navegação. Desta forma, medidas tiveram que ser tomadas a fim de conter a indignação do público geral e o receio que os trabalhadores a bordo tinham pelas precárias condições de realizar suas atividades. Para acabar com isso, foi criado o Código ISM. Dentre os objetivos deste trabalho estão; observar a Convenção a que o Código foi inserido para ganhar força e aceitação internacional; identificar os dois certificados que devem ser obtidos para as Companhias estarem em conformidade com o Código e como devem proceder para serem certificadas; destacar a importância dos procedimentos, como forma de melhorar a vida a bordo, tanto em questão de comodidade quanto de segurança para a tripulação; e mostrar que o fator humano ainda é a causa direta dos acidentes no meio marítimo, e que independente da implantação e implementação que devem ser feitas, para ter uma melhora contínua no Código, as embarcações e suas respectivas tripulações estarão sujeitas as intempéries do destino e deixadas ao acaso, caso não invistam em seus profissionais, ensinando-os e os mostrando o que deve ser feito e, na mesma medida, cobrando deles o profissionalismo de realizar as suas atividades da melhor forma possível, seguindo todas Regras, Convenções, Códigos e Regulamentações referidas ao trabalho a bordo. |
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Lemos, Mateus Mertz2018-02-14T18:58:15Z2018-02-14T18:58:15Z2013http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29318CIAGA. Após os acidentes catastróficos do “Herald of Free Interprise” em 06 de março de 1987 e do “Scandinavian Star” em 07 de abril de 1990, houve uma revolta muito grande acerca da falta de segurança da navegação. Desta forma, medidas tiveram que ser tomadas a fim de conter a indignação do público geral e o receio que os trabalhadores a bordo tinham pelas precárias condições de realizar suas atividades. Para acabar com isso, foi criado o Código ISM. Dentre os objetivos deste trabalho estão; observar a Convenção a que o Código foi inserido para ganhar força e aceitação internacional; identificar os dois certificados que devem ser obtidos para as Companhias estarem em conformidade com o Código e como devem proceder para serem certificadas; destacar a importância dos procedimentos, como forma de melhorar a vida a bordo, tanto em questão de comodidade quanto de segurança para a tripulação; e mostrar que o fator humano ainda é a causa direta dos acidentes no meio marítimo, e que independente da implantação e implementação que devem ser feitas, para ter uma melhora contínua no Código, as embarcações e suas respectivas tripulações estarão sujeitas as intempéries do destino e deixadas ao acaso, caso não invistam em seus profissionais, ensinando-os e os mostrando o que deve ser feito e, na mesma medida, cobrando deles o profissionalismo de realizar as suas atividades da melhor forma possível, seguindo todas Regras, Convenções, Códigos e Regulamentações referidas ao trabalho a bordo.After the catastrophic accidents of the "Herald of Free Interprise" on March 6, 1987 and the "Scandinavian Star" on April 7, 1990, there was a very large uprising about the lack of safety of navigation . Therefore, measures had to be taken to contain indignation of the general public and the fear that workers were to do their activities on board. So as to minimize these fear, the ISM Code was created. Among the aims of this paper are; observe the convention that the code was inserted to gain strength and international acceptance; identify two certificates which must be obtained for the Companies to be in compliance with the Code and how they should proceed to be certified; highlight the importance of procedures as a way to improve life on board, both in matter of convenience as security for the crew, and indicate that the human factor is still the direct cause of accidents in the maritime environment; show that independent deployment and implementation should always be made to have a continuous improvement in the Code. The boats and their crews will be subject to weather life and left to chance. There must be investment in their professionals, teaching them and showing what should be done and to the same extent, covering their professionalism to perform their activities in the best way possible, following all rules, conventions, codes and regulations referred to work on board.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)controle de avarias (navios de guerra)Segurança da Navegaçãotecnologia da segurança no marNavegação Medidas de segurançaA aplicação do código ISM (International safety management code) na Marinha Mercanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000409.pdf.txt00000409.pdf.txtExtracted texttext/plain64305https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29318/3/00000409.pdf.txt3e82eaa2f9735255f551e5f25ed3ea23MD53ORIGINAL00000409.pdfapplication/pdf11644920https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29318/1/00000409.pdf0072378ed31e384ed260d5e19244b787MD51THUMBNAIL00000409.pdf.jpg00000409.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7020https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29318/2/00000409.pdf.jpg049a607299bc5b1dc59e0886ff33cfd1MD52ripcmb/293182022-09-22 15:28:47.625oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29318Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-22T18:28:47Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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CIAGA. Após os acidentes catastróficos do “Herald of Free Interprise” em 06 de março de 1987 e do “Scandinavian Star” em 07 de abril de 1990, houve uma revolta muito grande acerca da falta de segurança da navegação. Desta forma, medidas tiveram que ser tomadas a fim de conter a indignação do público geral e o receio que os trabalhadores a bordo tinham pelas precárias condições de realizar suas atividades. Para acabar com isso, foi criado o Código ISM. Dentre os objetivos deste trabalho estão; observar a Convenção a que o Código foi inserido para ganhar força e aceitação internacional; identificar os dois certificados que devem ser obtidos para as Companhias estarem em conformidade com o Código e como devem proceder para serem certificadas; destacar a importância dos procedimentos, como forma de melhorar a vida a bordo, tanto em questão de comodidade quanto de segurança para a tripulação; e mostrar que o fator humano ainda é a causa direta dos acidentes no meio marítimo, e que independente da implantação e implementação que devem ser feitas, para ter uma melhora contínua no Código, as embarcações e suas respectivas tripulações estarão sujeitas as intempéries do destino e deixadas ao acaso, caso não invistam em seus profissionais, ensinando-os e os mostrando o que deve ser feito e, na mesma medida, cobrando deles o profissionalismo de realizar as suas atividades da melhor forma possível, seguindo todas Regras, Convenções, Códigos e Regulamentações referidas ao trabalho a bordo. |
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