Desafios logísticos da força naval na Hidrovia Tapajós
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846430 |
Resumo: | O propósito destamonografia é identificar percalços epossibilidades logísticasvivenciadospela Capitania Fluvial de Santarém (CFS),noque diz respeito aodesempenho de sua atividade subsidiária de fiscalizaçãodo tráfego aquaviário,com a execução de inspeção naval na Hidrovia Tapajós.Esse panorama, proporcional ao crescente número de embarcações empregadas na navegação fluvial dessa hidrovia e motivadopeloescoamento de grãos de soja de interesse público e privado nomercado exterior, é resultadodo desenvolvimentonacional do agronegócio. Nesse contexto, dentre essasfunçõesprovidas pela MB, foramdestacadasasfunções logísticas deSuprimento—com foco no combustível necessário para a movimentação dos meios, embarcação e viatura, da CFS—, e deTransporte—especificamente dasequipes de inspetores navais da CFS,para todas as cidades marginais da extensão jurisdicional da Hidrovia Tapajós. Para atingir o objetivo deste trabalho, foram realizadas análises dos conceitos logísticosque envolvem:o dever de realizar a atividade de inspeção naval pela Autoridade Marítima;os aspectos da navegação da Hidrovia Tapajós,considerando os fatores que contribuempara o aumentodofluxo de embarcação na hidrovia e sua perspectiva, ea logística provida pela MB,bem como a praticada na CFS. Como resultado, concluiu-se que as deficiências logísticas prejudicama CFS na realizaçãoda atividade de Inspeção Naval naquela hidrovia, masque tais deficiênciaspodem ser solucionadas com a contratação de empresa licitada,que viabilizeo fornecimento de combustível com cartão de crédito,e realize o transporte rodoviário e fluvial. Ademais, mostraram-se relevantes os seguintes procedimentos:acordar parceria com o 53º Batalhão de Infantaria de Selva(BIS);promover a criação de uma Agência da Capitania dos Portos em Itaituba;investir namodernização ou substituição das embarcações da CFS e, paliativamente, efetivar a instalação de tanquesde combustíveisem suas dependências, além das melhorias de infraestrutura logística previstas pelo GovernoFederal.Por fim, observou-se que a fiscalização proporcional da CFS na Hidrovia Tapajós, facilitada pelas possibilidades logísticas citadas, éde grande interesse dasempresas envolvidas no transporte de grãos pela navegação fluvial do Tapajóssediadas em Miritituba, distrito de Itaituba/PA |
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Silva, Carlos Alberto Goes daMaia, Marcus Eduardo Fernandes2023-11-26T03:12:12Z2023-11-26T03:12:12Z2022https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846430O propósito destamonografia é identificar percalços epossibilidades logísticasvivenciadospela Capitania Fluvial de Santarém (CFS),noque diz respeito aodesempenho de sua atividade subsidiária de fiscalizaçãodo tráfego aquaviário,com a execução de inspeção naval na Hidrovia Tapajós.Esse panorama, proporcional ao crescente número de embarcações empregadas na navegação fluvial dessa hidrovia e motivadopeloescoamento de grãos de soja de interesse público e privado nomercado exterior, é resultadodo desenvolvimentonacional do agronegócio. 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