Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844576 |
Resumo: | O propósito da pesquisa é analisar a viabilidade da Hidrovia do São Francisco, assim como qual seria sua contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, adotando-se uma metodologia descritiva e analítica focada na comparação entre a atual situação de abandono da Hidrovia do São Francisco e exemplos de hidrovias de sucesso no mundo. A pesquisa procurou ainda demonstrar as vantagens da utilização do modal hidroviário em comparação com os modais rodoviários e aéreos. Após inter-relacionar todas as informações disponíveis, concluiu-se que foi um erro privilegiar o uso do modal rodoviário no País, foi possível constatar que a conectividade dos modais existentes deve ser estudada exaustivamente antes de se investir em qualquer modal de transporte. Na verdade, conclui-se que os modais se complementam, e a inserção da Hidrovia do São Francisco com seus afluentes pode trazer agilidade e competitividade em toda cadeia logística e de comunicações daquela região. Ficou evidente ainda a contribuição da reativação da Hidrovia ao desenvolvimento nacional, destacando sobremaneira a posição do Brasil no cenário regional e internacional. |
id |
MB_b547299f9e48d151fd8f63a6c99bf373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844576 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Eduardo Hartz deMesquita, Márcio OliveiraOliveira, Eduardo Hartz2020-04-01T23:35:42Z2020-04-01T23:35:42Z2018http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844576O propósito da pesquisa é analisar a viabilidade da Hidrovia do São Francisco, assim como qual seria sua contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, adotando-se uma metodologia descritiva e analítica focada na comparação entre a atual situação de abandono da Hidrovia do São Francisco e exemplos de hidrovias de sucesso no mundo. A pesquisa procurou ainda demonstrar as vantagens da utilização do modal hidroviário em comparação com os modais rodoviários e aéreos. Após inter-relacionar todas as informações disponíveis, concluiu-se que foi um erro privilegiar o uso do modal rodoviário no País, foi possível constatar que a conectividade dos modais existentes deve ser estudada exaustivamente antes de se investir em qualquer modal de transporte. Na verdade, conclui-se que os modais se complementam, e a inserção da Hidrovia do São Francisco com seus afluentes pode trazer agilidade e competitividade em toda cadeia logística e de comunicações daquela região. Ficou evidente ainda a contribuição da reativação da Hidrovia ao desenvolvimento nacional, destacando sobremaneira a posição do Brasil no cenário regional e internacional.porEscola de Guerra Naval (EGN)C-EMOS 2018GeopolíticaOs recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTCEMOS 004 MONO CF MESQUITA.pdf.txtCEMOS 004 MONO CF MESQUITA.pdf.txtExtracted texttext/plain95925https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844576/2/CEMOS%20004%20MONO%20CF%20MESQUITA.pdf.txtda4b20e2290e44881ee51b9b24d2f3ddMD52THUMBNAILCEMOS 004 MONO CF MESQUITA.pdf.jpgCEMOS 004 MONO CF MESQUITA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844576/3/CEMOS%20004%20MONO%20CF%20MESQUITA.pdf.jpgce2e4963cf2d2edacf858d0b9f07fdabMD53ORIGINALCEMOS 004 MONO CF MESQUITA.pdfCEMOS 004 MONO CF MESQUITA.pdfapplication/pdf1042222https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844576/1/CEMOS%20004%20MONO%20CF%20MESQUITA.pdf47219a8f31169a4d987cbadb1f9d72e1MD51ripcmb/8445762022-09-23 17:12:22.684oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844576Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:12:22Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. |
title |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. |
spellingShingle |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. Mesquita, Márcio Oliveira Geopolítica |
title_short |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. |
title_full |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. |
title_fullStr |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. |
title_full_unstemmed |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. |
title_sort |
Os recursos hídricos na geopolítica dos estados: viabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco: contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. |
author |
Mesquita, Márcio Oliveira |
author_facet |
Mesquita, Márcio Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo Hartz de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Márcio Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo Hartz |
contributor_str_mv |
Oliveira, Eduardo Hartz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geopolítica |
topic |
Geopolítica |
description |
O propósito da pesquisa é analisar a viabilidade da Hidrovia do São Francisco, assim como qual seria sua contribuição ao desenvolvimento nacional por meio da navegação comercial, associado ao uso múltiplo das águas, bem como seus efeitos para geopolítica nacional. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, adotando-se uma metodologia descritiva e analítica focada na comparação entre a atual situação de abandono da Hidrovia do São Francisco e exemplos de hidrovias de sucesso no mundo. A pesquisa procurou ainda demonstrar as vantagens da utilização do modal hidroviário em comparação com os modais rodoviários e aéreos. Após inter-relacionar todas as informações disponíveis, concluiu-se que foi um erro privilegiar o uso do modal rodoviário no País, foi possível constatar que a conectividade dos modais existentes deve ser estudada exaustivamente antes de se investir em qualquer modal de transporte. Na verdade, conclui-se que os modais se complementam, e a inserção da Hidrovia do São Francisco com seus afluentes pode trazer agilidade e competitividade em toda cadeia logística e de comunicações daquela região. Ficou evidente ainda a contribuição da reativação da Hidrovia ao desenvolvimento nacional, destacando sobremaneira a posição do Brasil no cenário regional e internacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-01T23:35:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-01T23:35:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844576 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
C-EMOS 2018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844576/2/CEMOS%20004%20MONO%20CF%20MESQUITA.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844576/3/CEMOS%20004%20MONO%20CF%20MESQUITA.pdf.jpg https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844576/1/CEMOS%20004%20MONO%20CF%20MESQUITA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da4b20e2290e44881ee51b9b24d2f3dd ce2e4963cf2d2edacf858d0b9f07fdab 47219a8f31169a4d987cbadb1f9d72e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189003202002944 |