O aprazamento da clínica de endodontia da Odontoclínica Central da Marinha: um desafio a ser enfrentado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leonardo Schettini Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845444
Resumo: O aprazamento e longas filas de espera têm se demonstrado num grande desafio para os gestores de todos os Sistemas de Saúde existentes. O aumento cada vez maior do número de pacientes, baixa captação de profissionais, inexistência ou não aplicação correta dos meios que ligam os procedimentos de atenção básica aos procedimentos complexos e falta de investimento na prevenção, podem ser apontados como contribuintes para tal situação. Em Março de 2020 a Clínica de Endodontia da OCM apresentou aprazamento de superior a 100 dias provocando uma grande fila de espera. As causas críticas para tal problema são: concentração excessiva dos atendimentos na OCM, absorção de uma demanda de pacientes a que não é destinada sem fazer uso da contra referência e pela ausência de critério e uniformidade nas indicações de tratamento e retratamentos endodônticos. Como consequência tem-se a insatisfação e desmotivação dos pacientes, abandono do tratamento, mudança de plano de tratamento com repetição de determinados procedimentos ou até mesmo perca precoce de elementos. Objetivando a resolução do problema supracitado, o presente projeto de intervenção visa nas causas críticas do mesmo para reduzir o aprazamento de forma a torná-lo inferior a 60 dias, diminuindo assim a fila de espera e consequentemente acolhendo melhor os usuários do SSM.
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