Logística na missão de paz do Haiti (2004 - 2015): terceirização do transporte marítimo nas Operações de Paz
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b71.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843551 |
Resumo: | O Brasil se faz presente em posição de destaque na Missão de Manutenção de Paz do Haiti. Seu contingente, o maior nesse país, demanda uma grande gama de necessidades logísticas. Para a execução da Logística de Transporte Marítimo, a Marinha do Brasil utilizou, até o ano de 2015, exclusivamente os seus navios, pertencentes ao Primeiro Esquadrão de Apoio. Com a diminuição da disponibilidade desses meios, surge a possibilidade de acompanhar a tendência mundial pela terceirização, utilizando navios civis. A interoperabilidade,entre a Marinha Mercante e a Marinha de Guerra,pode ser importante para adestrar as tripulações dos navios mercantes à operar em apoio a Marinha do Brasil,em caso de necessidade de mobilização nacional. Verifica-se, então, a necessidade de uma Marinha Mercante composta por um portfólio de navios com capacidades diversas, a fim de prestar os apoios que se fizerem necessários em caso de conflito. Para a evolução de uma Marinha Mercante é de fundamental valor que a Indústria Naval tenha capacidades e confiabilidade. Será verificado que,em caso de se terceirizar a logística de transporte aquaviária marítima,em apoio as Missões de Paz para os contingentes brasileiros,deverão ser utilizados exclusivamente navios brasileiros. |
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