A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565
Resumo: A navegação de cabotagem tem papel fundamental no transporte de cargas do Brasil. O caráter estratégico e o potencial do modal de transporte aquaviário tornam este tipo de navegação um importante agente de desenvolvimento econômico. Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento deste tipo de navegação, é necessária uma análise do panorama atual da cabotagem no Brasil. O escoamento da produção e a distribuição dos mais diversos produtos encontram no modal aquaviário vantagens relativas quando comparadas com outros modais disponíveis. O menor consumo de combustível, a maior capacidade de transporte e a maior segurança da carga são atrativos que alavancam o crescimento do setor. Por outro lado, o desenvolvimento da navegação de cabotagem esbarra em obstáculos que ainda precisam ser superados. A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil. Por se tratar de setor estratégico, as leis e regulações tem papel fundamental. Assim como ocorre em outros países, as regulações garantem ao setor a reserva de mercado e os subsídios necessários para a construção naval nacional. São necessárias ainda ações para ajustar e desenvolver o setor de cabotagem no Brasil. A criação de terminais multimodais modernos, dedicados exclusivamente a frotas de cabotagem renovadas e regulares, bem como uma maior fiscalização, com um reordenamento na cobrança de tributos e uma redução dos entraves burocráticos são propostas que devem ser colocadas em prática. O esperado desenvolvimento da navegação de cabotagem é dependente da situação econômica do país. As ações do Governo tem alcançado um sucesso parcial, entretanto a efetividade das ações demandam mais investimentos públicos e vontade política. Somente com a criação de um cenário econômico favorável será possível implantaras medidas necessárias e assim alçar ao patamar desejado a navegação de cabotagem no Brasil.
id MB_a7795f470dbb8340a397247f76821fcb
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843565
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Portela, Marcos LuizD’Oliveira, Roberto Cruxen DaemonPortela, Marcos Luiz2019-02-26T11:46:58Z2019-02-26T11:46:58Z2017http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdfhttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565A navegação de cabotagem tem papel fundamental no transporte de cargas do Brasil. O caráter estratégico e o potencial do modal de transporte aquaviário tornam este tipo de navegação um importante agente de desenvolvimento econômico. Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento deste tipo de navegação, é necessária uma análise do panorama atual da cabotagem no Brasil. O escoamento da produção e a distribuição dos mais diversos produtos encontram no modal aquaviário vantagens relativas quando comparadas com outros modais disponíveis. O menor consumo de combustível, a maior capacidade de transporte e a maior segurança da carga são atrativos que alavancam o crescimento do setor. Por outro lado, o desenvolvimento da navegação de cabotagem esbarra em obstáculos que ainda precisam ser superados. A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil. Por se tratar de setor estratégico, as leis e regulações tem papel fundamental. Assim como ocorre em outros países, as regulações garantem ao setor a reserva de mercado e os subsídios necessários para a construção naval nacional. São necessárias ainda ações para ajustar e desenvolver o setor de cabotagem no Brasil. A criação de terminais multimodais modernos, dedicados exclusivamente a frotas de cabotagem renovadas e regulares, bem como uma maior fiscalização, com um reordenamento na cobrança de tributos e uma redução dos entraves burocráticos são propostas que devem ser colocadas em prática. O esperado desenvolvimento da navegação de cabotagem é dependente da situação econômica do país. As ações do Governo tem alcançado um sucesso parcial, entretanto a efetividade das ações demandam mais investimentos públicos e vontade política. Somente com a criação de um cenário econômico favorável será possível implantaras medidas necessárias e assim alçar ao patamar desejado a navegação de cabotagem no Brasil.porEscola de Guerra Naval (EGN)Navegação de CabotagemBrasilA navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00001b93.pdf.txt00001b93.pdf.txtExtracted texttext/plain62250https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/2/00001b93.pdf.txt82d72c7e4ce2e083b964e08e9d1f6100MD52THUMBNAIL00001b93.pdf.jpg00001b93.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/3/00001b93.pdf.jpg59ff40bf7f950da5bbc382634b65bae0MD53ORIGINAL00001b93.pdf00001b93.pdfapplication/pdf342335https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/1/00001b93.pdf07145fde9d875a36b18f46e713b26e85MD51ripcmb/8435652022-09-23 16:58:04.678oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843565Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T19:58:04Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
title A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
spellingShingle A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon
Navegação de Cabotagem
Brasil
title_short A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
title_full A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
title_fullStr A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
title_full_unstemmed A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
title_sort A navegação de cabotagem no Brasil: óbices e perspectivas para o incremento desse importante modal: análises e propostas para a cabotagem no Brasil
author D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon
author_facet D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portela, Marcos Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Oliveira, Roberto Cruxen Daemon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portela, Marcos Luiz
contributor_str_mv Portela, Marcos Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Navegação de Cabotagem
Brasil
topic Navegação de Cabotagem
Brasil
description A navegação de cabotagem tem papel fundamental no transporte de cargas do Brasil. O caráter estratégico e o potencial do modal de transporte aquaviário tornam este tipo de navegação um importante agente de desenvolvimento econômico. Com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento deste tipo de navegação, é necessária uma análise do panorama atual da cabotagem no Brasil. O escoamento da produção e a distribuição dos mais diversos produtos encontram no modal aquaviário vantagens relativas quando comparadas com outros modais disponíveis. O menor consumo de combustível, a maior capacidade de transporte e a maior segurança da carga são atrativos que alavancam o crescimento do setor. Por outro lado, o desenvolvimento da navegação de cabotagem esbarra em obstáculos que ainda precisam ser superados. A ausência de uma frota regular, a falta de infraestrutura portuária, a burocracia do setor e os altos custos operacionais impedem que a navegação de cabotagem promova o modal aquaviário a um patamar mais representativo na matriz de transportes de cargas do Brasil. Por se tratar de setor estratégico, as leis e regulações tem papel fundamental. Assim como ocorre em outros países, as regulações garantem ao setor a reserva de mercado e os subsídios necessários para a construção naval nacional. São necessárias ainda ações para ajustar e desenvolver o setor de cabotagem no Brasil. A criação de terminais multimodais modernos, dedicados exclusivamente a frotas de cabotagem renovadas e regulares, bem como uma maior fiscalização, com um reordenamento na cobrança de tributos e uma redução dos entraves burocráticos são propostas que devem ser colocadas em prática. O esperado desenvolvimento da navegação de cabotagem é dependente da situação econômica do país. As ações do Governo tem alcançado um sucesso parcial, entretanto a efetividade das ações demandam mais investimentos públicos e vontade política. Somente com a criação de um cenário econômico favorável será possível implantaras medidas necessárias e assim alçar ao patamar desejado a navegação de cabotagem no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-26T11:46:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-26T11:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565
url http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b93.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/2/00001b93.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/3/00001b93.pdf.jpg
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843565/1/00001b93.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82d72c7e4ce2e083b964e08e9d1f6100
59ff40bf7f950da5bbc382634b65bae0
07145fde9d875a36b18f46e713b26e85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1813189003750408192