A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565 |
Resumo: | A navegação de cabotagem tem papel fundamental no transporte de cargas do Brasil. O caráter estratégico e o potencial do modal de transporte aquaviário tornam este tipo de navegação um importante agente de desenvolvimento econômico. Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento deste tipo de navegação, é necessária uma análise do panorama atual da cabotagem no Brasil. O escoamento da produção e a distribuição dos mais diversos produtos encontram no modal aquaviário vantagens relativas quando comparadas com outros modais disponíveis. O menor consumo de combustível, a maior capacidade de transporte e a maior segurança da carga são atrativos que alavancam o crescimento do setor. Por outro lado, o desenvolvimento da navegação de cabotagem esbarra em obstáculos que ainda precisam ser superados. A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil. Por se tratar de setor estratégico, as leis e regulações tem papel fundamental. Assim como ocorre em outros países, as regulações garantem ao setor a reserva de mercado e os subsídios necessários para a construção naval nacional. São necessárias ainda ações para ajustar e desenvolver o setor de cabotagem no Brasil. A criação de terminais multimodais modernos, dedicados exclusivamente a frotas de cabotagem renovadas e regulares, bem como uma maior fiscalização, com um reordenamento na cobrança de tributos e uma redução dos entraves burocráticos são propostas que devem ser colocadas em prática. O esperado desenvolvimento da navegação de cabotagem é dependente da situação econômica do país. As ações do Governo tem alcançado um sucesso parcial, entretanto a efetividade das ações demandam mais investimentos públicos e vontade política. Somente com a criação de um cenário econômico favorável será possível implantaras medidas necessárias e assim alçar ao patamar desejado a navegação de cabotagem no Brasil. |
id |
MB_a7795f470dbb8340a397247f76821fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843565 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portela, Marcos LuizD’Oliveira, Roberto Cruxen DaemonPortela, Marcos Luiz2019-02-26T11:46:58Z2019-02-26T11:46:58Z2017http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdfhttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565A navegação de cabotagem tem papel fundamental no transporte de cargas do Brasil. O caráter estratégico e o potencial do modal de transporte aquaviário tornam este tipo de navegação um importante agente de desenvolvimento econômico. Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento deste tipo de navegação, é necessária uma análise do panorama atual da cabotagem no Brasil. O escoamento da produção e a distribuição dos mais diversos produtos encontram no modal aquaviário vantagens relativas quando comparadas com outros modais disponíveis. O menor consumo de combustível, a maior capacidade de transporte e a maior segurança da carga são atrativos que alavancam o crescimento do setor. Por outro lado, o desenvolvimento da navegação de cabotagem esbarra em obstáculos que ainda precisam ser superados. A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil. Por se tratar de setor estratégico, as leis e regulações tem papel fundamental. Assim como ocorre em outros países, as regulações garantem ao setor a reserva de mercado e os subsídios necessários para a construção naval nacional. São necessárias ainda ações para ajustar e desenvolver o setor de cabotagem no Brasil. A criação de terminais multimodais modernos, dedicados exclusivamente a frotas de cabotagem renovadas e regulares, bem como uma maior fiscalização, com um reordenamento na cobrança de tributos e uma redução dos entraves burocráticos são propostas que devem ser colocadas em prática. O esperado desenvolvimento da navegação de cabotagem é dependente da situação econômica do país. As ações do Governo tem alcançado um sucesso parcial, entretanto a efetividade das ações demandam mais investimentos públicos e vontade política. Somente com a criação de um cenário econômico favorável será possível implantaras medidas necessárias e assim alçar ao patamar desejado a navegação de cabotagem no Brasil.porEscola de Guerra Naval (EGN)Navegação de CabotagemBrasilA navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001b93.pdf.txt00001b93.pdf.txtExtracted texttext/plain62250https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/2/00001b93.pdf.txt82d72c7e4ce2e083b964e08e9d1f6100MD52THUMBNAIL00001b93.pdf.jpg00001b93.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/3/00001b93.pdf.jpg59ff40bf7f950da5bbc382634b65bae0MD53ORIGINAL00001b93.pdf00001b93.pdfapplication/pdf342335https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/1/00001b93.pdf07145fde9d875a36b18f46e713b26e85MD51ripcmb/8435652022-09-23 16:58:04.678oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843565Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T19:58:04Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil |
title |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil |
spellingShingle |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon Navegação de Cabotagem Brasil |
title_short |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil |
title_full |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil |
title_fullStr |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil |
title_full_unstemmed |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil |
title_sort |
A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil |
author |
D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon |
author_facet |
D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Portela, Marcos Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portela, Marcos Luiz |
contributor_str_mv |
Portela, Marcos Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Navegação de Cabotagem Brasil |
topic |
Navegação de Cabotagem Brasil |
description |
A navegação de cabotagem tem papel fundamental no transporte de cargas do Brasil. O caráter estratégico e o potencial do modal de transporte aquaviário tornam este tipo de navegação um importante agente de desenvolvimento econômico. Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento deste tipo de navegação, é necessária uma análise do panorama atual da cabotagem no Brasil. O escoamento da produção e a distribuição dos mais diversos produtos encontram no modal aquaviário vantagens relativas quando comparadas com outros modais disponíveis. O menor consumo de combustível, a maior capacidade de transporte e a maior segurança da carga são atrativos que alavancam o crescimento do setor. Por outro lado, o desenvolvimento da navegação de cabotagem esbarra em obstáculos que ainda precisam ser superados. A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil. Por se tratar de setor estratégico, as leis e regulações tem papel fundamental. Assim como ocorre em outros países, as regulações garantem ao setor a reserva de mercado e os subsídios necessários para a construção naval nacional. São necessárias ainda ações para ajustar e desenvolver o setor de cabotagem no Brasil. A criação de terminais multimodais modernos, dedicados exclusivamente a frotas de cabotagem renovadas e regulares, bem como uma maior fiscalização, com um reordenamento na cobrança de tributos e uma redução dos entraves burocráticos são propostas que devem ser colocadas em prática. O esperado desenvolvimento da navegação de cabotagem é dependente da situação econômica do país. As ações do Governo tem alcançado um sucesso parcial, entretanto a efetividade das ações demandam mais investimentos públicos e vontade política. Somente com a criação de um cenário econômico favorável será possível implantaras medidas necessárias e assim alçar ao patamar desejado a navegação de cabotagem no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-26T11:46:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-26T11:46:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565 |
url |
http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/2/00001b93.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/3/00001b93.pdf.jpg https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/1/00001b93.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82d72c7e4ce2e083b964e08e9d1f6100 59ff40bf7f950da5bbc382634b65bae0 07145fde9d875a36b18f46e713b26e85 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189003750408192 |