Navegação nas regiões polares: a rota do mar do norte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451265 |
Resumo: | A navegação polar apesar de não ser um assunto tão comum e abordado como outros tipos de navegações exploradas atualmente, é uma atividade importante e que requer muita precisão, por ser realizada em locais com características e climas diferentes do habitual. Até o fim dos anos 40,grande parte do Ártico permanecia ainda inexplorada e não mapeada, isso representava um grande desafio para os cientistas e exploradores de vários países. Foi apenas entre os anos de 1957 e 1965que diversos países ajudaram no estudo e mapeamento da região, de modo que o Mar do Ártico passou a ter um grande valor devido a sua potência relativa a rotas de viagem. Esta monografia tem por objetivo ampliar os conhecimentos do leitor acerca da Rota do Mar do Norte, a principal rota marítima do Ártico, e expor aspectos relacionados a seu futuro levando em consideração as influências de um suposto aquecimento global antropogênico sobre esta. São abordados, neste trabalho,as peculiaridades e desafios da navegação nas Regiões Polares, partindo-se da definição geral e geográfica da região polar sul e região polar norte da Terra, além de restrições quanto à utilização de equipamentos na navegação, bem como efeitos meteorológicos que influenciam na navegação em tais regiões. Ao longo do estudo apresentado, foi possível chegar a conclusão de que existem duas vertentes a respeito do futuro das calotas polares, onde uma defende a ocorrência de um aquecimento global antropogênico, enquanto outra defende a influência do ciclo lunar. |
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Oliveira, ViniciusBastos, Laura Mena PeresOliveira, Vinicius2018-07-04T18:27:06Z2018-07-04T18:27:06Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451265A navegação polar apesar de não ser um assunto tão comum e abordado como outros tipos de navegações exploradas atualmente, é uma atividade importante e que requer muita precisão, por ser realizada em locais com características e climas diferentes do habitual. Até o fim dos anos 40,grande parte do Ártico permanecia ainda inexplorada e não mapeada, isso representava um grande desafio para os cientistas e exploradores de vários países. Foi apenas entre os anos de 1957 e 1965que diversos países ajudaram no estudo e mapeamento da região, de modo que o Mar do Ártico passou a ter um grande valor devido a sua potência relativa a rotas de viagem. Esta monografia tem por objetivo ampliar os conhecimentos do leitor acerca da Rota do Mar do Norte, a principal rota marítima do Ártico, e expor aspectos relacionados a seu futuro levando em consideração as influências de um suposto aquecimento global antropogênico sobre esta. São abordados, neste trabalho,as peculiaridades e desafios da navegação nas Regiões Polares, partindo-se da definição geral e geográfica da região polar sul e região polar norte da Terra, além de restrições quanto à utilização de equipamentos na navegação, bem como efeitos meteorológicos que influenciam na navegação em tais regiões. Ao longo do estudo apresentado, foi possível chegar a conclusão de que existem duas vertentes a respeito do futuro das calotas polares, onde uma defende a ocorrência de um aquecimento global antropogênico, enquanto outra defende a influência do ciclo lunar.Although polar navigation is not such a common and approached a subject as other types of navigations currently explored, it is an important activity that requires a lot of precision to beheld in places where different climates and features are very unusual. By late 40s, the Arctic remained largely unexplored and unmapped, it represented a major challenge for scientists and explorers from various countries. It was only between the years of1957 and 1965 that many countries helped in the study and mapping of the region, so, by this time, the Arctic Sea became to have great value due to its potency on travel routes. This paper aims to broaden the reader's knowledge about the Northern Sea Route, the main sea route in the Arctic, and expose aspects related to their future taking into account the influences of an anthropogenic global warming. In this work it is going to be exposed the peculiarities and challenges of navigation in the Polar Regions, starting from the general and geographic definition of the south and North Polar Regionof the Earth, and also, it is presented the restrictions on the use of equipment for navigation and weather effects that influence navigation in such regions.Throughout the study presented, it was possible to concludethat there are two aspects regarding the future of the polar caps, where one defends the occurrence of anthropogenic global warming, while another defends the influence of the lunar cycle.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)NavegaçãoRegiões PolaresDescobertas e ExploraçõesNavegação nas regiões polares: a rota do mar do norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000475.pdf.txt00000475.pdf.txtExtracted texttext/plain60445https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451265/3/00000475.pdf.txt88451984b0adb471ec52599ba2409729MD53ORIGINAL00000475.pdfapplication/pdf1277859https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451265/1/00000475.pdf414f98cef6352d5c255d61e281d00672MD51THUMBNAIL00000475.pdf.jpg00000475.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1751https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451265/2/00000475.pdf.jpg2101c22d3df46bd7ef9a113adb865e1cMD52ripcmb/4512652022-09-23 17:59:32.842oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451265Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:32Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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A navegação polar apesar de não ser um assunto tão comum e abordado como outros tipos de navegações exploradas atualmente, é uma atividade importante e que requer muita precisão, por ser realizada em locais com características e climas diferentes do habitual. Até o fim dos anos 40,grande parte do Ártico permanecia ainda inexplorada e não mapeada, isso representava um grande desafio para os cientistas e exploradores de vários países. Foi apenas entre os anos de 1957 e 1965que diversos países ajudaram no estudo e mapeamento da região, de modo que o Mar do Ártico passou a ter um grande valor devido a sua potência relativa a rotas de viagem. Esta monografia tem por objetivo ampliar os conhecimentos do leitor acerca da Rota do Mar do Norte, a principal rota marítima do Ártico, e expor aspectos relacionados a seu futuro levando em consideração as influências de um suposto aquecimento global antropogênico sobre esta. São abordados, neste trabalho,as peculiaridades e desafios da navegação nas Regiões Polares, partindo-se da definição geral e geográfica da região polar sul e região polar norte da Terra, além de restrições quanto à utilização de equipamentos na navegação, bem como efeitos meteorológicos que influenciam na navegação em tais regiões. Ao longo do estudo apresentado, foi possível chegar a conclusão de que existem duas vertentes a respeito do futuro das calotas polares, onde uma defende a ocorrência de um aquecimento global antropogênico, enquanto outra defende a influência do ciclo lunar. |
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