O desafio logístico da 2ª Esquadra: O atendimento da função logística manutenção aos meios adjudicados à 2ª Esquadra por uma Base Naval em São Luís - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jair dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/00000210.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451288
Resumo: EGN:Orientador : Daniel Pereira David Filho.
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A Base Naval do Rio de Janeiro contribui para a manutenção dos navios da atual Esquadra brasileira, com a utilização de serviços oriundos de empresas tercei rizadas, em função da baixa disponibilidade da mão de obra interna. O uso de empresas terceirizadas é observado em todas as bases navais, e é considerado imprescindível para o atendimento das demandas de manutenção que extrapolem a capacidade própria das b ases navais. A cidade de São Luís comporta um dos maiores terminais portuários do Brasil. Mesmo assim, o parque industrial maranhense, atualmente, ainda não está capacitado a atender, de modo pleno, as demandas de manutenção dos navios que atracam naquele terminal. Em se tratando de uma Esquadra composta por navios dotados de maior grau tecnológico, principalmente em sensores e sistemas de armas, o atendimento das demandas, pela indústria local, tende a ser deficitário. É estimado que, com a implantação da 2ª Esquadra, empresas especializadas em manutenção sejam instaladas na cidade e adjacências. Na Marinha do Brasil, historicamente, a aquisição ou construção de novos navios não ocorre em curto espaço de tempo. Considerando - se que a 2ª Esquadra também não s erá implementada em pouco tempo, a melhor opção para o atendimento das demandas de manutenção, seria configurar a Base Naval com uma capacidade mínima de manutenção e incentivar o parque industrial maranhense a atrair para a cidade, empresas especializadas em manutenção naval. Para a gestão desta configuração, é necessária a utilização, pela Base Naval, de ferramentas de planejamento e controle, uma vez que essas possibilitam a otimização dos métodos de manutenção e o gerenciamento dos indicadores de desemp enho.The purpose of this research is to provide a configuration of the maintenance logistic function to be implemented in a future Naval Base in São Luís, aiming to management of service of the demands of maintenance of ships that will make up the Brazilian 2nd Fleet. The Brazilian Navy has several naval bases scattered along the coastline that are the military organizations responsible for maintaining and repairing ships stationed on their areas of responsibility. The Rio de Janeiro Naval Base contributed to th e maintenance of ships of the current Brazilian Fleet, by outsourcing several services, due to the low availability of in - house labor expertise. The use of outsourcing companies is observed in all naval bases, and is considered essential to meet maintenanc e demands that exceed the core capacity of naval bases. The city of São Luís holds one of the greatest port terminals in Brazil. Still, the Maranhão industrial park is currently not able to fully meet the maintenance demands of ships at that terminal. In t he case of a ship belonging to a Fleet that has a higher technological level, mainly in sensors and weapon systems, demand meeting by local industry tends to be deficient. It is estimated that with the establishment of the Brazilian 2nd Fleet, specialized maintenance companies will be installed in the city and vicinity. In the Brazilian Navy, historically, the acquisition or construction of new vessels does not occur in a short term. Considering that the Brazilian 2nd Fleet will not be implemented soon, the best option to meet the maintenance demands would be to configure the Naval Base with a minimum maintenance capacity and to encourage the Maranhão industrial park to attract companies specialized in naval maintenance to São Luís . To manage this configurat ion, it is necessary for the naval Base to use planning and control tools, since that enables the optimization of maintenance methods and the management of performance indicators.porEscola de Guerra Naval (EGN)LogísticaLogística MilitarLogística NavalBase Naval de São Luís Manutenção e reparosLogísticaManutençãoTerceirizaçãoO desafio logístico da 2ª Esquadra: O atendimento da função logística manutenção aos meios adjudicados à 2ª Esquadra por uma Base Naval em São Luís - MAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000210.pdf.txt00000210.pdf.txtExtracted texttext/plain159509https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451288/3/00000210.pdf.txtcef3c72c38d5105e444398ecbfd61563MD53ORIGINAL00000210.pdfapplication/pdf1227298https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451288/1/00000210.pdf685aaf063951660035a21960a169c689MD51THUMBNAIL00000210.pdf.jpg00000210.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1512https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451288/2/00000210.pdf.jpgb84cb013ed0c257aaecfe3770dd47bdfMD52ripcmb/4512882022-09-23 17:57:05.542oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451288Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:57:05Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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