A hidrovia Tapajós–Teles Pires: o incremento de sua segurança da navegação com reflexos positivos no Custo Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antonio Mario Conor de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000019/000019bb.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843481
Resumo: O Brasil dispõe de grande potencial natural para o transporte de cargas por meio aquático, e precisa investir nas suas bacias hidrográficas para adequar os rios em hidrovias. A utilização da hidrovia Tapajós–Teles Pires que já está em planejamento na bacia amazônica é uma aposta na redução do custo final dos grãos produzidos no Mato Grosso além de outras commodities na região, o que contribuirá na redução do “Custo Brasil”, e assim, melhorará a competitividade desses produtos no mercado internacional. Tendo em vista que a segurança no transporte tem impacto direto no “Custo Brasil”, e que cabe à Marinha do Brasil as ações concernentes à segurança da navegação na região, este trabalho identifica se as ações já estabelecidas pela Marinha do Brasil são suficientes ou requerem incrementos. O trabalho, sustentado em pesquisa bibliográfica – em livros, planejamentos e relatórios anuais de instituições e arquivos eletrônicos na internet – dá a conhecer os principais elementos do “Custo Brasil”; informa os ganhos econômicos obtidos com a utilização do modal hidroviário para o transporte de cargas; aponta as vantagens econômicas a serem obtidas com o escoamento dos grãos produzidos no estado do Mato Grosso por meio da hidrovia Tapajós–Teles Pires; informa os principais entraves a serem vencidos na região para a conclusão do projeto da hidrovia; e, por fim, conclui com a proposta de medidas concernentes à segurança da navegação para serem implementadas pela Marinha do Brasil, no tocante à Hidrovia Tapajós–Teles Pires, entre elas: formação de pessoal; levantamento hidrográfico; monitoramento do tráfego; cartografia, incluindo sistema de cartas eletrônicas; e fiscalização.
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