Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845729 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é avaliar se as condições preconizadas, após as negociações entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU), na Letter of Assist (LOA) atenderam, satisfatoriamente, aos custos de operação dos navios desdobrados em missão de Operação de Paz (OPaz) no Líbano. Para tal, escolhemos como objeto de estudo os quatro Motores de Combustão Principal (MCP) da Fragata União, durante a comissão Líbano XV, no ano de 2019. Por meio de uma metodologia sistêmica, utilizamos o método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) para identificar e segregar os serviços mais relevantes dentre todas as necessidades existentes para, num segundo momento, analisá-las quantitativamente empregando o método de Composição de Custos de Manutenção segundo Almeida (CCMA). No final, o resultado foi ajustado pelos custos de funcionamento dos motores para ser confrontado com a importância repassada pela ONU ao Governo Brasileiro (GB). Concluímos que o valor do reembolso NÃO foi suficiente para abarcar todos os gastos inerentes a 24 horas de operação ininterrupta de um navio desdobrado em missão no Líbano denotando a importância de uma melhor negociação dos termos preconizado na LOA, pelo GB com ONU, a fim de garantir uma melhor compensação pelo emprego do meio. Entendemos que, a despeito do acréscimo da compensação financeira, a participação brasileira deve ser mantida em função da demonstração de capacidade logística realizada, como uma Marinha capaz de atuar afastada de sua Base Naval (BN) em tão nobre missão, enquanto o Brasil pleiteia uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSUN), além de ensejar melhor visibilidade e articulação com a classe política brasileira a fim de angariar melhores investimentos na instituição. |
id |
MB_c42438551efde1f71d1f9a2ac08ba939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845729 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Felipe SobralFerreira, Adler Cardoso ; Soares, Lima2023-01-12T16:35:24Z2023-01-12T16:35:24Z2021https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845729O objetivo desta monografia é avaliar se as condições preconizadas, após as negociações entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU), na Letter of Assist (LOA) atenderam, satisfatoriamente, aos custos de operação dos navios desdobrados em missão de Operação de Paz (OPaz) no Líbano. Para tal, escolhemos como objeto de estudo os quatro Motores de Combustão Principal (MCP) da Fragata União, durante a comissão Líbano XV, no ano de 2019. Por meio de uma metodologia sistêmica, utilizamos o método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) para identificar e segregar os serviços mais relevantes dentre todas as necessidades existentes para, num segundo momento, analisá-las quantitativamente empregando o método de Composição de Custos de Manutenção segundo Almeida (CCMA). No final, o resultado foi ajustado pelos custos de funcionamento dos motores para ser confrontado com a importância repassada pela ONU ao Governo Brasileiro (GB). Concluímos que o valor do reembolso NÃO foi suficiente para abarcar todos os gastos inerentes a 24 horas de operação ininterrupta de um navio desdobrado em missão no Líbano denotando a importância de uma melhor negociação dos termos preconizado na LOA, pelo GB com ONU, a fim de garantir uma melhor compensação pelo emprego do meio. Entendemos que, a despeito do acréscimo da compensação financeira, a participação brasileira deve ser mantida em função da demonstração de capacidade logística realizada, como uma Marinha capaz de atuar afastada de sua Base Naval (BN) em tão nobre missão, enquanto o Brasil pleiteia uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSUN), além de ensejar melhor visibilidade e articulação com a classe política brasileira a fim de angariar melhores investimentos na instituição.Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021)Escola de Guerra Naval (EGN)Logística militar navalOperações de pazOrganização das Nações UnidasLetter of AssistReembolsoCustos de operaçãoFMEACustos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE SOBRAL.pdfCEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE SOBRAL.pdfapplication/pdf2546712https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/1/CEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE%20SOBRAL.pdfd6acfa9167bedfa9066a68b0c3fcd083MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52TEXTCEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE SOBRAL.pdf.txtCEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE SOBRAL.pdf.txtExtracted texttext/plain94810https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/3/CEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE%20SOBRAL.pdf.txtf6f439b43d9571cb6973adfdce976885MD53THUMBNAILCEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE SOBRAL.pdf.jpgCEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE SOBRAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/4/CEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE%20SOBRAL.pdf.jpgd9f2dc4ede21cf098eaceec0abf2cbafMD54ripcmb/8457292023-05-12 10:23:20.923oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:23:20Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado |
title |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado |
spellingShingle |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado Fernandes, Felipe Sobral Operações de paz Organização das Nações Unidas Letter of Assist Reembolso Custos de operação FMEA Logística militar naval |
title_short |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado |
title_full |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado |
title_fullStr |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado |
title_full_unstemmed |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado |
title_sort |
Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado |
author |
Fernandes, Felipe Sobral |
author_facet |
Fernandes, Felipe Sobral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Felipe Sobral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Adler Cardoso ; Soares, Lima |
contributor_str_mv |
Ferreira, Adler Cardoso ; Soares, Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Operações de paz Organização das Nações Unidas Letter of Assist Reembolso Custos de operação FMEA |
topic |
Operações de paz Organização das Nações Unidas Letter of Assist Reembolso Custos de operação FMEA Logística militar naval |
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv |
Logística militar naval |
description |
O objetivo desta monografia é avaliar se as condições preconizadas, após as negociações entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU), na Letter of Assist (LOA) atenderam, satisfatoriamente, aos custos de operação dos navios desdobrados em missão de Operação de Paz (OPaz) no Líbano. Para tal, escolhemos como objeto de estudo os quatro Motores de Combustão Principal (MCP) da Fragata União, durante a comissão Líbano XV, no ano de 2019. Por meio de uma metodologia sistêmica, utilizamos o método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) para identificar e segregar os serviços mais relevantes dentre todas as necessidades existentes para, num segundo momento, analisá-las quantitativamente empregando o método de Composição de Custos de Manutenção segundo Almeida (CCMA). No final, o resultado foi ajustado pelos custos de funcionamento dos motores para ser confrontado com a importância repassada pela ONU ao Governo Brasileiro (GB). Concluímos que o valor do reembolso NÃO foi suficiente para abarcar todos os gastos inerentes a 24 horas de operação ininterrupta de um navio desdobrado em missão no Líbano denotando a importância de uma melhor negociação dos termos preconizado na LOA, pelo GB com ONU, a fim de garantir uma melhor compensação pelo emprego do meio. Entendemos que, a despeito do acréscimo da compensação financeira, a participação brasileira deve ser mantida em função da demonstração de capacidade logística realizada, como uma Marinha capaz de atuar afastada de sua Base Naval (BN) em tão nobre missão, enquanto o Brasil pleiteia uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSUN), além de ensejar melhor visibilidade e articulação com a classe política brasileira a fim de angariar melhores investimentos na instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-12T16:35:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-12T16:35:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845729 |
url |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Guerra Naval (EGN) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/1/CEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE%20SOBRAL.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/2/license.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/3/CEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE%20SOBRAL.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845729/4/CEMOS_092_DIS_CC_CA_FELIPE%20SOBRAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6acfa9167bedfa9066a68b0c3fcd083 8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f f6f439b43d9571cb6973adfdce976885 d9f2dc4ede21cf098eaceec0abf2cbaf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189019838709760 |